Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Ribeiro, Patricia Batista, 1985-
Orientador(a): Santos, Roseli Albino dos, 1968-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5663
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos.
id UNITAU_d97ca0e322a9d10a34a6e03afc1849e1
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5663
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Ribeiro, Patricia Batista, 1985-Reis, Camila Beltrão MedinaMendonça, Suelene Regina Donola, 1960-Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em EducaçãoSantos, Roseli Albino dos, 1968-2022-05-06T00:36:30Z2022-05-06T00:36:30Z2017http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5663Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos.Dissertação (Mestrado) - Universidade de Taubaté, Programa de Pós-graduação em Educação, Taubaté, 2017.Resumo: Esta pesquisa aborda o cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Entendendo-se que é necessário respeitar a criança em suas individualidades, auxiliando-a no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir sobre diversidade étnicoracial no espaço escolar. Assim, objetivou-se investigar como se estabeleciam as interações sociais e relações raciais entre crianças negras e brancas e com a professora da sala em uma unidade municipal de Educação Infantil de uma cidade do vale do Paraíba- SP. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos instrumentos de coleta de dados são entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os sujeitos foram os alunos de uma sala de aula dessa unidade escolar, a professora, a diretora e a orientadora educacional. Os resultados evidenciaram que as crianças conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Algumas delas mostraram que têm contato com o preconceito racial, pois surgiram, em suas falas, comentários depreciativos relacionados à cor de sua própria pele. Para algumas delas, as características raciais pareciam incomodar. No entanto, durante as brincadeiras relacionavam-se sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Um projeto institucional específico, voltado para questões étnico-raciais na rede municipal de educação da cidade, pareceu possibilitar a presença de práticas promotoras de igualdade racial na escola, tanto nas representações que compõem esse espaço quanto nas práticas pedagógicas da professora e nas interações que as crianças estabeleciam entre si. Contudo, foi possível perceber que a falta de um documento norteador desse projeto institucional, "Infância sem racismo", dificulta um alinhamento de ações e práticas entre os profissionais da escola. Enquanto algumas professoras desenvolvem atividades voltadas especificamente para as questões do racismo, outras preferem abordar a diversidade de forma mais ampla. Também apareceram nos discursos da equipe gestora descrições sobre a importância de se trabalhar a diversidade em diferentes aspectos, sem foco específico na questão racial. Tal fato demonstra o incômodo que as questões étnico-raciais ainda provocam.Abstract: This research approaches the routine of children from early childhood education regarding the social interactions that are based on this schooling environment in relation to the black child. Taking into account that it is necessary to respect the child in one's individualities, helping on the development of abilities of interaction and respect to the others, it is important to discuss about ethnic and racial diversity in schooling space. Thus, it aimed to investigate how the social interactions and racial relationships were set among black and white children and the teacher of the classroom in a municipal early childhood education unit in a city from Vale do Paraíba-SP. It is a qualitative research which data collection instruments are interview and observations of the schooling space and the routine of the classroom. Research subjects were the students of a classroom in this school unit, the teacher, the principal and the guidance counselor. The results emphasize that children know and use ethnic and racial categories in their conversations. Some of them showed that are in touch with racial prejudice because it was brought, in their speeches, derogatory comments regarding their own skin color. For some of them, the racial features seemed to bother. However, during fun moments, they interacted with no interference from racial belongings. A specific institutional project aiming to ethnic and racial matters in the municipal education of the city seemed to enable the presence of practices that promote racial equality at school, as much on the representations that compose this space as on the pedagogical practices of the teacher and o the interactions that children set among themselves. Although, it was possible to realize that the lack of a guiding document of this institutional project "Childhood without racism", makes it difficult to align the actions and practices among the school professionals. Whereas some teachers develop activities focused, specifically, on the matters of racism, others prefer to approach diversity in a more wide way. Also, descriptions about the importance of working on diversity in different aspects, with no specific focus on the racial matter were brought in the speeches of the management team. This fact demonstrates the discomfort those ethnic-racial matters still bring about.Made available in DSpace on 2022-05-06T00:36:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Patricia Batista Ribeiro.pdf: 1446524 bytes, checksum: 7591627a9ad13f6b1d5910bf54084dba (MD5) Previous issue date: 20171 recurso online (130 f.) : il. digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéUNITAUBrasilRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Discriminação na educaçãoEducação infantilCrianças negrasRacismoDiversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALPatricia Batista Ribeiro.pdfapplication/pdf1446524http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5663/1/Patricia%20Batista%20Ribeiro.pdf7591627a9ad13f6b1d5910bf54084dbaMD5120.500.11874/56632022-05-19 15:26:19.714oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/5663Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2022-05-19T18:26:19Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
title Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
spellingShingle Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
Ribeiro, Patricia Batista, 1985-
Discriminação na educação
Educação infantil
Crianças negras
Racismo
title_short Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
title_full Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
title_fullStr Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
title_sort Diversidade étnico-racial no contexto escolar : um estudo das interações sociais em uma escola de Educação Infantil
author Ribeiro, Patricia Batista, 1985-
author_facet Ribeiro, Patricia Batista, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Reis, Camila Beltrão Medina
Mendonça, Suelene Regina Donola, 1960-
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Patricia Batista, 1985-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
contributor_str_mv Santos, Roseli Albino dos, 1968-
dc.subject.por.fl_str_mv Discriminação na educação
Educação infantil
Crianças negras
Racismo
topic Discriminação na educação
Educação infantil
Crianças negras
Racismo
description Orientação: Profa. Dra. Roseli Albino dos Santos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-06T00:36:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-06T00:36:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5663
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/5663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online (130 f.) : il. digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/5663/1/Patricia%20Batista%20Ribeiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7591627a9ad13f6b1d5910bf54084dba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158038034972672