Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Antunes, Renata Fonseca lattes
Orientador(a): Martins, Tiago Costa lattes
Banca de defesa: Silva, Marcela Guimarães e lattes, Coutinho, Renata Patricia Corrêa lattes, Brandt, Grazielle Betina lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Departamento: Campus São Borja
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970
Resumo: A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação.
id UNIP_12bd19543db6ad6b07a6889a8ade0277
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3970
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Martins, Tiago Costahttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274Silva, Marcela Guimarães eCoutinho, Renata Patricia CorrêaBrandt, Grazielle Betinahttp://lattes.cnpq.br/9456102361664445http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/6795187405815194Antunes, Renata Fonseca2019-05-10T19:15:18Z2019-05-10T19:15:18Z2019-03-08ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação.The reflexivity is introduced in the very basis of the reproduction of the system, since the forms of social life are partly constituted by the knowledge of the individuals about them. Knowledge is constructed in the light of renewed information and allows to change practices or the structures responsible for forming them. Just as structures guide future actions, actions can reconfigure structures (GIDDENS, 2003). Design Thinking is a methodology that favors the entry of knowledge from different perspectives in the development of processes. Its flexibility allows it to be adopted in a diversity of contexts, such as in advertising planning. This study aims to understand how advertising can take Design Thinking to reconfigure the structure of advertising planning. For this, it discuss the concepts of reflective society, Design Thinking, advertising and marketing planning. Then compare the structure of Design Thinking with the structure of advertising planning to find relationships and contrasts. Finally, it elaborates a model of practical implication of Design Thinking in advertising planning. For research development, bibliographic research and IRAMUTEQ software (R interface for multidimensional analysis of texts and questionnaires) are used. As a result, it is observed through the proposed model how it is possible to take Design Thinking to reconfigure advertising planning. It is suggested moments of expansion and refinement of knowledge during the process and the constant exercise of empathy, collaboration and experimentation.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASPublicidadePlanejamento da comunicaçãoEmpreendedorismoInovações tecnológicasSolução de problemasPublicityCommunication planningDesign thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALRenata Fonseca Antunes 2019.pdfRenata Fonseca Antunes 2019.pdfapplication/pdf13769476https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/1/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf83e9bdc599cbc0fef47c41089d48b2ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTRenata Fonseca Antunes 2019.pdf.txtRenata Fonseca Antunes 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain289474https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/3/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf.txtc81d798be5701428611ee310bb8efd6fMD53riu/39702019-05-11 03:01:22.273oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-05-11T06:01:22Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
title Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
spellingShingle Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
Antunes, Renata Fonseca
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Planejamento da comunicação
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Solução de problemas
Publicity
Communication planning
title_short Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
title_full Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
title_fullStr Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
title_full_unstemmed Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
title_sort Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens
author Antunes, Renata Fonseca
author_facet Antunes, Renata Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Tiago Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8453699175226274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Brandt, Grazielle Betina
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9456102361664445
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6795187405815194
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Renata Fonseca
contributor_str_mv Martins, Tiago Costa
Silva, Marcela Guimarães e
Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Brandt, Grazielle Betina
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Publicidade
Planejamento da comunicação
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Solução de problemas
Publicity
Communication planning
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Planejamento da comunicação
Empreendedorismo
Inovações tecnológicas
Solução de problemas
Publicity
Communication planning
description A reflexividade está introduzida na própria base da reprodução do sistema, pois as formas de vida social são parcialmente constituídas pelo conhecimento dos indivíduos sobre elas. O conhecimento é construído à luz de informação renovada e permite alterar práticas ou as estruturas responsáveis por formá-las. Assim como as estruturas orientam as ações futuras, as ações podem reconfigurar as estruturas (GIDDENS, 2003). O Design Thinking é uma metodologia que favorece a entrada do conhecimento de diferentes perspectivas no desenvolvimento de processos. Sua flexibilidade permite com que seja adotado em uma diversidade de contextos, como no planejamento publicitário. Este estudo objetiva compreender como a publicidade pode se apropriar do Design Thinking para reconfigurar a estrutura do planejamento publicitário. Para isso, discute os conceitos de sociedade reflexiva, Design Thinking, publicidade e planejamento publicitário. Posteriormente, compara a estrutura do Design Thinking com a estrutura do planejamento publicitário para encontrar relações e contrastes. Por fim, elabora um modelo de implicação prática do Design Thinking no planejamento publicitário. Para o desenvolvimento da investigação é utilizada a pesquisa bibliográfica e o software IRAMUTEQ (interface R para análise multidimensional de textos e questionários). Como resultado, observa-se através do modelo proposto como é possível apropriar-se do Design Thinking para reconfigurar o planejamento publicitário. Sugere-se momentos de expansão e refinamento do conhecimento durante o processo e o exercício constante da empatia, colaboração e experimentação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-10T19:15:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-10T19:15:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970
identifier_str_mv ANTUNES, Renata Fonseca. Design thinking no planejamento publicitário: uma leitura a partir da perspectiva da reflexividade de Anthony Giddens. 2019. 120 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/1/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3970/3/Renata%20Fonseca%20Antunes%202019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 83e9bdc599cbc0fef47c41089d48b2ce
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
c81d798be5701428611ee310bb8efd6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797225381537775616