Uni, duni, tê, eu e você, vamos brincar do quê? : a brincadeira como possibilidade de construção da identidade racial e de gênero

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-
Orientador(a): Souza, Liliane Bordignon de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de Souza
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spelling Ameal, Simone de Almeida Antonio, 1976-Magalhães, Luciana de Oliveira RochaSantiago, FlavioUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSouza, Liliane Bordignon de2024-03-15T21:22:59Z2024-03-15T21:22:59Z2023http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/6979Orientação: Profa. Dra. Liliane Bordignon de SouzaDissertação (mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2023.Resumo: A presente pesquisa, está inserida na linha de pesquisa Inclusão e Diversidade Sociocultural e investiga como as brincadeiras realizadas na Educação Infantil contribuem com a construção da identidade racial e de gênero das crianças pequenas na percepção e na prática pedagógica de professoras. Para responder essa indagação desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, etnográfica. Foram participantes dessa pesquisa a professora pesquisadora, as professoras da instituição e uma turma de crianças matriculadas no último ano da Educação Infantil de uma instituição localizada em um município do Vale do Paraíba. O objetivo da pesquisa foi compreender como as professoras da Educação Infantil constroem materialidade para proporcionar a construção da identidade racial e de gênero, por meio das brincadeiras entre as crianças. A construção de dados ocorreu por meio de observação participante das brincadeiras planejadas ou espontâneas realizadas durante o período de aula, as quais compuseram os registros do caderno de campo. Com intuito de contextualizar o cenário da escola, solicitou-se que as professoras da escola respondessem um questionário. Além disso, realizamos uma análise do Projeto Político Pedagógico da escola. A professora da turma observada pela pesquisadora foi convidada a participar de uma entrevista semiestruturada. A coleta de dados in loco durou aproximadamente 2 meses, visitando a escola regularmente duas vezes por semana. Os resultados alcançados demonstram as formas como as crianças e professora desenvolvem construção de conhecimento por meio da brincadeira, revelando a importância do brincar na construção das identidades racial e de gênero na infância; além disso, demonstra a relevância dessa ação no processo de aprendizagem das crianças pequenas.Abstract: The present research is inserted in the research line Inclusion and sociocultural diversity and investigates how the games played in Kindergarten contribute to the construction of racial and gender identity of young children in the perception and pedagogical practice of female teachers. To answer this question, a qualitative, ethnographic research was developed. Participants in this research were the research teacher, the institution's teachers and a group of children enrolled in the last year of Early Childhood Education at an institution located in a municipality in the Vale do Paraíba. The objective of the research was to understand how early childhood education teachers build materiality to provide the construction of racial and gender identity through play among children. Data construction took place through participant observation of planned or spontaneous games performed during the class period, which made up the field notebook records. In order to contextualize the school scenario, the school teachers were asked to answer a questionnaire. In addition, we carried out an analysis of the school's Pedagogical Political Project. The class teacher observed by the researcher was invited to participate in a semistructured interview. On-site data collection lasted approximately 2 months, visiting the school regularly twice a week. The results achieved demonstrate the ways in which the children and the teacher develop knowledge construction through play, revealing the importance of playing in the construction of racial and gender identities in childhood; in addition, it demonstrates the relevance of this action in the learning process of young children.Made available in DSpace on 2024-03-15T21:22:59Z (GMT). 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