A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Ponzoni, Rosana Mansur
Orientador(a): Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
id UNITAU_bcf57d2497091847f23fabb9e005dc37
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3385
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ponzoni, Rosana MansurTápias-Oliveira, Eveline MattosRomero, Tania Regina de SouzaUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaLopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-2023-11-21T13:52:32Z2023-11-21T13:52:32Z2009http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes-RossiDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada, Taubaté, 2009.Resumo: O tema desta pesquisa é a formação de professores de língua inglesa. A procura por estudos mais significativos sobre o tema partiu de um novo desafio: lecionar em um curso de Letras e formar professores de línguas. O objetivo geral deste estudo é refletir criticamente sobre como realizo meu trabalho de formação de futuros professores de Inglês no que se refere às minhas ações pedagógicas que podem ter colaborado para instrumentalizar sua futura prática profissional e para desenvolver a consciência crítica e a cidadania desses alunos. A fundamentação teórica está embasada nos estudos da reflexão crítica de Dewey (1959), Freire (1970), Schön (1987), Smith (1992), Kincheloe (1997), Giroux (1998), entre outros; em pesquisas da área da Linguística Aplicada, baseadasnesses teóricos, desenvolvidas por Romero (1998), Castro (1999), Magalhães (2004), Liberali (2008), entre outras; e em estudos sobre o processo de (trans)formação da competência de ensino do professor de inglês em contextos institucionais brasileiros, desenvolvidos por Magalhães (1998, 1997), Celani (1999) e Castro (1999, 1998). Considero, também, o conceito de cidadania, atrelado a questões éticas peculiares ao contexto sócio-histórico, embasado emBrookfield (1995), Giroux (1998), Clough e Holden (2002), entre outros. O corpus da pesquisa - 10 diários escritos por mim - foi coletado em 2008, no meu local de trabalho, a partir de aulas para um grupo de 37 alunos de um curso de Letras, delimitado com base no conceito de estudo de caso de Wallace (1998), Nunan (1992), Gil (2002), Stake (2000) e Yin (2001). A análise dos dados mostrou que as ações pedagógicas, desenvolvidas num contexto sociointeracionista de ensino-aprendizagem concomitantemente a reflexões sobre por que e como ensinar determinados conteúdos de língua inglesa, colabora para instrumentalizar a futura prática profissional dos alunos. A contribuição para o desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania dos alunos ocorreu por meio da discussão de questões sociais e políticas que envolvem a sala de aula e a sociedade como um todo. Os alunos tiveram a oportunidade de argumentar, comparar e avaliar seus posicionamentos em relação aos dos demais participantes do contexto. A reflexão-crítica pela qual passei durante o desenvolvimento desta pesquisa permitiu a avaliação de meus pontos fortes e fracos como professora, a reconstrução de minha prática e a conscientização sobre a necessidade contínua da reflexão na prática pedagógica.Abstract: The theme of this research is the formation of English language teachers. The search for more significant studies about this theme started as a new challenge: lessoning at a private university language course and to prepare future English teachers. The general objective of this study is to reflect critically how I develop my work forming future English teachers in relation to my pedagogical actions that might have corroborated to provide pedagogical skills for their future professional practice and to develop a critical awareness and citizenship in these students. The theoretical framework of this study is based on the principle of critical reflection presented by Dewey (1959), Schön (1987), Smith (1992), Freire (1970), Giroux (1998), among others; in Applied Linguistics research area, based on these theorists, developed by Romero (1998), Castro (1999), Magalhães (2004), Liberali (2008), among others, and in studies relating to the process in (trans)formation of the English teacher ?s competence in Brazilian educational institutions, which have been researched by Celani (1999); Castro (1999, 1998); Magalhães (1998, 1997). It is considered, as well, the concept of citizenship, harnessed to specific ethical issues in social historical context according to Brookfield (1995); Giroux (1998); Clough & Holden (2002); among others. The corpus of this research consists of 10 diaries written by me, which were collected in my working environment during 2008. The methodology used was a case study based on Wallace (1998); Nunan (1992); Gil (2002); Stake (2000); and Yin (2001) hence it is a specific, delimitated, group of 37 students from a Language course. The analysis of the data showed that the pedagogical actions, developed in the context of social interactionism of learning training concomitantly to reflections about why and how to teach certain contexts of the English language, corroborated to to provide pedagogical skills for their future professional practice. The contribution to develop a critical awareness and citizenship occurred through social and political discussions which involve the classroom and the society as a whole. The students were able to argue, compare and evaluate their standpoints in relation to the other participants in the context. The critical-reflection I went through during the development of this research allowed me to evaluate my weak and strong points asa teacher, the re(construction) of my praxis, and mainlythe awareness of a continuous reflection in the pedagogical practice.Made available in DSpace on 2023-11-21T13:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSANA MANSUR PONZONI.pdf: 2293272 bytes, checksum: 83df2ff83dc02c97900c153152da1b66 (MD5) Previous issue date: 20091 recurso online (159 f.) : digital, arquivo PDF.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Domínio Públicoreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUProfessores - FormaçãoLíngua inglesaReflexão críticaCidadaniaA construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporORIGINALROSANA MANSUR PONZONI.pdfapplication/pdf2293272http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3385/1/ROSANA%20MANSUR%20PONZONI.pdf83df2ff83dc02c97900c153152da1b66MD5120.500.11874/33852023-11-21 11:52:32.402oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/3385Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-11-21T13:52:32Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
title A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
spellingShingle A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
Ponzoni, Rosana Mansur
Professores - Formação
Língua inglesa
Reflexão crítica
Cidadania
title_short A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
title_full A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
title_fullStr A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
title_full_unstemmed A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
title_sort A construção do professor crítico-reflexivo de língua inglesa em um curso de letras
author Ponzoni, Rosana Mansur
author_facet Ponzoni, Rosana Mansur
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Tápias-Oliveira, Eveline Mattos
Romero, Tania Regina de Souza
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Ponzoni, Rosana Mansur
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
contributor_str_mv Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Língua inglesa
Reflexão crítica
Cidadania
topic Professores - Formação
Língua inglesa
Reflexão crítica
Cidadania
description Orientação: Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-21T13:52:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-21T13:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/3385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (159 f.) : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.source.pt_BR.fl_str_mv Domínio Público
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/3385/1/ROSANA%20MANSUR%20PONZONI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 83df2ff83dc02c97900c153152da1b66
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158040124784640