Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Coelho, Elisandro Abreu lattes
Orientador(a): Guindani, Joel Felipe lattes
Banca de defesa: Martins, Tiago Costa lattes, Tomaim, Cássio dos Santos lattes, Rhoden, Valmor lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Departamento: Campus São Borja
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4012
Resumo: Este estudo tem por finalidade ampliar a compreensão a respeito do audiovisual como Indústria Criativa, a partir de uma cartografia dos produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. Em linhas gerais a Indústria Criativa se caracteriza pela convergência entre artes, negócios e tecnologia (BENDASSOLLI, 2009). Assim encontrou-se primeiramente na perspectiva cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2000), uma possibilidade de adentrar esse território. A cartografia permitiu observar a produção audiovisual, para além de sua dimensão teórico-prática (saber sobre o fazer e saber fazer). Como um agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 2000), que habita a esfera dos sentidos na realidade social, ademais dos seus fluxos semióticos; o audiovisual também possui um corpo material (fluxos materiais) e relações sociais (fluxos sociais). Neste sentido, a partir de uma cartografia dos fluxos semióticos, fluxos materiais e fluxos sociais de quatro produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, buscou-se perceber como as diversas rotinas, conteúdos produzidos e suas experimentações inter-relacionam artes, negócios e tecnologias, possibilitando compreendê-los como Indústria Criativa. Para tanto o estudo percorreu o seguinte caminho metodológico: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória; produção de um documentário sobre os movimentos da produção audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina e análise de entrevistas e de produções audiovisuais. No que se refere aos resultados do estudo, a análise dos fluxos semióticos, isto é, das produções audiovisuais, nos levou a perceber que nesta tríade (arte, negócio e tecnologia), a dimensão artística é o elemento que permite identificar a manifestação criativa inserida em um contexto de Indústria Criativa. Por outro lado, a análise das entrevistas nos chamou a atenção para o papel central que a tecnologia (fluxos materiais) assume nesta interação. O negócio, por sua vez se estrutura a partir da dimensão artística e da dimensão tecnológica. Além disso, foi possível identificar diferentes performances criativas em torno da matéria audiovisual: técnica de significação – conteúdo criativo (DTL Audiovisual); técnica de registro – cinegrafista (GOTT HD); tecnologia de informação – mídia local independente (Caio Alegre Produção Audiovisual) e espaço criativo – prática jornalística (TV Cablevisión).
id UNIP_3eb08018fe21746102b7b1333cb0d6bf
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4012
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Guindani, Joel Felipehttp://lattes.cnpq.br/2519320965882266Martins, Tiago CostaTomaim, Cássio dos SantosRhoden, Valmorhttp://lattes.cnpq.br/2905458324819981http://lattes.cnpq.br/3376343720313755http://lattes.cnpq.br/8453699175226274Elisandro Abreu Coelho http://lattes.cnpq.br/4256132020865477Coelho, Elisandro Abreu2019-06-05T12:17:56Z2019-06-05T12:17:56Z2019-04-29COELHO, Elisandro Abreu. Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. 2019. 197 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4012Este estudo tem por finalidade ampliar a compreensão a respeito do audiovisual como Indústria Criativa, a partir de uma cartografia dos produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. Em linhas gerais a Indústria Criativa se caracteriza pela convergência entre artes, negócios e tecnologia (BENDASSOLLI, 2009). Assim encontrou-se primeiramente na perspectiva cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2000), uma possibilidade de adentrar esse território. A cartografia permitiu observar a produção audiovisual, para além de sua dimensão teórico-prática (saber sobre o fazer e saber fazer). Como um agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 2000), que habita a esfera dos sentidos na realidade social, ademais dos seus fluxos semióticos; o audiovisual também possui um corpo material (fluxos materiais) e relações sociais (fluxos sociais). Neste sentido, a partir de uma cartografia dos fluxos semióticos, fluxos materiais e fluxos sociais de quatro produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, buscou-se perceber como as diversas rotinas, conteúdos produzidos e suas experimentações inter-relacionam artes, negócios e tecnologias, possibilitando compreendê-los como Indústria Criativa. Para tanto o estudo percorreu o seguinte caminho metodológico: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória; produção de um documentário