Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida da
Orientador(a): Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5480
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
id UNITAU_31d64a1d1c2a1399f624ea7f5fef2552
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5480
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida daPaula, Orlando deZamponi, Graziela, 1952-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2022-03-22T17:18:46Z2022-03-22T17:18:46Z2016http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5480Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2016.Resumo : O tema desta pesquisa é o trabalho do professor em sala de aula, para a formação de leitores proficientes na Educação Básica. Delimita-se a um grupo de professores de 4º e 5º anos e professores de Língua Portuguesa de 6º aos 9º anos da Rede Municipal de Educação de Campos do Jordão e ao acompanhamento do trabalho desses professores no desenvolvimento de habilidades de leitura de seus alunos. Como professora coordenadora formadora da Secretaria Municipal de Educação de Campos do Jordão, esta pesquisadora pôde observar que as avaliações externas como Prova Brasil e Saresp têm revelado baixa proficiência em leitura dos alunos do Ensino Fundamental II e ainda se verifica a necessidade de um trabalho mais efetivo voltado ao desenvolvimento de habilidades de leitura de gêneros discursivos variados, que leve os alunos a se tornarem leitores competentes, que leiam e entendam o que está registrado nas diferentes situações de comunicação e nas diferentes tarefas de interlocutor que, como cidadãos, lhes são exigidas. O objetivo geral desse estudo foi contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura nos alunos da Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Campos do Jordão. Os pressupostos teóricos em que a pesquisa se baseia foram os estudos bakhtinianos sobre a linguagem e gêneros discursivos, a concepção sociocognitiva de leitura, o conceito de sequência didática proposto por Schneuwly e Dolz (2004). Metodologicamente, esta pesquisa-ação foi desenvolvida no período de junho a outubro de 2015 e o material utilizado nessas atividades - coletâneas de textos, sequências didáticas de leitura para cada gênero discursivo e atividades diversas - é o elaborado pelo Projeto Observatório da Educação/UNITAU. Os resultados evidenciaram que o trabalho de formação continuada com os professores contribuiu efetivamente para o aprimoramento da prática pedagógica no desenvolvimento de atividades de leitura diferenciadas e significativas. Os relatórios das atividades desenvolvidas em sala de aula registraram melhores resultados de leitura dos alunos, que demostraram interesse e apreço pelas atividades realizadas. Conclui-se que esta pesquisa-ação deu sua contribuição para a prática pedagógica em aspectos essenciais da formação continuada de professores e do ensino significativo de língua materna.This paper treats about a search realized with pupils of Linguistics course (Portuguese-English / Portuguese-Spanish) of a College from São Paulo State, Brazil. The objective was to investigate the reason that made the pupils to choose by that course and to investigate what are the representations about teaching working that underlie the reason responsible for their choice. We believe that knowing the profile of these new students is important to promote the necessary adjustments to the teaching and learning within the Linguistics course. We assumed that cognition and emotion are inseparable in human nature. Our main theoretical basis is the Historical-cultural theory of Vigotski on the relations of thought and language and meaning and meaning of words. Also underpinned the Theory of Representations of Moscovici, in relation to representative structures of language and teaching. To accomplish our research, we ask research subjects to answer a questionnaire containing four questions. The methodology relied on the Content Analysis of Bardin, classifying the data into categories thematic, in order to analyze the responses provided by these students. The results showed what are the social representations about the figure of the teacher that influenced their choice of teaching career, and what are the social causes that led to the choice of Linguistics course. We conclude that, in general, students are motivated by a desire to teach or to acquire mastery of the Standard Portuguese and understanding of literary works. This indicates that the task of teaching is seen by these students as a useful and humanitarian work, hence we concluded there is intrinsic emotional causes that motivated their choice, and not only causes economic or pragmatic interest.Abstract: The theme of this research is the teacher s work in the classroom, for the training of proficient readers in Basic Education. A group of 4th and 5th grade teachers and a group of 6th to 9th grade Portuguese language teachers in Campos do Jordão Municipal Education Network is assigned to supervise the work of these teachers in the development of reading skills of their students. As a coordinating teacher of Campos do Jordão Municipal Educational Department, this researcher was able to observe that the external evaluations like Prova Brasil and Saresp have revealed low proficiency in reading of Elementary School students and there is still a necessity of more effective work aimed at the development of reading skills of varied discursive genres, that leads the students to become competent readers, who read and understand what is registered in the different situations of communication and in the different tasks of interlocutor who, as citizens, are required. The general purpose of this study was to contribute to the development of reading skills in the Basic Education students from Campos do Jordão Municipal Education Network. The theoretical presuppositions on which the research is based on were the Bakhtinian studies on language and discursive genres, the social cognitive conception of reading, the concept of didactics sequence proposed by Schneuwly and Dolz (2004). Methodologically, this action research was developed from June to October 2015 and the material used in these activities - compilations of texts, didactics reading sequences for each discursive genre and diverse activities - is the one elaborated by the Observatory of Education / UNITAU Project. The results evidenced that the work of continual training with the teachers contributed effectively to the improvement of the pedagogical practice in the development of distinguished and significant reading activities. The reports of the activities developed in the classroom registered better reading results to the students, who showed interest and appreciation in the carried out activities. It is concluded that this action research contributed to the pedagogical practice in essential aspects to teacher s continued training and significant teaching of native tongue.Made available in DSpace on 2022-03-22T17:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Juliana Aparecida Melo Almeida da Silva.pdf: 7613226 bytes, checksum: b841baf06e126802c6299651c5c03e03 (MD5) Previous issue date: 20161 recurso online (130 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Gêneros discursivosSequência didáticaHabilidades de leituraFormação continuada de professoresFormação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Juliana Aparecida Melo Almeida da Silva.pdfapplication/pdf7613226http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5480/1/Dissertacao%20MLA%20Juliana%20Aparecida%20Melo%20Almeida%20da%20Silva.pdfb841baf06e126802c6299651c5c03e03MD5120.500.11874/54802022-05-19 15:26:17.779oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
title Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
spellingShingle Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida da
Gêneros discursivos
Sequência didática
Habilidades de leitura
Formação continuada de professores
title_short Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
title_full Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
title_fullStr Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
title_full_unstemmed Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
title_sort Formação continuada em Língua Portuguesa : contribuição para o desenvolvimento da competência leitora de alunos da Educação Básica.
author Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida da
author_facet Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida da
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Paula, Orlando de
Zamponi, Graziela, 1952-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Aparecida Melo Almeida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros discursivos
Sequência didática
Habilidades de leitura
Formação continuada de professores
topic Gêneros discursivos
Sequência didática
Habilidades de leitura
Formação continuada de professores
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T17:18:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T17:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5480
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (130 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5480/1/Dissertacao%20MLA%20Juliana%20Aparecida%20Melo%20Almeida%20da%20Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b841baf06e126802c6299651c5c03e03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158036924530688