Autobiografia como instrumento de reflexão crítica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
Orientador(a): Romero, Tania Regina de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329
Resumo: Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza Romero
id UNITAU_2c7f879cd5364ce36e9daa4b159885e8
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1329
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Reis, Ana Valéria Sampaio de AlmeidaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2019-09-11T19:12:03Z2019-09-11T19:12:03Z2006http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza RomeroREIS, A. V.S. A. Autobiografia como instrumento de reflexão crítica. 2006. 130 f. Dissertação– Departamento de Lingüística Aplicada, Universidade de Taubaté, Taubaté, SPDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2006.Resumo: Resumo: Escrito na primeira pessoa do singular, sob uma perspectiva interacional, este trabalho analisa a língua em uso, em contextos específicos, motivado pelas relações sociais e utiliza a Gramática Sistêmica Funcional como instrumento para o estudo da materialidade lingüística. Pretende contribuir para a compreensão da constituição do professor de língua estrangeira, associando-a, hoje, às teorias sociointeracionistas vygotskyanas. Deve ser visto como um instrumento de reflexão crítica que concorre para a construção do conhecimento. Aspectos da constituição da identidade da professora investigada sendo a própria investigadora são revelados na narrativa autobiográfica por meio da linguagem, a fim de evidenciar sua constituição como profissional. A Lingüística Aplicada vem-se mostrando preocupada com o desenvolvimento da competência comunicativa do professor de língua estrangeira. Experiências pessoais do passado revelam perspectivas de presente e de futuro que se contextualizam no jogo de papéis e posições assumidos pelo indivíduo, com vários significados atribuídos a si próprio, ao outro e ao contexto. Por meio de uma análise de cunho crítico-reflexivo do corpus de uma narrativa autobiográfica, a partir das escolhas discursivas do sujeito investigado, e de uma pesquisa interpretativista etnográfica, observa-se não só o meu trabalho como professora de língua estrangeira em sala de aula e as abordagens didáticas utilizadas, como também minha história de aprendizagem da língua espanhola.Abstract: Written in the first person of singular, under an interactive perspective this work anylizes the language in using, in a specific context, motivated by social relations and uses systemic functional grammar as an instrument for the study of the linguistic materiality. This work intends to contribute to a comprehension of the constitution of a foreign language teacher, associated nowadays with vygotskian social-interactionist theories. It must be seen as an instrument of critical reflection that contributes to the knowledge construction. Aspects of the constituition of identity from the investigated teacher, being her own investigator are revealed inher autobiographic narrative using the language to show up her contituition as a professional. The Applied Linguistic has been worried about the development of communicative compentence of a foreing language teacher. The past personal experiences have shown perspectives of present and future in a context of a role game and assumed positions by the induvidual, with so many meanings given to hinself, to the other andto the context. By using a critical-reflexive analysis worth of a corpus from an autobiographic narrative from discoursive choices of an investigated subject, an interpretative ethnographic research, noticing, not only my work as a teacher of a foreign language inthe classroom and some didatic means used, as the story of my learning of the Spanish Language too.Made available in DSpace on 2019-09-11T19:12:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdf: 798692 bytes, checksum: 6af8224a59ac6be0794237c54241e47a (MD5) Previous issue date: 20061 recurso online (130 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Linguística AplicadaUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessDomínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAULinguística aplicadaNarrativa autobiográficaReflexão críticaGênero autobiografiaAutobiografia como instrumento de reflexão críticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporORIGINALAna Valeria Sampaio de Almeida Reis.pdfapplication/pdf798692http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1329/1/Ana%20Valeria%20Sampaio%20de%20Almeida%20Reis.pdf6af8224a59ac6be0794237c54241e47aMD5120.500.11874/13292019-09-19 20:47:20.787oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1329Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-19T23:47:20Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
title Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
spellingShingle Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
Linguística aplicada
Narrativa autobiográfica
Reflexão crítica
Gênero autobiografia
title_short Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
title_full Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
title_fullStr Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
title_full_unstemmed Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
title_sort Autobiografia como instrumento de reflexão crítica
author Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
author_facet Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ana Valéria Sampaio de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística aplicada
Narrativa autobiográfica
Reflexão crítica
Gênero autobiografia
topic Linguística aplicada
Narrativa autobiográfica
Reflexão crítica
Gênero autobiografia
description Orientação: Prfª Drª Tania Regina de Souza Romero
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-11T19:12:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-11T19:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (130 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1329/1/Ana%20Valeria%20Sampaio%20de%20Almeida%20Reis.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6af8224a59ac6be0794237c54241e47a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158034645975040