Educação sistematizada : práticas e saberes aplicados ao desenvolvimento dos povos indígenas Parakanã da região do Xingú oeste do Paraná
Ano de defesa: | 2007 |
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Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Taubaté
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Administração
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Departamento: |
Departamento de Gestão e Negócios
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1267 |
Resumo: | Orientação: Profª Drª Isabel Cristina dos Santos. |
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Teixeira, Rosimar MirandaOliveira, Edson Aparecida de Araújo QueridoTadeucci, Marilsa de Sá RodriguesUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em AdministraçãoSantos, Isabel Cristina dos2019-09-03T16:58:49Z2019-09-03T16:58:49Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1267Orientação: Profª Drª Isabel Cristina dos Santos.Coorientador: Prof Drº Edson Aparecida de Araújo Querido OliveiraDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Administração, Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional,Taubaté, 2007.Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar as interferências culturais ocasionadas pelo processo de Educação Sistematizada implantado nas aldeias Parakanã. Foram examinados alguns aspectos que representam a identidade cultural da etnia. Fez-se, ainda, um recorte para identificar algumas das mais influentes ações dos educadores sobre os saberes empíricos dos indígenas. O método de pesquisa teve natureza qualitativa, respaldado por análise documental, entrevistas não estruturadas, aplicação de questionário e observação participante. Foram feitos registros fotográficos dos eventos mais relevantes, e estes foram inseridos no texto, no intuito de facilitar a documentação e compreensão dos eventos e das circunstâncias pesquisadas. O tratamento de dados envolveu a codificação dos questionários respondidos, tabulação e análise descritiva dos dados. Após o quê, seguiu-se a preparação do perfil dos pesquisados e a análise interpretativa das entrevistas com os índios idosos. A análise dos resultados foi feita por categorias de indivíduos participantes em quatro grupos: a) índios jovens; b) índios idosos; e, c) professores, e; d) funcionários da FUNAI e da SEMEC. A amostra compreendeu 35 respondentes, de uma população de 374 indivíduos, índios e não índios. Os achados foram examinados vis-à-vis a revisão teórica. Concluiu-se que o conteúdo programático aplicado na Educação Sistematizada da comunidade não contempla os meios de valorização e aplicação das características mais homogêneas do grupo e não considera os aspectos particulares da cultura Parakanã. Ao longo da pesquisa, em campo, foram observadas contradições entre a percepção dos professores e dos índios acerca do que seja respeito às tradições e atitudes típicas dos índios. Constatou-se, a existência de barreirasna comunicação entre brancos e índios resultantes da falta de capacitação dos professores na cultura Parakanã. Na interlocução entre índios, observou-se uma flagrante dicotomia entre a percepção dos índios jovens e a dos idosos sobre a necessidade de manter os usos e costumes típicos da etnia. Essa dicotomia é manifestada pela negação do uso de adereços indígenas, pela adesão ao alcoolismo, pelo uso de vestimentas, da linguagem e da comida temperada dos homens não índios. Em meio a essas relações paradoxais, intensifica-se o processo de aculturamento da nação Parakanã.Abstract: THE PURPOSE OF THIS STUDY WAS to evaluate the cultural interferences caused by the process of Systemized Education implanted inthe Parakanã villages. Some aspects that represent the cultural identity of theethnicity were examined. A cut was done, to identify some of the most influential actions of the educators on the empirical knowledge of the natives. The research method was qualitative nature, supported by documentary analysis, unstructured interviews, application of questionnaire and participant observation. Photographic registers were made of the most relevant events, and these were inserted in the text, in order to facilitate the documentation and understanding of the events and circumstances surveyed. The data handling involved the codification of the answered questionnaires, tabulation and descriptive analysis of the data. After what, was followed the preparation of the profile of those surveyed and the interpretative analysis of the aged Indians interviews. The analysis of the results was made by categories of participant individuals in four groups: a) the young Indians; b) aged Indians; and, c) professors,and; d) The FUNAI and the SEMEC employees. The sample included 35 respondents, of a population of 374 individuals, Indians and non Indians. The findings were examined vis-à-vis to the theoretical review. It was concluded that the content of the programmes implemented in the Systemize Education of the community does not contemplate the ways of valorization and application of the most homogeneous characteristics of each group and that not consider the particular aspects of the Parakanã culture. Throughout the research, in locus, were observed contradictions between the perception of the professors and the Indians concerning to what is respect to the traditions and typical attitudes of the Indians. It was evidenced, the existence of barriers in the communication between whites and Indians due to thelack of qualification of the professors in the Parakanã culture. In the interlocution between Indians, was observed a striking dichotomy between the perceptions of young e aged Indians on the necessity to preserve the uses and typical customs of the ethnicity. This dichotomy is revealed by the negation of the use of aboriginal props, for the adhesion to alcoholism, the use of clothes, language and the tempering food of the non Indians men. Between theses paradoxical relations, the process of adoption of another culture different from the Parakanã nation is intensified.Made available in DSpace on 2019-09-03T16:58:49Z (GMT). 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