O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Gomes, Rubens Eduardo
Orientador(a): Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5522
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_2e59fea83906ad920dc751748430c25e
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5522
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Gomes, Rubens EduardoAbud, Maria José Milharezi, 1942-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2022-03-26T01:00:23Z2022-03-26T01:00:23Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5522Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.RESUMO: O tema desta pesquisa é a indisciplina em sala de aula. A investigação objetiva examinar a visão do aluno sobre os fatores responsáveis pela (in)disciplina na escola. O problema que motivou esta investigação é o fato de a (in)disciplina revelar-se como um dos aspectos mais impactantes no cotidiano escolar, necessitando de reflexões que possam favorecer uma busca de caminhos e prováveis opções a serem utilizadas pelos profissionais da educação e pelos estudantes. O objetivo geral deste estudo é oferecer esclarecimentos sobre fatores que possam contribuir para a disciplina na escola, e o específico é investigar, na visão do aluno, os fatores que favorecem a (in)disciplina na escola. Esta pesquisa se justifica porque é fundamental saber o que o aluno pensa sobre este tema, a fim de compreender as motivações que geram a (in)disciplina no atual contexto e suas manifestações na escola. Para tanto, é importante investigar a crença dos jovens a partir de suas vivências e, em decorrência, examinar como essa investigação pode ser aproveitada para favorecer a disciplina no âmbito escolar. Realizamos o nosso trabalho embasados, principalmente, nas abordagens teóricas que sustentam a indissociabilidade entre cognição e afetividade, nas contribuições de Oliveira (1992), Aquino (1994), La Taille (1994), Rego (1994), Vasconcellos (2009), Silva e Abud (2015, 2016) a respeito do tema. A metodologia de pesquisa compreende um questionário composto de 5 (cinco) perguntas dissertativas abertas propostas para 26 alunos da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola estadual paulista. As respostas foram analisadas conforme a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que os alunos consideram a indisciplina como o resultado de ações discentes inadequadas. Por outro lado, acreditam que a disciplina advém da autoridade e mestria do professor.ABSTRACT: This was a study focused on indiscipline in the classroom. The goal of this investigation was to analyze how students view the issues that lead to (in)discipline in school. The problem that motivated this study is the fact that (in)discipline represents one of the most impacting aspects in the school routine. It calls for reflections that can favor the search for possible paths and options for education professionals and students. The general objective of this study was to offer clarifications about factors that can enhance discipline in schools, and its specific objective was to investigate what students believe to be the factors that favor (in)discipline in the school. This study is justified because it is crucial to learn what students think of this matter to understand the motivations that produce (in)discipline in the current context and its manifestations in schools. To this end, it is important to research young people's beliefs based on their experiences and consequently explore how the findings of such investigations can be applied to enhance discipline in the school environment. This study was grounded primarily on theoretical approaches that defend the indissociable nature of cognition and affect. It was based on the studies of Oliveira (1992), Aquino (1994), LaTaille (1994), Rego (1994), Vasconcellos (2009), Silva and Abud (2015, 2016) on the topic. The data were collected using open-ended written questionnaires containing five questions, given to 26 Brazilian high school seniors at a public school in the state of São Paulo, Brazil. The answers were analyzed according to Bardin's content analysis (2011). The results showed that students considered indiscipline to be the result of inadequate student actions. In contrast, they believed that discipline is a consequence of teacher authority and mastery.Made available in DSpace on 2022-03-26T01:00:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Rubens Eduardo Gomes.pdf: 1557844 bytes, checksum: 7ff0a2706e0e5e8991af0e6d5a4e6c3c (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (147 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.IndisciplinaAfetividadeAutoridadeEducaçãoO olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Rubens Eduardo Gomes.pdfapplication/pdf1557844http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5522/1/Dissertacao%20MLA%20Rubens%20Eduardo%20Gomes.pdf7ff0a2706e0e5e8991af0e6d5a4e6c3cMD5120.500.11874/55222022-05-19 15:26:16.148oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5522Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:16Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
title O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
spellingShingle O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
Gomes, Rubens Eduardo
Indisciplina
Afetividade
Autoridade
Educação
title_short O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
title_full O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
title_fullStr O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
title_full_unstemmed O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
title_sort O olhar do aluno sobre fatores que favorecem a (in)disciplina na escola
author Gomes, Rubens Eduardo
author_facet Gomes, Rubens Eduardo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Rubens Eduardo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina
Afetividade
Autoridade
Educação
topic Indisciplina
Afetividade
Autoridade
Educação
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-26T01:00:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-26T01:00:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5522
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (147 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5522/1/Dissertacao%20MLA%20Rubens%20Eduardo%20Gomes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ff0a2706e0e5e8991af0e6d5a4e6c3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158037351301120