sobre os movimentos da produção audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina e análise de entrevistas e de produções audiovisuais. No que se refere aos resultados do estudo, a análise dos fluxos semióticos, isto é, das produções audiovisuais, nos levou a perceber que nesta tríade (arte, negócio e tecnologia), a dimensão artística é o elemento que permite identificar a manifestação criativa inserida em um contexto de Indústria Criativa. Por outro lado, a análise das entrevistas nos chamou a atenção para o papel central que a tecnologia (fluxos materiais) assume nesta interação. O negócio, por sua vez se estrutura a partir da dimensão artística e da dimensão tecnológica. Além disso, foi possível identificar diferentes performances criativas em torno da matéria audiovisual: técnica de significação – conteúdo criativo (DTL Audiovisual); técnica de registro – cinegrafista (GOTT HD); tecnologia de informação – mídia local independente (Caio Alegre Produção Audiovisual) e espaço criativo – prática jornalística (TV Cablevisión).This study is intended to expand to audiovisual respect as Creative Industry, based on a cartography of two audiovisual producers from Fronteira São Borja / Brazil - Santo Tomé / Argentina. The general lines of the Creative Industry are characterized by the convergence between arts, business and technology (BENDASSOLLI, 2009). Thus it was first found in the cartographic perspective (DELEUZE; GUATTARI, 2000), a possibility to enter that territory. The cartography allowed to observe the audiovisual production, in addition to its theoreticalpractical dimension (know about doing and knowing how to do). As a collective agency of enunciation (DELEUZE; GUATTARI, 2000), which inhabits the sphere of the senses in social reality, in addition to its semiotic flows; the audiovisual also has a material body (material flows) and social relations (social flows). In this sense, from a cartography of the semiotic flows, material flows and social flows of four audiovisual producers of the São Borja / Brazil - São Tomé / Argentina Border, we sought to understand how the various routines, contents produced and their experiments interrelate arts, business and technology, making it possible to understand them as Creative Industry. In order to do so, the study covered the following methodological path: bibliographic research; exploratory research; production of a documentary on the movements of audiovisual production in the São Borja / Brazil - Sao Tome / Argentina border and analysis of interviews and audiovisual Productions. With regard to the results of the study, the analysis of semiotic flows, that is, of audiovisual productions, led us to realize that in this triad (art, business and technology), the artistic dimension is the element that identifies the creative manifestation inserted in a context of Creative Industry. On the other hand, the analysis of the interviews drew attention to the central role that technology (material flows) takes in this interaction. The business, on the other hand, has a less protagonist position and is structured from the artistic dimension and the technological dimension. In addition, it was possible to identify different creative performances around the audiovisual material: technique of signification - creative content (DTL Audiovisual); recording technician - videographer (GOTT HD); information technology - independent local media (Caio Alegre Audiovisual Production); creative space - journalistic practice (TV Cablevisión).porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASRecursos audiovisuaisCriatividadeTecnologia da informaçãoAudiovisual resourcesCreativityInformation TechnologyAudiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALElisandro Abreu Coelho 2019.pdfElisandro Abreu Coelho 2019.pdfapplication/pdf7224476https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/1/Elisandro%20Abreu%20Coelho%202019.pdf276cc52355a97286eb404488c67ffbdbMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTElisandro Abreu Coelho 2019.pdf.txtElisandro Abreu Coelho 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain406856https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/3/Elisandro%20Abreu%20Coelho%202019.pdf.txtafe094c533c93bbf37fc8d76d00705e8MD53riu/40122019-06-06 03:00:53.174oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-06-06T06:00:53Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
title Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
spellingShingle Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
Coelho, Elisandro Abreu
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Recursos audiovisuais
Criatividade
Tecnologia da informação
Audiovisual resources
Creativity
Information Technology
title_short Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
