Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
Ano de defesa: | 2015 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade de Taubaté
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
|
Departamento: |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935 |
Resumo: | Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco |
id |
UNITAU_f8c6e4a6f61e08276b713f230ad02e13 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/935 |
network_acronym_str |
UNITAU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
repository_id_str |
|
spelling |
Parrilla, Marlene BíscoloCastro, Maria Aparecida Campos Diniz deSouza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuUniversidade de TaubatéPacheco, Márcia Maria Dias Reis2019-08-06T12:09:26Z2019-08-06T12:09:26Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis PachecoDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental sobre os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e o consumo), conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e também teóricos como Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernón (2011), Gatti (2009). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública situada em um município no interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A amostra foi composta por 28 docentes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa básica, exploratória, descritiva e de estudo de caso. Utilizou-se de abordagem quantitativa e qualitativa, com instrumento de coleta de dados por meio de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas e realização de grupo focal. Os dados quantitativos foram organizados e contabilizados manualmente e os dados qualitativos foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados revelaram que as Representações Sociais dos docentes estão ancoradas em práticas baseadas nos saberes experienciais, ou seja, eles recriam formas de trabalhar à medida que os problemas sociais são trazidos, de acordo com demanda social e experiencial dos alunos. Os dados também mostraram que o tema mais trabalhado pelos docentes é o meio ambiente, mas não foi possível comprovar a transversalidade no desenvolvimento dos temas descritos por eles. A contribuição dos temas para formação integral do aluno foi um dos aspectos positivos da pesquisa. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e reflexão com gestores, professores e alunos e também para o enriquecimento do projeto pedagógico escolar, embasando futuras ações e uma nova visão no que se refere à inserção dos temas transversais nos conteúdos pedagógicos.Abstract: This study aims to identify the social representations of a group of teachers of elementary school on cross-cutting issues (ethics, health, environment, sexual orientation, cultural diversity, work and consumption), as proposed by the National Curriculum Parameters (PCN). The study is based on the Theory of Social Representations of Moscovici (2012) as well as theoretical Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernon (2011), Gatti (2009). The research was conducted in a public school located in a municipality in the state of São Paulo, in the Paraíba Valley. The sample consisted of 28 teachers of elementary school. This is a basic, exploratory, descriptive and case study. It is also used quantitative and qualitative approach to data collection instrument by means of a questionnaire with open and closed questions and conducting focus group. Quantitative data were organized and manually counted and qualitative data were subjected to analysis methodology content proposed by Bardin (2011). The results show that the social representations of teachers are anchored in practices based on experiential knowledge, that is, they recreate ways of working to the extent that social problems are brought under social and experiential student demand. The data also show that the issue over worked by teachers is the environment, but it was not possible to prove the mainstreaming in the development of the themes described by them. The contribution of the themes for full student education was one of the positive aspects of the research. It is hoped that the findings will contribute to discussion and reflection with administrators, teachers and students, as well as enrichment for the school pedagogical project, basing future actions and a new vision with regard to the integration of cross-cutting themes in educational content.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marlene Biscolo Parrilla_seg.pdf: 2606880 bytes, checksum: 3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2 (MD5) Previous issue date: 2015170 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESPrática docenteEducaçãoRepresentação socialTemas transversaisCurrículoTemas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMarlene Biscolo Parrilla_seg.pdfapplication/pdf2606880http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/935/1/Marlene%20Biscolo%20Parrilla_seg.pdf3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2MD5120.500.11874/9352019-09-10 17:30:32.408oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:32Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
title |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
spellingShingle |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes Parrilla, Marlene Bíscolo INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES Prática docente Educação Representação social Temas transversais Currículo |
title_short |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
title_full |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
title_fullStr |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
title_full_unstemmed |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
title_sort |
Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes |
author |
Parrilla, Marlene Bíscolo |
author_facet |
Parrilla, Marlene Bíscolo |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu Universidade de Taubaté |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Parrilla, Marlene Bíscolo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pacheco, Márcia Maria Dias Reis |
contributor_str_mv |
Pacheco, Márcia Maria Dias Reis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES |
topic |
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES Prática docente Educação Representação social Temas transversais Currículo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática docente Educação Representação social Temas transversais Currículo |
description |
Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-06T12:09:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-06T12:09:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935 |
url |
http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv |
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
170 p. : digital, arquivo PDF. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNITAU |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Taubaté |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNITAU instname:Universidade de Taubaté (UNITAU) instacron:UNITAU |
instname_str |
Universidade de Taubaté (UNITAU) |
instacron_str |
UNITAU |
institution |
UNITAU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNITAU |
collection |
Repositório Institucional da UNITAU |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/935/1/Marlene%20Biscolo%20Parrilla_seg.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797158031455158272 |