Desenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestório

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Costa, Elisangela Luz da
Orientador(a): Bastos, Amélia Rota Borges de
Banca de defesa: Bastos, Amélia Rota Borges de, Alves , Elenilson Freitas, Freitas , Diana Paula Salomão de
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Departamento: Campus Bagé
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4008
Resumo: O trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Ciências construída a partir do Desenho Universal para a Aprendizagem (UDL) - pressuposto teórico-metodológico que propõe a organização de práticas pedagógicas acessíveis e propulsoras de aprendizagem para todos os alunos. O UDL é uma abordagem educacional que objetiva o sucesso dos processos educativos a partir da construção de currículos flexíveis. Este pressuposto está organizado em três grandes princípios, sendo eles: Proporcionar modos múltiplos de Representação (o “quê” da aprendizagem), Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que buscou planejar, implementar e avaliar essa proposta a partir dos princípios do UDL, sobre a temática do sistema digestório, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, identificando contribuições e limitações deste pressuposto na construção dos conceitos científicos abordados. A Sequência Didática foi planejada para alunos com diferentes estilos cognitivos e deficiências, incluindo alunas com Déficit intelectual e surda. Cada princípio foi atendido na sua proposição com atividades variadas. A avaliação foi feita durante todo o processo e foram utilizadas listas de verificação e instrumentos de avaliação qualitativos. Os dados da investigação foram coletados por instrumentos como observação, questionário de múltipla escolha, diário de campo e análise documental e analisados por meio de análise de conteúdo. O estudo comprovou que os princípios do UDL podem apoiar o Ensino de Ciências, suas estratégias foram muito importantes para a construção da aprendizagem dos alunos.
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Este pressuposto está organizado em três grandes princípios, sendo eles: Proporcionar modos múltiplos de Representação (o “quê” da aprendizagem), Proporcionar modos múltiplos de ação e expressão (o “como” da aprendizagem) e Proporcionar modos múltiplos de autodesenvolvimento (o “porquê” da aprendizagem). O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica que buscou planejar, implementar e avaliar essa proposta a partir dos princípios do UDL, sobre a temática do sistema digestório, em uma turma de oitavo ano do Ensino Fundamental, identificando contribuições e limitações deste pressuposto na construção dos conceitos científicos abordados. A Sequência Didática foi planejada para alunos com diferentes estilos cognitivos e deficiências, incluindo alunas com Déficit intelectual e surda. Cada princípio foi atendido na sua proposição com atividades variadas. A avaliação foi feita durante todo o processo e foram utilizadas listas de verificação e instrumentos de avaliação qualitativos. Os dados da investigação foram coletados por instrumentos como observação, questionário de múltipla escolha, diário de campo e análise documental e analisados por meio de análise de conteúdo. O estudo comprovou que os princípios do UDL podem apoiar o Ensino de Ciências, suas estratégias foram muito importantes para a construção da aprendizagem dos alunos.This work presents a didactic sequence for Science Education created using Universal Design for Learning (UDL) - a practical and theoretical framework that proposes the organizing of pedagogical practices that are accessible and promote learning for all students. This framework is organized in three main principles, as follows: provide multiple ways of Representation (the "what" of learning), provide multiple means of action and expression (the "how" of learning) and provide multiple means of self development (the "why" of learning). The study was conducted through a pedagogical intervention research that sought to plan, implement and evaluate the proposal using the principles of UDL, approaching the subject of the digestive system to an eighth grade class in Middle School, identifying contributions and limitations of the framework in the construction of the subject's scientific concepts. The Didactic Sequence was planned for students with varied cognitive styles and deficiencies, including deafness and intelectual deficiency. Each principle was approached with varied activities. The evaluation took place throughout whole process as verification lists and qualitative assessment tools were used. The data of the investigation were collected using instruments such as observation, multiple choice questions, field diary and documental analysis, and analyzed through subject analysis. The study proved that the principles of UDL can aid Science Education and its strategies were very important for the students' construction of learning.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Ensino de CiênciasUNIPAMPABrasilCampus BagéCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEDesenho universal para a aprendizagemEnsino de ciênciasEstratégias de aprendizagemUniversal design for learningScience educationLearning strategiesDesenho universal para a aprendizagem no ensino de ciências: estratégias para o estudo do sistema digestórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALDis - Elisangela Costa 2018.pdfDis - Elisangela Costa 2018.pdfapplication/pdf10804680https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4008/1/Dis%20-%20Elisangela%20Costa%202018.pdf0e69c3c49c1ec21849de4b02d1022bbeMD51Prod. 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