Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Fernandes, Fabio Frá lattes
Orientador(a): Silva, Marcela Guimarães e lattes
Banca de defesa: Martins, Tiago Costa lattes, Silveira, Ada Cristina Machado lattes, Correa, Rodrigo Stéfani lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal do Pampa
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Departamento: Campus São Borja
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900
Resumo: Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição.
id UNIP_fd24e788a8e98ec8917636a023062c88
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3900
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Silva, Marcela Guimarães ehttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257Martins, Tiago CostaSilveira, Ada Cristina MachadoCorrea, Rodrigo Stéfanihttp://lattes.cnpq.br/6141491273364797http://lattes.cnpq.br/0962895520743039http://lattes.cnpq.br/8453699175226274http://lattes.cnpq.br/9428497716148976Fernandes, Fabio Frá2019-04-05T11:32:23Z2019-04-05T11:32:23Z2019-02-01FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição.By naming the Fab Labs (Fabrication Laboratory) as creative industry environments, this dissertation aims to identify how communication integrates into these environments. Its main purpose is the Fab Labs domiciled in the state of Rio Grande do Sul and enrolled in the Fab Foundation. International Foundation that regulates the functioning of this laboratory model. The specific objectives are to approach concepts about communication and creative industry, to investigate the relationship between them, to describe the communication processes, to map the techniques and instruments, and to identify the presence of communication professionals in creative industry environments. It is configured as a qualitative research, of applied nature and with an exploratory objective. Its execution occurs through the triangulation of a bibliographical survey, documentary analysis and interviews with observation. The analysis of the information is done through the theoretical approach on mediatization proposed by Sodré (2009), for understand the forms of communication, linkage and cognition of the communication processes in the creative industry environments in the form of Fab Lab. With the research is perceived that the communicative process, based on strategies, organizational models and traditional media, are still incipient in Fab Labs, as well as the presence of professionals or agencies specialized in communication. Communication actions are carried out based on the experience and knowledge of management teams and users. That is, the communication practice is intuitive, with individuals seeking other ways to establish and maintain relationships, inform and publicize activities and projects, appropriating other technological products to constitute their media. This scenario is made possible by the strong mediatization of society, which reorganizes communication flows and processes, a phenomenon that changes the way individuals relate, communicate and work, a scenario is reproduced in the Fab Labs universe. With the accomplishment of the research, it is understood that the communication integrates itself to the environments of the creative industry through mediatization, through the practices of placement, linkage and cognition.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoInovações tecnológicasPolítica culturalRecursos eletrônicos de informaçãoCommunicationTechnological innovationsCultural PolicyComunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTFabio Frá Fernandes 2019.pdf.txtFabio Frá Fernandes 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain317552https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/3/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf.txt2ea970daad0e151ec5acc13b989440afMD53ORIGINALFabio Frá Fernandes 2019.pdfFabio Frá Fernandes 2019.pdfapplication/pdf12066370https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/1/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf99c035dda3a6fa8163db3341c7e0d717MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/39002019-04-06 03:01:27.832oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-04-06T06:01:27Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
title Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
spellingShingle Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
Fernandes, Fabio Frá
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Inovações tecnológicas
Política cultural
Recursos eletrônicos de informação
Communication
Technological innovations
Cultural Policy
title_short Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
title_full Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
title_fullStr Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
title_sort Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
author Fernandes, Fabio Frá
author_facet Fernandes, Fabio Frá
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8326517019543257
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Martins, Tiago Costa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silveira, Ada Cristina Machado
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Correa, Rodrigo Stéfani
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6141491273364797
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0962895520743039
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8453699175226274
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9428497716148976
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Fabio Frá
contributor_str_mv Silva, Marcela Guimarães e
Martins, Tiago Costa
Silveira, Ada Cristina Machado
Correa, Rodrigo Stéfani
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Comunicação
Inovações tecnológicas
Política cultural
Recursos eletrônicos de informação
Communication
Technological innovations
Cultural Policy
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Inovações tecnológicas
Política cultural
Recursos eletrônicos de informação
Communication
Technological innovations
Cultural Policy
description Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-04-05T11:32:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-05T11:32:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900
identifier_str_mv FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.program.fl_str_mv Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus São Borja
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/3/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/1/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ea970daad0e151ec5acc13b989440af
99c035dda3a6fa8163db3341c7e0d717
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1797225377299431424