Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Silva Ferraz da lattes
Orientador(a): Feitosa, Sara Alves lattes
Banca de defesa: Coutinho, Renata Patricia Corrêa lattes, Lima, Denise Aristimunha de lattes, John, Valquíria Michela lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Departamento: Campus São Borja
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo.
id UNIP_b88174d9c49b986340cab42672472173
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/4909
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Feitosa, Sara Alveshttp://lattes.cnpq.br/5451869210045387Coutinho, Renata Patricia CorrêaLima, Denise Aristimunha deJohn, Valquíria Michelahttp://lattes.cnpq.br/0028569012805646http://lattes.cnpq.br/2557009746779086http://lattes.cnpq.br/7816234296320593http://lattes.cnpq.br/0729570602569796Cruz, Fernando Silva Ferraz da2020-03-13T12:57:38Z2020-03-13T12:57:38Z2019-12-10CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo.This dissertation aims at the conceptual investigation of post-photography in the visual narratives produced by cell phone cameras and shared on Instagram social media. Based on Gottfried Wilhelm Leibniz's theory of the possible worlds and anchored in Lubomir Dolezel's appropriation of this theory for the field of literature and Anne Cauquelin for the fields of art and aesthetics, this research is inspired by Philippe Dubois's proposition of the emergence of a post-photographic paradigm from the technical modifications that emerged with the digital turn of the early 2000s, thus becoming a possible predominance of an image-fiction. Thus, this dissertation aims to investigate the possibilities of construction and circulation of image fiction in post-photography present in Instagram social media publications. Considering the possibilities of editing, altering and modifying images through the use of devices, applications, filters and overlay layers that interfere and alter the final photographic product that is shared on Instagram, its problematic proposes to identify how do they express themselves everyday postphotographic productions empowered by the creation of shared fiction images as possible worlds on Instagram social media via mobile devices. Its development is justified as it presents a perspective of approximation of studies on subjects that include post-photography, communication, philosophy, literary theories, arts and aesthetics proposing a reflection on social and cultural practices in times of ubiquitous mobility and their possible repercussions for the professional practice in the photographic area and in the management of communication in mobile media As methodological procedures, it uses Cartography, by Deleuze and Guattari, and Scanning, proposed by Vilém Flusser, to analyze two (2) hashtags and two (2) profiles: #nofilter, #shootermag, @prisma and @VSCO. In the conclusions, based on Manovich's categories for Instagram (casual, professional and projected), the study proposes four additional categories: Image-fiction, Possible worlds, Territory and Instagramism.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFotografiaInstagram (Firma)Mídia socialComunicaçãoMundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagraminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdfFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdfapplication/pdf4732136https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/1/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf9586acb29e07d4545cd848e44e6d959fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdf.txtFernando Silva Ferraz da Cruz 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain307751https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/3/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf.txtb0f7d52e363fbe591e9056baeae6fe43MD53riu/49092020-03-14 03:04:13.917oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2020-03-14T06:04:13Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
title Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
spellingShingle Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
Cruz, Fernando Silva Ferraz da
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fotografia
Instagram (Firma)
Mídia social
Comunicação
title_short Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
title_full Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
title_fullStr Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
title_full_unstemmed Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
title_sort Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no instagram
author Cruz, Fernando Silva Ferraz da
author_facet Cruz, Fernando Silva Ferraz da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Feitosa, Sara Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5451869210045387
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Lima, Denise Aristimunha de
dc.contributor.referee3.fl_str_mv John, Valquíria Michela
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0028569012805646
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2557009746779086
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7816234296320593
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0729570602569796
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Fernando Silva Ferraz da
contributor_str_mv Feitosa, Sara Alves
Coutinho, Renata Patricia Corrêa
Lima, Denise Aristimunha de
John, Valquíria Michela
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Fotografia
Instagram (Firma)
Mídia social
Comunicação
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia
Instagram (Firma)
Mídia social
Comunicação
description Esta dissertação tem por objetivo a investigação conceitual da pós-fotografia nas narrativas visuais produzidas por câmeras de celulares e compartilhadas na mídia social Instagram. Fundamentada na teoria dos mundos possíveis de Gottfried Wilhelm Leibniz e ancorada na apropriação desta teoria por Lubomir Dolezel para o campo da literatura e Anne Cauquelin para os campos da arte e estética, esta pesquisa se desenvolve inspirada na proposição de Philippe Dubois, de surgimento de um paradigma pós-fotográfico a partir dos modificações técnicas surgidas com a virada digital do início dos anos 2000, passando-se assim a um possível predomínio de uma imagem-ficção. Dessa forma, esta dissertação tem por objetivo a investigação de possibilidades de construção e circulação da imagem-ficção na pós-fotografia presente em publicações na mídia social Instagram. Considerando-se as possibilidades de edições, alterações e modificações das imagens por meio do uso de aparelhos, aplicativos, filtros e camadas de sobreposição que interferem e alteram o produto fotográfico final que é compartilhado no Instagram, sua problemática propõem identificar de que modo se expressam as produções pós-fotográficas cotidianas potencializadas pela criação de imagens-ficção compartilhadas como mundos possíveis na mídia social Instagram por dispositivos móveis. Seu desenvolvimento justifica-se na medida em que apresenta uma perspectiva de aproximação de estudos sobre temas que abrangem pós-fotografia, comunicação, filosofia, teorias literárias, artes e estética propondo uma reflexão sobre as práticas sociais e culturais em tempos de mobilidade ubíqua e suas possíveis repercussões para a atuação profissional na área fotográfica e na gestão da comunicação em mídias móveis. Como procedimentos metodológicos, utiliza-se da Cartografia, de Deleuze e Guattari, e do Scanning, proposto por Vilém Flusser, para analisar duas (2) hashtags e dois (2) perfis: #nofilter, #shootermag, @prisma e @VSCO. Nas conclusões, a partir das categorias de Manovich para o Instagram (casual, profissional e projetada), o estudo propõe quatro categorias adicionais: Imagem-ficção, Mundos possíveis, Território e Instagramismo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-12-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-13T12:57:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-13T12:57:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909
identifier_str_mv CRUZ, Fernando Silva Ferraz da. Mundos possíveis na pós-fotografia: possibilidades de construção da imagem-ficção no Instagram. 2019. 157 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/1/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/4909/3/Fernando%20Silva%20Ferraz%20da%20Cruz%202019.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9586acb29e07d4545cd848e44e6d959f
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
b0f7d52e363fbe591e9056baeae6fe43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797225373462691840