Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Goldschmidt, Margarida Cristina lattes
Orientador(a): Martins, Tiago Costa lattes
Banca de defesa: Feitosa, Sara Alves lattes, Silva, Marcela Guimarães e lattes, Felippi, Ângela Cristina Trevisan lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Departamento: Campus São Borja
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727
Resumo: O momento de transformação do jornalismo, que é acompanhado pelas assessorias de imprensa, demanda mudanças. As influências da cultura profissional, rotinas de trabalho e saberes da profissão interferem no resultado final da prática em Assessoria de Imprensa, como no uso de novas metodologias. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da metodologia Design Thinking para uma Assessoria de Imprensa de uma Universidade. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas Newsmaking, Assessoria de Imprensa e Design Thinking, definindo pontos de atuação do uso da metodologia no jornalismo e em Assessoria de Imprensa, com base na análise das rotinas de trabalho e estruturas organizacionais. Desse modo, são apresentadas articulações entre o Newsmaking e a Assessoria de Imprensa, bem como relatos de usos do Design Thinking em Jornalismo. São apontadas técnicas de Design Thinking sugeridas para aplicação na Assessoria de Imprensa da URI Santo Ângelo, no noroeste do RS, estruturada com base em uma observação participante da realidade da instituição. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a metodologia de Design Thinking tem contribuições relevantes para o campo da comunicação, com aplicações na geração de novos produtos, relacionamento com a imprensa, definição de pautas, eventos gestão, entre outros processos. Ao final, o estudo traz propostas para a aplicação da metodologia de Design Thinking em Assessoria de Imprensa, apontando ferramentas e modelos que podem ter sua utilização de modo prático no modelo da Universidade e em outras organizações.
id UNIP_8ea2a5282222f98072957dff3ccb478c
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3727
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Martins, Tiago Costahttp://lattes.cnpq.br/8453699175226274Feitosa, Sara AlvesSilva, Marcela Guimarães eFelippi, Ângela Cristina Trevisanhttp://lattes.cnpq.br/9905801409379822http://lattes.cnpq.br/8326517019543257http://lattes.cnpq.br/5451869210045387http://lattes.cnpq.br/8351382398176572Goldschmidt, Margarida Cristina2019-02-06T14:37:57Z2019-02-06T14:37:57Z2018-11-12GOLDSCHMIDT, Margarida Cristina. Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727O momento de transformação do jornalismo, que é acompanhado pelas assessorias de imprensa, demanda mudanças. As influências da cultura profissional, rotinas de trabalho e saberes da profissão interferem no resultado final da prática em Assessoria de Imprensa, como no uso de novas metodologias. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da metodologia Design Thinking para uma Assessoria de Imprensa de uma Universidade. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas Newsmaking, Assessoria de Imprensa e Design Thinking, definindo pontos de atuação do uso da metodologia no jornalismo e em Assessoria de Imprensa, com base na análise das rotinas de trabalho e estruturas organizacionais. Desse modo, são apresentadas articulações entre o Newsmaking e a Assessoria de Imprensa, bem como relatos de usos do Design Thinking em Jornalismo. São apontadas técnicas de Design Thinking sugeridas para aplicação na Assessoria de Imprensa da URI Santo Ângelo, no noroeste do RS, estruturada com base em uma observação participante da realidade da instituição. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a metodologia de Design Thinking tem contribuições relevantes para o campo da comunicação, com aplicações na geração de novos produtos, relacionamento com a imprensa, definição de pautas, eventos gestão, entre outros processos. Ao final, o estudo traz propostas para a aplicação da metodologia de Design Thinking em Assessoria de Imprensa, apontando ferramentas e modelos que podem ter sua utilização de modo prático no modelo da Universidade e em outras organizações.On the verge of constant evolution of Journalism and Press Office, a demand for change rises. Professional Culture, Working Routine, and Field Knowledge directly interfere on final results of Press Office praxis, as well as on using new methodologies. This paper aims to present methodological contributions on Design Thinking for the praxis of a University’s Press Office. A documental and bibliographical research was carried out on Newsmaking theory, Press Office and Design Thinking - Participant Observation took place in order to map the Press Office of URI Santo Ângelo on Northwest of Rio Grande do Sul – Brazil. Suggested techniques on Press Office were also pointed out. It was a major concern to define points of action on the use of Journalism and Press Office theory, basing on working routine and business organizational charts. Therefore links were made between Newsmaking theory and Press Office as well as the use of Design Thinking tools on Journalism field. During the research it was possible to notice that Design Thinking methodology has relevant contribution to communication field, since it has applicable tools of generation of new products, communication with the press, stories definition, management events, among other processes within Press Office. Finally, the study brings proposals to the application of Design Thinking methodology on Press Office, pointing tools and models that may have applicability on a practical way on the model of the University and in other institutions.