Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Fonseca, Fernanda Cardoso Fraga
Orientador(a): Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5471
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria José Milharezi Abud
id UNITAU_580a7c7fe4c78bcadff052a152eec7a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5471
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Fonseca, Fernanda Cardoso FragaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaAbud, Maria José Milharezi, 1942-2022-03-22T00:14:17Z2022-03-22T00:14:17Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5471Orientação: Profa. Dra. Maria José Milharezi AbudDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2017.Resumo: Este trabalho expõe uma pesquisa que tem como tema a percepção de alunos com altas habilidades/superdotação, a respeito das características docentes que contribuem para o êxito do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. O que justifica a necessidade dessa pesquisa é o fato de que a fundamentação teórica sugere que os professores tenham características específicas para realizar seu trabalho junto aos alunos com altas habilidades/superdotação, sendo assim, é preciso identificar objetivamente quais são elas. Além disso, um número maior de estudos e análises poderia oferecer bases para uma educação adequada a esses alunos. Assim, este estudo tem como objetivo geral oferecer contribuições para a prática de professores que trabalham com alunos com altas habilidades/superdotação, e como objetivo específico investigar, segundo a percepção de alunos com altas habilidades, quais são as características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem. Os pressupostos teóricos a respeito das contribuições sobre a inteligência e o aluno com altas habilidades/superdotação tiveram respaldo em Sternberg (2010), Landau (2002), Renzulli (2004, 2014), entre outros; e sobre as características de qualidade do professor, assim como suas relações com o alunado, em Vialle e Tischler (2005), Alencar e Fleith (2001), Rech e Freitas (2005b), Valle-Ribeiro e Barbosa (2014), Martins e Alencar (2011), Guenther (2012), entre outros. Participaram desta pesquisa 40 alunos com altas habilidades/superdotação do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental que fazem parte de um projeto de um Instituto social de uma cidade do interior paulista. Foi utilizado como instrumento metodológico para coleta de dados um questionário composto por cinco questões abertas que foram respondidas por todos os alunos. Para a análise das respostas desses participantes, foram empregados os constructos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados dessa pesquisa apontam que, na percepção da maioria dos alunos participantes, as principais características docentes que contribuem para o êxito de sua aprendizagem estão relacionadas à boa didática/ao bom trabalho didático do professor. Embora com menor frequência, também foram mencionadas como características de qualidade o bom relacionamento, o bom senso de humor e a disposição do professor para aprender. Dessa forma, o bom trabalho didático é o diferencial do bom professor, pois quando bem executado, efetivamente faz com que o aluno aprenda melhor, em contrapartida é mencionado como o aspecto mais negativo, quando apresenta problemas. Além disso, as características obtidas na presente pesquisa são atributos necessários a todos os professores e benéficos a todos os alunos e não apenas aos alunos com altas habilidades/superdotação.Abstract: This paper presents a research focused on the perception of students with high ability/giftedness, regarding the characteristics of teachers that contribute to the success of the process of teaching and learning in the classroom. The need of this research is justified by the theoretical foundation which suggests that teachers have specific ways to perform when working with this type of students, and thus, it is necessary to objectively identify what these are. In addition, a greater number of studies and analyzes could provide a basis for a special education appropriate for these students. Thus, this study has as its general objective to contribute to the practice of teachers who work with students with high ability/giftedness. Moreover, the specific objective of this work is to investigate, according to the perception of students with high abilities/giftedness, what are the teaching characteristics that contribute to the success of their learning. The theoretical assumptions of contributions on intelligence and of the student with high abilities/giftedness were supported, among others, by Sternberg (2010), Landau (2002) and Renzulli (2004, 2014); and on the quality characteristics of the teacher, as well as their relations with the student, by Vialle and Tischler (2005), Alencar and Fleith (2001), Rech and Freitas (2005b), Valle-Ribeiro e Barbosa (2014), Martins e Alencar (2011), Guenther (2012), among others. 40 students with high ability/gifted from the 8th and 9th grade of Elementary School from an social Institute's project in a city in São Paulo state participated in this research. As a methodological tool for the data collection was created a questionnaire which consists of five open-ended questions. This questionnaire was answered by all the students. For the analysis of the responses of these participants was used the content analysis constructs by Bardin (2011). The results of this research show that, in the perception of the majority of the participating students, the main teaching characteristics that contribute to the success of their learning are related to the good didactic/good didactic work of the teacher. Although less frequently, good relationships, good sense of humor and a willingness to learn were also mentioned as quality characteristics. Thus, the good didactic work is the differential of the good teacher. If the didactic work is done well the students learn more effectively. In contrast, is mentioned as the most negative aspect, when presenting problems. In addition, the characteristics obtained in the presented research are necessary to all teachers and beneficial not only to the students with high ability/giftedness but to all of them.Made available in DSpace on 2022-03-22T00:14:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao MLA Fernanda Cardoso Fraga Fonseca.pdf: 1406738 bytes, checksum: 60332b87ab57c01a68858c5cc41b0850 (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (101 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação de professoresEducação inclusivaSuperdotaçãoCaracterísticas de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALDissertacao MLA Fernanda Cardoso Fraga Fonseca.pdfapplication/pdf1406738http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5471/1/Dissertacao%20MLA%20Fernanda%20Cardoso%20Fraga%20Fonseca.pdf60332b87ab57c01a68858c5cc41b0850MD5120.500.11874/54712022-05-19 15:26:17.339oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:17Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
title Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
spellingShingle Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
Fonseca, Fernanda Cardoso Fraga
Formação de professores
Educação inclusiva
Superdotação
title_short Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
title_fullStr Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
title_full_unstemmed Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
title_sort Características de qualidade do professor na percepção de alunos com altas habilidades/superdotação
author Fonseca, Fernanda Cardoso Fraga
author_facet Fonseca, Fernanda Cardoso Fraga
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Fernanda Cardoso Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
contributor_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação inclusiva
Superdotação
topic Formação de professores
Educação inclusiva
Superdotação
description Orientação: Profa. Dra. Maria José Milharezi Abud
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-22T00:14:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-22T00:14:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5471
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (101 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5471/1/Dissertacao%20MLA%20Fernanda%20Cardoso%20Fraga%20Fonseca.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 60332b87ab57c01a68858c5cc41b0850
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158036896219136