Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Taubaté
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
|
Departamento: |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329 |
Resumo: | Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza Romero |
id |
UNITAU_2c7f879cd5364ce36e9daa4b159885e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1329 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Reis, Ana Valéria Sampaio de AlmeidaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2019-09-11T19:12:03Z2019-09-11T19:12:03Z2006http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza RomeroREIS, A. V.S. A. Autobiografia como instrumento de reflexão crítica. 2006. 130 f. Dissertação– Departamento de Lingüística Aplicada, Universidade de Taubaté, Taubaté, SPDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.Resumo: Resumo: Escrito na primeira pessoa do singular, sob uma perspectiva interacional, este trabalho analisa a língua em uso, em contextos específicos, motivado pelas relações sociais e utiliza a Gramática Sistêmica Funcional como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. Pretende contribuir para a compreensão da constituição do professor de língua estrangeira, associando-a, hoje, às teorias sociointeracionistas vygotskyanas. Deve ser visto como um instrumento de reflexão crítica que concorre para a construção do conhecimento. Aspectos da constituição da identidade da professora investigada sendo a própria investigadora são revelados na narrativa autobiográfica por meio da linguagem, a fim de evidenciar sua constituição como profissional. A Lingüística Aplicada vem-se mostrando preocupada com o desenvolvimento da competência comunicativa do professor de língua estrangeira. Experiências pessoais do passado revelam perspectivas de presente e de futuro que se contextualizam no jogo de papéis e posições assumidos pelo indivíduo, com vários significados atribuídos a si próprio, ao outro e ao contexto. Por meio de uma análise de cunho crítico-reflexivo do corpus de uma narrativa autobiográfica, a partir das escolhas discursivas do sujeito investigado, e de uma pesquisa interpretativista etnográfica, observa-se não só o meu trabalho como professora de língua estrangeira em sala de aula e as abordagens didáticas utilizadas, como também minha história de aprendizagem da língua espanhola.Abstract: Written in the first person of singular, under an interactive perspective this work anylizes the language in using, in a specific context, motivated by social relations and uses systemic functional grammar as an instrument for the study of the linguistic materiality. This work intends to contribute to a comprehension of the constitution of a foreign language teacher, associated nowadays with vygotskian social-interactionist theories. It must be seen as an instrument of critical reflection that contributes to the knowledge construction. Aspects of the constituition of identity from the investigated teacher, being her own investigator are revealed inher autobiographic narrative using the language to show up her contituition as a professional. The Applied Linguistic has been worried about the development of communicative compentence of a foreing language teacher. The past personal experiences have shown perspectives of present and future in a context of a role game and assumed positions by the induvidual, with so many meanings given to hinself, to the other andto the context. By using a critical-reflexive analysis worth of a corpus from an autobiographic narrative from discoursive choices of an investigated subject, an interpretative ethnographic research, noticing, not only my work as a teacher of a foreign language inthe classroom and some didatic means used, as the story of my learning of the Spanish Language too.Made available in DSpace on 2019-09-11T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdf: 798692 bytes, checksum: 6af8224a59ac6be0794237c54241e47a (MD5) Previous issue date: 20061 recurso online (130 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguística aplicadaNarrativa autobiográficaReflexão críticaGênero autobiografiaAutobiografia como instrumento de reflexão críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALAna Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdfapplication/pdf798692http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1329/1/Ana%20Valeria%20Sampaio%20de%20Almeida%20Reis.pdf6af8224a59ac6be0794237c54241e47aMD5120.500.11874/13292019-09-19 20:47:20.787oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
title |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
spellingShingle |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida Linguística aplicada Narrativa autobiográfica Reflexão crítica Gênero autobiografia |
title_short |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
title_full |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
title_fullStr |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
title_full_unstemmed |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
title_sort |
Autobiografia como instrumento de reflexão crítica |
author |
Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida |
author_facet |
Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952- Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Romero, Tania Regina de Souza |
contributor_str_mv |
Romero, Tania Regina de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística aplicada Narrativa autobiográfica Reflexão crítica Gênero autobiografia |
topic |
Linguística aplicada Narrativa autobiográfica Reflexão crítica Gênero autobiografia |
description |
Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza Romero |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-11T19:12:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-11T19:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online (130 f.) : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.pt_BR.fl_str_mv |
Domínio Público |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1329/1/Ana%20Valeria%20Sampaio%20de%20Almeida%20Reis.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6af8224a59ac6be0794237c54241e47a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797158034645975040 |