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASAssessoria de imprensaTrabalho qualificadoPress OfficeNewsmakingDesign thinkingDesign thinking: uma proposta para assessoria de imprensainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPALICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52ORIGINALMargarida Cristina Goldschmidt 2018.pdfMargarida Cristina Goldschmidt 2018.pdfapplication/pdf2014042https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/1/Margarida%20Cristina%20Goldschmidt%202018.pdf5274b397bde2e1461159b1d6044b1265MD51TEXTMargarida Cristina Goldschmidt 2018.pdf.txtMargarida Cristina Goldschmidt 2018.pdf.txtExtracted texttext/plain217646https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/3/Margarida%20Cristina%20Goldschmidt%202018.pdf.txt900187cb1753be83a15879871c1b16efMD53riu/37272019-09-03 15:09:12.96oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-09-03T18:09:12Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
title Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
spellingShingle Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
Goldschmidt, Margarida Cristina
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assessoria de imprensa
Trabalho qualificado
Press Office
Newsmaking
Design thinking
title_short Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
title_full Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
title_fullStr Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
title_full_unstemmed Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
title_sort Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa
author Goldschmidt, Margarida Cristina
author_facet Goldschmidt, Margarida Cristina
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Tiago Costa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8453699175226274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Feitosa, Sara Alves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Felippi, Ângela Cristina Trevisan
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9905801409379822
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5451869210045387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8351382398176572
dc.contributor.author.fl_str_mv Goldschmidt, Margarida Cristina
contributor_str_mv Martins, Tiago Costa
Feitosa, Sara Alves
Silva, Marcela Guimarães e
Felippi, Ângela Cristina Trevisan
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Assessoria de imprensa
Trabalho qualificado
Press Office
Newsmaking
Design thinking
dc.subject.por.fl_str_mv Assessoria de imprensa
Trabalho qualificado
Press Office
Newsmaking
Design thinking
description O momento de transformação do jornalismo, que é acompanhado pelas assessorias de imprensa, demanda mudanças. As influências da cultura profissional, rotinas de trabalho e saberes da profissão interferem no resultado final da prática em Assessoria de Imprensa, como no uso de novas metodologias. Este trabalho tem por objetivo apresentar as contribuições da metodologia Design Thinking para uma Assessoria de Imprensa de uma Universidade. Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental sobre os temas Newsmaking, Assessoria de Imprensa e Design Thinking, definindo pontos de atuação do uso da metodologia no jornalismo e em Assessoria de Imprensa, com base na análise das rotinas de trabalho e estruturas organizacionais. Desse modo, são apresentadas articulações entre o Newsmaking e a Assessoria de Imprensa, bem como relatos de usos do Design Thinking em Jornalismo. São apontadas técnicas de Design Thinking sugeridas para aplicação na Assessoria de Imprensa da URI Santo Ângelo, no noroeste do RS, estruturada com base em uma observação participante da realidade da instituição. A partir da pesquisa, foi possível perceber que a metodologia de Design Thinking tem contribuições relevantes para o campo da comunicação, com aplicações na geração de novos produtos, relacionamento com a imprensa, definição de pautas, eventos gestão, entre outros processos. Ao final, o estudo traz propostas para a aplicação da metodologia de Design Thinking em Assessoria de Imprensa, apontando ferramentas e modelos que podem ter sua utilização de modo prático no modelo da Universidade e em outras organizações.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-02-06T14:37:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-02-06T14:37:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GOLDSCHMIDT, Margarida Cristina. Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727
identifier_str_mv GOLDSCHMIDT, Margarida Cristina. Design thinking: uma proposta para assessoria de imprensa. 2018. 108 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3727
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/1/Margarida%20Cristina%20Goldschmidt%202018.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3727/3/Margarida%20Cristina%20Goldschmidt%202018.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
5274b397bde2e1461159b1d6044b1265
900187cb1753be83a15879871c1b16ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797225380346593280