Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pampa
|
Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
|
Departamento: |
Campus São Borja
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900 |
Resumo: | Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição. |
id |
UNIP_fd24e788a8e98ec8917636a023062c88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/3900 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Marcela Guimarães ehttp://lattes.cnpq.br/8326517019543257Martins, Tiago CostaSilveira, Ada Cristina MachadoCorrea, Rodrigo Stéfanihttp://lattes.cnpq.br/6141491273364797http://lattes.cnpq.br/0962895520743039http://lattes.cnpq.br/8453699175226274http://lattes.cnpq.br/9428497716148976Fernandes, Fabio Frá2019-04-05T11:32:23Z2019-04-05T11:32:23Z2019-02-01FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição.By naming the Fab Labs (Fabrication Laboratory) as creative industry environments, this dissertation aims to identify how communication integrates into these environments. Its main purpose is the Fab Labs domiciled in the state of Rio Grande do Sul and enrolled in the Fab Foundation. International Foundation that regulates the functioning of this laboratory model. The specific objectives are to approach concepts about communication and creative industry, to investigate the relationship between them, to describe the communication processes, to map the techniques and instruments, and to identify the presence of communication professionals in creative industry environments. It is configured as a qualitative research, of applied nature and with an exploratory objective. Its execution occurs through the triangulation of a bibliographical survey, documentary analysis and interviews with observation. The analysis of the information is done through the theoretical approach on mediatization proposed by Sodré (2009), for understand the forms of communication, linkage and cognition of the communication processes in the creative industry environments in the form of Fab Lab. With the research is perceived that the communicative process, based on strategies, organizational models and traditional media, are still incipient in Fab Labs, as well as the presence of professionals or agencies specialized in communication. Communication actions are carried out based on the experience and knowledge of management teams and users. That is, the communication practice is intuitive, with individuals seeking other ways to establish and maintain relationships, inform and publicize activities and projects, appropriating other technological products to constitute their media. This scenario is made possible by the strong mediatization of society, which reorganizes communication flows and processes, a phenomenon that changes the way individuals relate, communicate and work, a scenario is reproduced in the Fab Labs universe. With the accomplishment of the research, it is understood that the communication integrates itself to the environments of the creative industry through mediatization, through the practices of placement, linkage and cognition.porUniversidade Federal do PampaMestrado Profissional em Comunicação e Indústria CriativaUNIPAMPABrasilCampus São BorjaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASComunicaçãoInovações tecnológicasPolítica culturalRecursos eletrônicos de informaçãoCommunicationTechnological innovationsCultural PolicyComunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPATEXTFabio Frá Fernandes 2019.pdf.txtFabio Frá Fernandes 2019.pdf.txtExtracted texttext/plain317552https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/3/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf.txt2ea970daad0e151ec5acc13b989440afMD53ORIGINALFabio Frá Fernandes 2019.pdfFabio Frá Fernandes 2019.pdfapplication/pdf12066370https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/1/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf99c035dda3a6fa8163db3341c7e0d717MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52riu/39002019-04-06 03:01:27.832oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2019-04-06T06:01:27Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
title |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul Fernandes, Fabio Frá CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Inovações tecnológicas Política cultural Recursos eletrônicos de informação Communication Technological innovations Cultural Policy |
title_short |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
title_full |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul |
author |
Fernandes, Fabio Frá |
author_facet |
Fernandes, Fabio Frá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8326517019543257 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Martins, Tiago Costa |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silveira, Ada Cristina Machado |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Correa, Rodrigo Stéfani |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6141491273364797 |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0962895520743039 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8453699175226274 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9428497716148976 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Fabio Frá |
contributor_str_mv |
Silva, Marcela Guimarães e Martins, Tiago Costa Silveira, Ada Cristina Machado Correa, Rodrigo Stéfani |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Comunicação Inovações tecnológicas Política cultural Recursos eletrônicos de informação Communication Technological innovations Cultural Policy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Inovações tecnológicas Política cultural Recursos eletrônicos de informação Communication Technological innovations Cultural Policy |
description |
Ao nomear os Fab Labs (Fabrication Laboratory) como ambientes da indústria criativa, a presente dissertação objetiva identificar como a comunicação se integra a esses ambientes. Tem como objeto empírico os Fab Labs domiciliados no estado do Rio Grande do Sul e inscritos na Fab Foundation. Fundação internacional que regulamenta o funcionamento desse modelo de laboratório. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre comunicação e indústria criativa, investigar a relação entre elas, descrever os processos de comunicação, mapeando as técnicas e instrumentos, além de identificar a presença de profissionais de comunicação nos ambientes da indústria criativa. Configura-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada e com objetivo exploratório. Sua execução ocorre por meio da triangulação de um levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas com observação. A análise das informações é feita através da abordagem teórica sobre midiatização proposta por Sodré (2009), para compreender as formas de veiculação, vinculação e cognição dos processos de comunicação nos ambientes da indústria criativa na forma de Fab Lab. Com a pesquisa é percebido que o processo comunicativo, pautado por estratégias, modelos organizacionais e mídias tradicionais, são ainda incipientes nos Fab Labs, assim como a presença de profissionais ou agências especializadas em comunicação. As ações de comunicação são efetivadas a partir da experiência e do conhecimento das equipes gestoras e de usuários. Ou seja, a pratica comunicacional é intuitiva, com indivíduos buscando outras formas para estabelecer e manter relacionamentos, informar e divulgar atividades e projetos, se apropriando de outros produtos tecnológicos para constituírem suas mídias. Esse cenário é possibilitado pela forte midiatização da sociedade, que reorganiza os fluxos e processos de comunicação, fenômeno que altera as formas como os indivíduos se relacionam, comunicam e trabalham, cenário que é reproduzido no universo dos Fab Labs. Com a consecução da pesquisa, entende-se que a comunicação se integra aos ambientes da indústria criativa por meio da midiatização, através das práticas de veiculação, vinculação e cognição. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-04-05T11:32:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-04-05T11:32:23Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900 |
identifier_str_mv |
FERNANDES, Fabio Frá. Comunicação em ambientes da indústria criativa: uma leitura a partir dos fab labs do Rio Grande do Sul. 2019. 169 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019. |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus São Borja |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/3/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/1/Fabio%20Fr%c3%a1%20Fernandes%202019.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/3900/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ea970daad0e151ec5acc13b989440af 99c035dda3a6fa8163db3341c7e0d717 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1797225377299431424 |