Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Leite, Marcia Regina Damian
Orientador(a): Targa, Marcelo dos Santos
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais
Departamento: Departamento de Ciências Agrárias
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1014
Resumo: Orientação: Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa
id UNITAU_c6b12692b29f26471671440a6657dd68
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1014
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Leite, Marcia Regina DamianRezende Filho, Cyro de BarrosSilva, Paulo Augusto Romera eUniversidade de Taubaté. Departamento de Ciências AgráriasTarga, Marcelo dos Santos2019-08-16T13:18:20Z2019-08-16T13:18:20Z2007http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1014Orientação: Prof. Dr. Marcelo dos Santos TargaDissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais,Taubaté, 2007.Resumo: O ambiente de convívio pode ser entendido como centro, reorganizando conflitos existentes. O convívio escolar, por ser o espaço de atuação mais imediato para o aluno é decisivo na aprendizagem de valores sociais. Acredita-se que nas aulas de Português, por se estudar diversos tipos de textos, a abordagem do tema ambiental é oportuna e sua adequação ao contexto é admissível. Este trabalho visou o desenvolvimento de uma proposta metodológica que induza e oriente as atividades, na forma de projeto pedagógico escolar da disciplina de Português e parte do processo de educação Ambiental. Acredita que a preservação do ambiente de convívio depende do envolvimento de todos. O ponto de partida para este trabalho foi a necessidade de implantar a prática da educação ambiental na escola, independente da disciplina ministrada. O estudo do meio ambiente, junto ao conhecimento terá mais condições de ocorrer, na medida em que se promova uma reestruturação de conteúdos aliados à vida social. Entende- se que essa generalização de práticas ambientais só será possível se estiver inserida no contexto de valores sociais, mesmo que se refira a mudanças de hábitos cotidianos. No questionamento acerca da degradação ambiental estudou- se a água, em sua abordagem atual: a escassez. Também o consumo desenfreado, que resulta no desperdício e conseqüente montante de lixo. Aplicou- se a metodologia Planejamento, Processo e Produto (PPP), principalmente por avaliar continuamente cada passo, por meio da avaliação formativa, ao permitir adequação, aceitando que as etapas variem de acordo com o contexto trabalhado e por encerrar a verificação do projeto de maneira geral, com a avaliação somativa. Com uma sondagem inicial, feita por um questionário com perguntas simples, sobre meio ambiente e água, percebeu-se que havia falta de informação em alguns aspectos, como por exemplo, da origem da água que abastece a cidade, dos rios existentes e dos poluidores desses rios. A partir daí foram trabalhadas atividades, como relatório de documentário; interpretação de textos informativos, publicitários e poéticos, e descrição de visitas a locais públicos com preservação ambiental. O mesmo questionário foi aplicado ao final das atividades e constatou-se o avanço dos alunos quanto a assuntos antes desconhecidos, que depois de trabalhados foram absorvidos. Oito meses após a aplicação do projeto foi feita uma revisão de casos. De acordo com as respostas, os alunos preservaram as informações. A disciplina Português foi utilizada como um veículo para transportar a informação sobre meio ambiente e água, ainda que cumprindo o conteúdo recomendado para a oitava série. 0s alunos se envolveram na problemática da escassez de água, usaram criticidade na análise dos locais visitados e na argumentação de procedimentos certos e errados. Os resultados foram bastante satisfatórios.Abstract: The society environment can be understood as a center reorganizing existing conflicts. Being the closest space of acting for students, the school environment is decisive in the learning process of social values. It is believed that in Portuguese classes, where several kinds of texts are studied, the approach to the environmental theme is opportune and its adequacy to the context is plausible. This project has aimed the development of a methodological proposal which provokes and guides the activities, as a pedagogical school project of the Portuguese subject and part of the process of Environmental Education. It believes that the preservation of the society environment depends on the involvement of everybody. The necessity to establish the practice of the environment education in the school was the starting point for this work, independently from which subject is taught. The study of the environment will have more conditions to occur as it promotes a reorganization of contents linked to the social life. It is understood that this generalization of environment practices will only be possible if inserted in the context of social values, even if it relates to the changes of daily habits. Water, in its current approach, the scarcity, was studied in the questioning regarding to the environmental degradation. The uncontrolled consumption, which results in the misuse and consequent sum of garbage, was studied as well. The methodology Planning, Process and Product (PPP) was applied, mainly for evaluating each step continuously, through the formative evaluation, accepting that the stages vary in accordance with the context worked and for ending up the verification of the project in a general manner, with the combined evaluation. With an initial research, using a questionnaire with simple questions, on environment and water, it was perceived that there was a lack of information in some aspects, as for example, the origin of the water that supplies the city, the existing rivers and the pollutants of these rivers. From this initial research some activities such as reports, interpretation of informative texts and advertising, were worked on; as well as visits to public areas with environmental preservation. The same questionnaire was applied at the end of the activities and then it was noticed that students had acquired knowledge about subjects which were unknown by them before. A review of cases was made eight months after the application of this project. According to the answers, the students had conserved the information. Portuguese was used as a vehicle to carry the information about environment and water, in spite of accomplishing the recommended content to the eighth grade. The students got involved in the problem of water shortage; they analyzed the visited places and questioned the procedures as wrong or right. The results had been satisfactory enough.Made available in DSpace on 2019-08-16T13:18:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcia Regina Damian Leite.pdf: 2576019 bytes, checksum: aeaef7058e23443dbe7c80adaa30a79f (MD5) Previous issue date: 200779 f. : il.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Ciências AmbientaisUNITAUBrasilDepartamento de Ciências AgráriasRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessÁguaAmbienteConvívioEducaçãoPreservaçãoPromovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da águaPromoting the environmental awareness In portuguese classes: application of the "ppp" methodology in the thematic of the waterinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMarcia Regina Damian Leite.pdfapplication/pdf2576019http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1014/1/Marcia%20Regina%20Damian%20Leite.pdfaeaef7058e23443dbe7c80adaa30a79fMD5120.500.11874/10142019-09-10 17:30:23.074oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/1014Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:23Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Promoting the environmental awareness In portuguese classes: application of the "ppp" methodology in the thematic of the water
title Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
spellingShingle Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
Leite, Marcia Regina Damian
Água
Ambiente
Convívio
Educação
Preservação
title_short Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
title_full Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
title_fullStr Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
title_full_unstemmed Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
title_sort Promovendo a conscientização ambiental em aulas de português : aplicação da metodologia "PPP" na temática da água
author Leite, Marcia Regina Damian
author_facet Leite, Marcia Regina Damian
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Rezende Filho, Cyro de Barros
Silva, Paulo Augusto Romera e
Universidade de Taubaté. Departamento de Ciências Agrárias
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Marcia Regina Damian
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Targa, Marcelo dos Santos
contributor_str_mv Targa, Marcelo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Ambiente
Convívio
Educação
Preservação
topic Água
Ambiente
Convívio
Educação
Preservação
description Orientação: Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-16T13:18:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-16T13:18:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1014
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Agrárias
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/1014/1/Marcia%20Regina%20Damian%20Leite.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aeaef7058e23443dbe7c80adaa30a79f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158032840327168