title_full Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
title_fullStr Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
title_full_unstemmed Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
title_sort Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina
author Coelho, Elisandro Abreu
author_facet Coelho, Elisandro Abreu
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Guindani, Joel Felipe
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2519320965882266
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Tiago Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Tomaim, Cássio dos Santos
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rhoden, Valmor
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2905458324819981
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3376343720313755
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8453699175226274
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv Elisandro Abreu Coelho http://lattes.cnpq.br/4256132020865477
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Elisandro Abreu
contributor_str_mv Guindani, Joel Felipe
Martins, Tiago Costa
Tomaim, Cássio dos Santos
Rhoden, Valmor
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Recursos audiovisuais
Criatividade
Tecnologia da informação
Audiovisual resources
Creativity
Information Technology
dc.subject.por.fl_str_mv Recursos audiovisuais
Criatividade
Tecnologia da informação
Audiovisual resources
Creativity
Information Technology
description Este estudo tem por finalidade ampliar a compreensão a respeito do audiovisual como Indústria Criativa, a partir de uma cartografia dos produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. Em linhas gerais a Indústria Criativa se caracteriza pela convergência entre artes, negócios e tecnologia (BENDASSOLLI, 2009). Assim encontrou-se primeiramente na perspectiva cartográfica (DELEUZE; GUATTARI, 2000), uma possibilidade de adentrar esse território. A cartografia permitiu observar a produção audiovisual, para além de sua dimensão teórico-prática (saber sobre o fazer e saber fazer). Como um agenciamento coletivo de enunciação (DELEUZE; GUATTARI, 2000), que habita a esfera dos sentidos na realidade social, ademais dos seus fluxos semióticos; o audiovisual também possui um corpo material (fluxos materiais) e relações sociais (fluxos sociais). Neste sentido, a partir de uma cartografia dos fluxos semióticos, fluxos materiais e fluxos sociais de quatro produtores audiovisuais da Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina, buscou-se perceber como as diversas rotinas, conteúdos produzidos e suas experimentações inter-relacionam artes, negócios e tecnologias, possibilitando compreendê-los como Indústria Criativa. Para tanto o estudo percorreu o seguinte caminho metodológico: pesquisa bibliográfica; pesquisa exploratória; produção de um documentário sobre os movimentos da produção audiovisual na Fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina e análise de entrevistas e de produções audiovisuais. No que se refere aos resultados do estudo, a análise dos fluxos semióticos, isto é, das produções audiovisuais, nos levou a perceber que nesta tríade (arte, negócio e tecnologia), a dimensão artística é o elemento que permite identificar a manifestação criativa inserida em um contexto de Indústria Criativa. Por outro lado, a análise das entrevistas nos chamou a atenção para o papel central que a tecnologia (fluxos materiais) assume nesta interação. O negócio, por sua vez se estrutura a partir da dimensão artística e da dimensão tecnológica. Além disso, foi possível identificar diferentes performances criativas em torno da matéria audiovisual: técnica de significação – conteúdo criativo (DTL Audiovisual); técnica de registro – cinegrafista (GOTT HD); tecnologia de informação – mídia local independente (Caio Alegre Produção Audiovisual) e espaço criativo – prática jornalística (TV Cablevisión).
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-05T12:17:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-05T12:17:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COELHO, Elisandro Abreu. Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. 2019. 197 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4012
identifier_str_mv COELHO, Elisandro Abreu. Audiovisual como indústria criativa: uma cartografia dos produtores audiovisuais da fronteira São Borja/Brasil – Santo Tomé/Argentina. 2019. 197 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/1/Elisandro%20Abreu%20Coelho%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4012/3/Elisandro%20Abreu%20Coelho%202019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 276cc52355a97286eb404488c67ffbdb
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
afe094c533c93bbf37fc8d76d00705e8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797225374647582720