A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Pereira, Ana Maria
Orientador(a): Romero, Tania Regina de Souza
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romero
id UNITAU_8eedc0d09785d61c92644c00b1d51923
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/836
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Pereira, Ana MariaCastro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaRomero, Tania Regina de Souza2023-06-02T21:31:32Z2023-06-02T21:31:32Z2008http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza RomeroDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2008.Resumo: Essa dissertação está inserida na linha de pesquisa "Formação de professores de línguas" no projeto "auto-avaliação do educador de línguas", tendo como foco a prática docente e de que modo escolhas linguisticas feitas pelo professor durante as aulas de leitura em língua inglesa favorecem a interação do aluno com o texto. A pesquisa investiga de que maneira as intervenções feitas pelo professor, através de perguntas, em aula de leitura em Língua Inglesa, como língua estrangeira, suscitam reflexão crítica. Utiliza-se a Gramática Sistemico-Funcional (GSF) como ferramenta no estudo da linguagem em uso para amparar teoricamente os múltiplos significados que podem ser atribuidos a uma mesma leitura. Na metodologia, utilizam-se as noções de etnografia de Cançado (1994), sendo que a coleta de dados foi feita por transcrições de gravações de aulas de leitua do gênero "contos infantis" com alunos de 7° série de uma escola da rede particular. Os resultados foram analisados qualitativamente sob a perspectiva crítica da prática docente, utilizando-se como aporte teórico obras de autores como Liberali (2003); Coracini (2002); Magalhães (2003); Romero (2003/2004/2006). Os resultados obtidos após avaliação e reavaliação constante da realidade das aulas e dos dados da pesquisa indicam uma contribuição para o aprimoramento da prática docente da pesquisadora enquanto mediadora de conhecimento de Língua Inglesa.Abstract: This research is related to the area "Development of teachers of languages" in the project "Auto-evaluation of the language teacher", focusing on the educational practice and in what way the linguistic choices, made by the teacher during the classes of reading in English, favor the interaction of the student with the text. In this way, the students learning of the foreign language (FL) can increase the teachers self perception as a knowledge constructor, happening while new meanings are incorporated to the thought of the learner. The research investigates how the interventions made by the teacher, through questioning, in a reading class in English, as a foreign language, develop critical sense. The Systemic Functional Grammar (SFG) is used for the analysis of the language use and the various meanings attributed to the same text. Cançados ethnography (1994) serves as a tool for the data collecting, which was made through recording transcriptions of childrens tales reading classes, with students of the 7th grade in a private school. The results were analyzed qualitatively under the critical perspective of the educational practice and used as a theoretical support authors such as Castro (1998); Liberali (2003); Magalhães (2003) and Romero (2003;2004;2006). The results obtained after the data analysis and the constant evaluation of her classes indicated a contribution to the improvement of her practice as a knowledge mediator in EnglishMade available in DSpace on 2023-06-02T21:31:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Maria Pereira.pdf: 3149740 bytes, checksum: f5971d44fd0b2b7def1687685bd92937 (MD5) Previous issue date: 2008121f : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação de professoresLeituraConhecimentoLíngua inglesaTextoA linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglêsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALAna Maria Pereira.pdfapplication/pdf3149740http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/836/1/Ana%20Maria%20Pereira.pdff5971d44fd0b2b7def1687685bd92937MD5120.500.11874/8362023-06-02 18:31:32.903oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/836Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-06-02T21:31:32Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
title A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
spellingShingle A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
Pereira, Ana Maria
Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
title_short A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
title_full A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
title_fullStr A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
title_full_unstemmed A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
title_sort A linguagem docente na construção conjunta de leitura em inglês
author Pereira, Ana Maria
author_facet Pereira, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Solange T. Ricardo de (Solange Teresinha Ricardo de), 1952-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Maria
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
contributor_str_mv Romero, Tania Regina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
topic Formação de professores
Leitura
Conhecimento
Língua inglesa
Texto
description Orientação: Profa. Dra. Tania Regina de Souza Romero
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-02T21:31:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-02T21:31:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121f : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/836/1/Ana%20Maria%20Pereira.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f5971d44fd0b2b7def1687685bd92937
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158038793093120