Marcas de autoria em turma de alfabetização sob a perspectiva da AD francesa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Rodrigues, Susane Andradde
Orientador(a): Fernandes, Carolina
Banca de defesa: Fernandes, Carolina, Vinhas , Luciana Iost, Zapelini, Clésia da Silva Mendes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Linguas
Departamento: Campus Bagé
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4900
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar se os sujeitos-alunos em etapa de alfabetização, no 1º ano do ensino fundamental, produzem gestos de interpretação singulares, dentro de suas próprias formulações de sentido por meio de uma intervenção ocorrida em sala de aula, com material didático produzido sob o viés discursivo. A perspectiva teórica a qual este trabalho se embasa é a da Análise do Discurso de perspectiva pecheutiana. A escolha por este caminho teórico se deve ao fato de percebermos a língua não em sua homogeneidade e transparência, mas em seus efeitos de sentido e opacidade. Ao proporcionar ao aluno a possibilidade de gestos de interpretação através da polissemia, do discurso pedagógico lúdico e do discurso pedagógico polêmico, almeja-se que o aluno possa assumir a função-autor ao falar sobre si, produzindo sentidos próprios e possíveis. A escola pública estadual em que a pesquisa foi realizada localiza-se no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em uma região de fronteira com o Uruguai. A turma continha vinte alunos, sendo onze meninas e nove meninos. A proposição de aplicação de um material didático com viés discursivo e também sistêmico surgiu a partir de uma intervenção ocorrida nesta mesma turma no início do ano letivo. Nesta intervenção anterior, os alunos mostravam filiar-se a formações discursivas hegemônicas, alunos negros representaram a si e a seus familiares com pele clara e cabelos loiros, e as mulheres estavam sempre em atividades domésticas. Através do trabalho ao longo do ano e aplicação de uma nova intervenção didática, percebeu-se que os alunos podem apresentar melhorias nos aspectos relativos às habilidades com a linguagem, em processo de alfabetização, ao ter contato com a língua e seu código e também ao considerar a língua em sua opacidade. Ao se propor um trabalho que permita a filiação em outras formações discursivas, observou-se que gestos de interpretação singulares são possíveis de serem produzidos e ao mesmo tempo há a ruptura com o estabilizado e, assim, o favorecimento ao aluno para que desenvolva a autoria.
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A escolha por este caminho teórico se deve ao fato de percebermos a língua não em sua homogeneidade e transparência, mas em seus efeitos de sentido e opacidade. Ao proporcionar ao aluno a possibilidade de gestos de interpretação através da polissemia, do discurso pedagógico lúdico e do discurso pedagógico polêmico, almeja-se que o aluno possa assumir a função-autor ao falar sobre si, produzindo sentidos próprios e possíveis. A escola pública estadual em que a pesquisa foi realizada localiza-se no município de Sant’Ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, em uma região de fronteira com o Uruguai. A turma continha vinte alunos, sendo onze meninas e nove meninos. A proposição de aplicação de um material didático com viés discursivo e também sistêmico surgiu a partir de uma intervenção ocorrida nesta mesma turma no início do ano letivo. Nesta intervenção anterior, os alunos mostravam filiar-se a formações discursivas hegemônicas, alunos negros representaram a si e a seus familiares com pele clara e cabelos loiros, e as mulheres estavam sempre em atividades domésticas. Através do trabalho ao longo do ano e aplicação de uma nova intervenção didática, percebeu-se que os alunos podem apresentar melhorias nos aspectos relativos às habilidades com a linguagem, em processo de alfabetização, ao ter contato com a língua e seu código e também ao considerar a língua em sua opacidade. Ao se propor um trabalho que permita a filiação em outras formações discursivas, observou-se que gestos de interpretação singulares são possíveis de serem produzidos e ao mesmo tempo há a ruptura com o estabilizado e, assim, o favorecimento ao aluno para que desenvolva a autoria.This dissertation aims to analyze whether the students in the literacy stage, in the 1st year of elementary school, produce singular gestures of interpretation, within their own formulations of meaning through an intervention that took place in the classroom, with didactic material produced under the discursive bias. The theoretical perspective on which this work is based is that of Discourse Analysis from a Pecheutian perspective. The choice for this theoretical path is due to the fact that we perceive the language not in its homogeneity and transparency, but in its effects of meaning and opacity. By providing the student with the possibility of gestures of interpretation through polysemy, ludic pedagogical discourse and controversial pedagogical discourse, it is hoped that the student can assume the position-author when talking about himself, producing his own and possible meanings. The state public school where the research was conducted is located in the municipality of Sant’Ana do Livramento, in Rio Grande do Sul, in a region bordering Uruguay. The class contained twenty students, eleven girls and nine boys. The proposal to apply didactic material with a discursive and also systemic bias arose from an intervention that occurred in this same class at the beginning of the school year. In this previous intervention, students showed affiliation to hegemonic discursive, black students represented themselves and their families with fair skin and blond hair, and women were always engaged in domestic activities. Through working throughout the year and applying a new didactic intervention, it was realized that students can show improvements in aspects related to language skills, in the process of literacy, by having contact with the language and its code and also the consider the language in its opacity. When proposing a work that allows affiliation to other discursive formations, it was observed that singular gestures of interpretation are possible to be produced and at the same time there is a break with the stabilized and, thus, favoring the student to develop authorship.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de LinguasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESAlfabetizaçãoAutoriaSentidosGestos de interpretaçãoDiscurso pedagógicoAlfabetizaciónAutoríaSentidosGestos de interpretaciónLiteracyAuthorshipSensesInterpreting gesturesPedagogical speechMarcas de autoria em turma de alfabetização sob a perspectiva da AD francesainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDIS Susane Rodrigues 2019.pdfDIS Susane Rodrigues 2019.pdfapplication/pdf3808506https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4900/1/DIS%20Susane%20Rodrigues%202019.pdfdca0d09494eb87aa05c5b9bb72be85a4MD51PRO EDU Susane Rodrigues 2019 - 01.pdfPRO EDU Susane Rodrigues 2019 - 01.pdfapplication/pdf8115439https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4900/2/PRO%20EDU%20Susane%20Rodrigues%202019%20-%2001.pdf2cabd90ba0ba4c3bfff3ee444a094db3MD52PRO EDU Susane Rodrigues 2019 - 02.pdfPRO EDU Susane Rodrigues 2019 - 02.pdfapplication/pdf20146046https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4900/3/PRO%20EDU%20Susane%20Rodrigues%202019%20-%2002.pdfdfdee020b5064f5c2286e2d7038acd20MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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