Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Stumpf, Priscila Voigt
Orientador(a): Brito, Eliana Vianna, 1958-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
id UNITAU_40aac7e3ba8831dfa504f3bd3bd38016
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/735
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Stumpf, Priscila VoigtUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaPrados, Rosália Maria NettoPuzzo, Miriam BauabBrito, Eliana Vianna, 1958-2020-09-21T19:01:53Z2020-09-21T19:01:53Z2014http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito KozmaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2014.Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar os conceitos Bakhtinianos perceptíveis no gênero discursivo anúncio publicitário, mais especificamente veiculado nos suportes conhecidos como mídias sociais, como Youtube, Facebook, Twitter e Formspring, a fim identificar sua possibilidade de discussão e aplicação em aulas de leitura para alunos de ensino médio e ensino superior. Como corpus de pesquisa foram selecionadas as campanhas Brastemp Espelhos; Vivo: Eduardo e Monica; e OMO Líquido Super Concentrado: Super Nice Responde. Como metodologia para desenvolvimento do projeto foram utilizadas pesquisas descritivas, com base em referencias bibliográficas e pesquisa exploratória que permitem buscar informações mais aprofundadas a respeito do corpus delimitado. Os anúncios publicitários que constituem o corpus dessa pesquisa foram selecionados devido ao grande impacto que causaram ao serem disseminados pelas mídias sociais e por terem como fonte principal de divulgação os variados sites de mídias sociais. No que diz respeito à fundamentação teórica, são discutidos bakhtinianos no que se refere ao estilo, dialogismo, ideologia e autor e autoria. Para realizar tais análises foram utilizados como pressupostos teóricos Bakhtin (1979;1997) pela forma como sustenta e embasa conceitos relacionadas aos gêneros discursivos, Brait (2010), Faraco (2007) e Firion (2001;2006) que abordam os conceitos trabalhados por Backhtin e seu Círculo; Telles (2010), Torres (2009) e Recuero (2009) por abrangerem as características e formatos das mídias sociais com as quais nos deparamos na atualidade; assim como Martins (2009), Sampaio (2003) e Sant'Anna (2007), que abordam o gênero discursivi anúncio publicitário em si. Os resultados demonstram que esse tipo de campanha permite grande interação junto aos interlocutores, possibilita novos diálogos, por meio de ferramentas existentes nas plataformas digitais utilizadas, que permitem uma atitude responsiva rápida e melhor percebidas pelas empresas. A análise dos dados permite concluir que várias características dos meios de comunicação de massa são mantidas nas mídias sociais. No que diz respeito à teoria aplicada, percebe-se que ela nos leva a criar um olhar mais profundo acerca dos enunciados disseminados. Conclui-se ainda que se trata de um gênero com diversos aspectos possíveis de serem trabalhados em sala de aula. trata-se de um formato de mídia que permite ao aluno uma reflexão e melhor compreensão do gênero, e que pode ser aplicado de forme e levá-lo a ativar seu conhecimento prévio sobre o gênero e a se posicionar de forma crítica.Abrasct: This dissertation aims to examine Bakhtin concepts noticeable in advertising genre, more specifically conveyed the brackets known as social media like Youtube, Facebook, Twitter and Formspring, to identify their possibility of discussion and application in reading classes to high school students and higher education. To the corpus of this dissertation were selected campaigns as: Brastemp Espelhos, Vivo: Eduardo e Mônica, and OMO Líquido Super Concetrado. As methodology to develop this dissertation, was used descriptive research, based on references and exploratory research that allow more in-depth search for information about delimited corpus. The advertisements that constitute the corpus of this research were selected due to the large impact that caused to be disseminated through social media and by having as main source of dissemination of the various social media sites. With regard to the theoretical basis, Bakhtin concepts are discussed with regard to style, dialogism, ideology and author and authorship. To perform these analyzes were used as theoretical assumptions Bakhtin (1979,1997) and to supports and underpins concepts related to speech genres, Brait (2010), Faraco (2007) and Fiorin (2001,2006) that discuss the concepts developed by Bakhtin and his Circle; Telles (2010), Torres (2009) and Recuero (2009), because they cover the features and formats of social media that confronts us today, and Martins (2009), Sampaio (2003 ) and Sant 'Anna (2007) , who discuss the advertising genre itself . The results demonstrate that this kind of campaign allows great interaction with the interlocutors, enable new dialogue through existing tools used on digital platforms, which allow quick and responsive attitude better perceived by firms. The analysis allows us to conclude that several characteristics of the means of mass communication are kept in social media. Related to the applied theory, realizes that it lead us to create a deeper analyses about the spread set. We conclude that this is still a genre with many aspects possible to be worked in class. This is a media format that allows students to reflect and better understanding the genre, and that can be applied in order to get him to activate their prior knowledge about gender and position them critically.Made available in DSpace on 2020-09-21T19:01:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Priscila Voigt Stumpf_seg.pdf: 2026055 bytes, checksum: 1e0600118eb06f314db7f3fc33c7e1e0 (MD5) Previous issue date: 201496 p. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Gênero discursivoAnúncio publicitárioDialogismoMídias sociaisRedes sociaisMikhail BakhtinAnúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPriscila Voigt Stumpf_seg.pdfapplication/pdf2026055http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/735/1/Priscila%20Voigt%20Stumpf_seg.pdf1e0600118eb06f314db7f3fc33c7e1e0MD5120.500.11874/7352021-07-05 18:31:49.225oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2021-07-05T21:31:49Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
title Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
spellingShingle Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
Stumpf, Priscila Voigt
Gênero discursivo
Anúncio publicitário
Dialogismo
Mídias sociais
Redes sociais
Mikhail Bakhtin
title_short Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
title_full Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
title_fullStr Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
title_full_unstemmed Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
title_sort Anúncios publicitários veiculados nas mídias sociais : aspectos verbo-visuais e seus efeitos de sentido
author Stumpf, Priscila Voigt
author_facet Stumpf, Priscila Voigt
author_role author
dc.contributor.editor.pt_BR.fl_str_mv Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prados, Rosália Maria Netto
Puzzo, Miriam Bauab
dc.contributor.author.fl_str_mv Stumpf, Priscila Voigt
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
contributor_str_mv Brito, Eliana Vianna, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero discursivo
Anúncio publicitário
Dialogismo
Mídias sociais
Redes sociais
Mikhail Bakhtin
topic Gênero discursivo
Anúncio publicitário
Dialogismo
Mídias sociais
Redes sociais
Mikhail Bakhtin
description Orientação: Profa. Dra. Eliana Vianna Brito Kozma
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-21T19:01:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-21T19:01:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 p. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/735/1/Priscila%20Voigt%20Stumpf_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e0600118eb06f314db7f3fc33c7e1e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158035614859264