O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
Orientador(a): Almeida, Renato de Sousa, 1972-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida
id UNITAU_382349ef840cb9e5057df9dd8e079005
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5552
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-Iaochite, Roberto TadeuBrisola, Elisa Maria Andrade, 1960-Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento HumanoAlmeida, Renato de Sousa, 1972-2022-03-31T22:21:16Z2022-03-31T22:21:16Z2019http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa AlmeidaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, Taubaté, 2019.Resumo: O Esporte está presente em diversos cenários, clubes, escolas, organizações sem fins lucrativos, projetos esportivos, entre outros. Entendido como um fenômeno a ser estudado, o foco desse estudo será o esporte no cenário da educação de tempo integral. O estudo conta com uma pesquisa que visa a levantar evidências do planejamento esportivo do professor e do significado desse processo para a formação dos alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) no município de Taubaté. Para tal, estudaremos o Programa Esportivo Cidadania e Esporte em Tempo Integral (CETI) que está inserido nas escolas da rede municipal e possui um currículo esportivo organizado e sistematizado para a implementação da proposta nas ETIs do município de Taubaté. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e o processo metodológico constitui-se por duas etapas: (a) entrevista semiestruturada com nove professores; (b) Entrevista semiestruturada por meio da Técnica Grupo Focal, com 138 alunos. A pesquisa foi realizada em 9 unidades escolares e respectivamente 9 professores que atuam há mais de três anos no Programa CETI. Com os alunos a entrevista semiestruturada foi realizada pelo pesquisador responsável por meio da técnica do grupo focal com 2 (dois) grupos por escola, sendo um com idade correspondente ao Fundamental I (9 a 11 anos) e o outro com idade correspondente ao Fundamental II (12 a 15 anos). Utilizou-se o software IRAMUTEQ para tratamento dos dados e foram realizadas as análises de Similitude e conteúdo. Mediante a análise, os resultados apontam que o Programa CETI possui uma proposta organizada nos diferentes processos de ensino, vivência e aprendizagem de modalidades esportivas e constatamos que os discursos possuem um peso mais convergente do que divergente. Encontramos convergência no que tange aos aspectos técnico-táticos (modalidades esportivas diversas, regras, fundamentos, aspectos físicos, habilidades, capacidades) e socioeducativos (cooperação, lazer, trabalho em equipe, respeito, amizade, família), percebemos diversas semelhanças nas significações de alunos, professores e proposta norteadora. Contudo, a divergência evidenciada, está na falta de alinhamento com as Propostas da ETI e do CETI no que se refere à ausência do referencial histórico-cultural junto aos alunos. Almejamos que esse processo seja parte integrante do planejamento do professor e pautada nos Referenciais da Pedagogia do Esporte, visando à formação plena do aluno.Abstract: The Sport is present in several scenarios, clubs, schools, non-profit organizations, sports projects, among others. Understood as a phenomenon to be studied, the focus of this study will be the sport in the scenario of full-time education. The study has a research that aims to gather evidence of the teacher's sports planning and the meaning of this process for the training of students of the Integrated School of Time (TSE) in the municipality of Taubaté. To this end, we will study the CETI (Integrated Citizenship and Sport Sport) Program, which is part of the schools of the municipal network and has an organized and systematized sports curriculum for the implementation of the proposal in the TSIs of the municipality of Taubaté. The research presents a qualitative, exploratory and descriptive approach and the methodological process consists of two stages: (a) semi-structured interview with nine teachers; (b) Semi-structured interview through Focal Group Technique, with 138 students. The research was carried out in 9 school units and 9 teachers who have been working for more than three years in the CETI Program. With the students, the semistructured interview was carried out by the researcher responsible for the technique of the focal group with 2 (two) groups per school, one with corresponding age to Fundamental I (9 to 11 years) and the other with age corresponding to Fundamental II (12 to 15 years). The IRAMUTEQ software was used to treat the data and Similitude and content analyzes were performed. Through the analysis, the results show that the CETI Program has a proposal organized in the different teaching processes, experience and learning of sports modalities and we find that the discourses have a more convergent than divergent weight. We find convergence regarding the technical-tactical aspects (diverse sports modalities, rules, fundamentals, physical aspects, abilities, capacities) and socio-educational (cooperation, leisure, team work, respect, friendship, family), we perceive several similarities in the meanings of students, teachers and guiding proposal. However, the divergence evidenced lies in the lack of alignment with the ETI and CETI Proposals regarding the absence of the historical-cultural reference to the students. We hope that this process is an integral part of teacher planning and is based on the Pedagogical Framework of Sports, aiming at the full training of the student.Made available in DSpace on 2022-03-31T22:21:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Sheila Cristina Ribeiro.pdf: 1236008 bytes, checksum: ae62ba3141a314f21b2f3a18332d488e (MD5) Previous issue date: 20191 recurso online (104 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Esportes escolaresEducação integralEsportesO esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALSheila Cristina Ribeiro.pdfapplication/pdf1236008http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5552/1/Sheila%20Cristina%20Ribeiro.pdfae62ba3141a314f21b2f3a18332d488eMD5120.500.11874/55522022-05-19 15:26:18.345oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5552Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:18Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
title O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
spellingShingle O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
Esportes escolares
Educação integral
Esportes
title_short O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
title_full O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
title_fullStr O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
title_full_unstemmed O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
title_sort O esporte na educação de tempo integral : contribuições para a formação de crianças e adolescentes
author Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
author_facet Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Iaochite, Roberto Tadeu
Brisola, Elisa Maria Andrade, 1960-
Universidade de Taubaté.Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Sheila Cristina, 1981-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
contributor_str_mv Almeida, Renato de Sousa, 1972-
dc.subject.por.fl_str_mv Esportes escolares
Educação integral
Esportes
topic Esportes escolares
Educação integral
Esportes
description Orientação: Prof. Dr. Renato de Sousa Almeida
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-31T22:21:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-31T22:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (104 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5552/1/Sheila%20Cristina%20Ribeiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ae62ba3141a314f21b2f3a18332d488e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158037412118528