Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Alvissu, Fernanda da Silva
Orientador(a): Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damião
id UNITAU_40793c3047b2168772e582245077f7b9
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5472
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Alvissu, Fernanda da SilvaAlmeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaDamião, Silvia Matravolgyi, 1960-2022-03-22T00:36:33Z2022-03-22T00:36:33Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi DamiãoDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017Resumo: Esta pesquisa tem como tema a aprendizagem de Língua Inglesa na escola pública, por meiode uma pesquisa-ação de aplicação e análise de uma Unidade Didática baseada em tarefas para alunos do 9º ano do ensino fundamental II de uma escola municipal, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo. A vontade para a realização deste estudo surgiu da minha experiência como professora de Língua Inglesa do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escola pública, na qual vivenciei e verifiquei vários problemas que motivaram a realização deste trabalho. O primeiro é atribuído à existência do preconceito de que não se aprende inglês na escola pública. Outro problema é a necessidade de desconstrução da ideia de que a Língua Inglesa deve ficar restrita às paredes da sala de aula, já que o aluno precisa visualizar a utilidade e importância do que está aprendendo. Um terceiro problema está relacionado ao fato de que o livro didático, muitas vezes, é o único recurso disponível para o professor utilizar em sala de aula e para a sua própria formação como docente. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver e aplicar uma Unidade Didática em Língua Inglesa baseada em tarefas com vistas ao incentivo da produção oral em Língua Inglesa para trinta e cinco alunos de um 9º ano do ensino fundamental II. Os objetivos específicos desta pesquisa são acompanhar a aplicação da Unidade Didática e verificar as percepções de trinta e cinco alunos de um 9º ano sobre a participação deles na produção da Tarefa Final. A pesquisa teve como fundamentação teórica o ensino de Língua Inglesa baseado em tarefas e a tecnologia no ensino de Língua Inglesa. Metodologicamente, procedeu-se à pesquisa-ação que viabilizou a efetivação do ciclo ação-reflexão-ação e à análise qualitativa das informações teóricas e, ainda, à análise de um Questionário de Avaliação aplicado oito vezes, de duas rodas de conversa realizadas durante os quatro ciclos desta pesquisa e de um Questionário de Avaliação Final realizado ao final da aplicação da Unidade Didática. Os resultados indicam que os alunos tiveram percepções positivas sobre as atividades da Unidade Didática e que a participação deles na produção da Tarefa Final foi significativa. Assim, conclui-se que esta pesquisa pode ajudar professores e pesquisadores na elaboração e condução de projetos que envolvam a participação dos alunos e o uso de recursos tecnológicos.Abstract: This research has the theme of English language learning in the public school, through an action research application and analysis a Didactic Unit based in tasks for students of the 9th grade of elementary school of a municipal school in the city of Taubaté, interior of São Paulo. The willingness to carry out this study appeared because of my experience as an English language teacher in the 5th to 9th grade of public elementary school, in which I experienced and verified several problems that motivated this work. The first is attributed to the existence of the prejudice that one can say that does not learn English in public school. Another problem is the need to deconstruct the idea that the English language should be restricted to the walls of the classroom, since the student needs to visualize the usefulness and importance of what it has been learning. A third problem is related to the fact that the textbook is often the only resource available for teacher use in the classroom and for the teacher's own training. The general objective of this work is to develop and implement a task-based in English language Didactic Unit with a view to encouraging the oral production in English of thirty-five students of a 9th grade of elementary school. The specific objectives of this research are to follow the application of the Didactic Unit and to verify the perceptions of thirty-five students of a 9th grade about their participation in the production of the final task. The research was based on the theoretical basis of English language teaching based on tasks and technology in English language teaching. Methodologically, the action research was carried out, which enabled the effectiveness of the action-reflection-action cycle and the qualitative analysis of the theoretical information, as well as, the analysis of an Evaluation Questionary applied eight times, of two Groups Conversation that happened during the four cycles of this research and a Final Questionary given at the end of the application of the Didactic Unit. The results indicate that the students had positive perceptions about the activities of the Didactic Unit and that their participation in the production of the Final Task was significant. Therefore, it is concluded that this research can help teachers and researchers in the design and conduct of projects involving student participation and the use of technological resources.Made available in DSpace on 2022-03-22T00:36:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Fernanda da Silva Alvissu Prizoto.pdf: 3644566 bytes, checksum: 67dbbd8bb9217291bc320a33b7067786 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Língua inglesa - EnsinoEscola públicaUnidade didáticaProdução oralAprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Fernanda da Silva Alvissu Prizoto.pdfapplication/pdf3644566http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5472/1/Dissertacao%20MLA%20Fernanda%20da%20Silva%20Alvissu%20Prizoto.pdf67dbbd8bb9217291bc320a33b7067786MD5120.500.11874/54722022-05-19 15:26:17.377oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5472Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
title Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
spellingShingle Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
Alvissu, Fernanda da Silva
Língua inglesa - Ensino
Escola pública
Unidade didática
Produção oral
title_short Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
title_full Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
title_fullStr Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
title_sort Aprendendo inglês na escola pública : uma pesquisa-ação de análise e aplicação de uma unidade didática para alunos do 9º ano do ensino fundamental II
author Alvissu, Fernanda da Silva
author_facet Alvissu, Fernanda da Silva
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Almeida, Maria do Carmo Souza de, 1968-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvissu, Fernanda da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
contributor_str_mv Damião, Silvia Matravolgyi, 1960-
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Ensino
Escola pública
Unidade didática
Produção oral
topic Língua inglesa - Ensino
Escola pública
Unidade didática
Produção oral
description Orientação: Profa. Dra. Silvia Matravolgyi Damião
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:36:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:36:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (205 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5472/1/Dissertacao%20MLA%20Fernanda%20da%20Silva%20Alvissu%20Prizoto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 67dbbd8bb9217291bc320a33b7067786
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158036900413440