Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Parrilla, Marlene Bíscolo
Orientador(a): Pacheco, Márcia Maria Dias Reis
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade de Taubaté
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
Departamento: Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco
id UNITAU_f8c6e4a6f61e08276b713f230ad02e13
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/935
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Parrilla, Marlene BíscoloCastro, Maria Aparecida Campos Diniz deSouza, Ana Cristina Gonçalves de AbreuUniversidade de TaubatéPacheco, Márcia Maria Dias Reis2019-08-06T12:09:26Z2019-08-06T12:09:26Z2015http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis PachecoDissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais) - Instituto Básico de Humanidades, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2015.Resumo: Este estudo teve por objetivo identificar as Representações Sociais de um grupo de docentes do Ensino Fundamental sobre os temas transversais (ética, saúde, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural, trabalho e o consumo), conforme proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2012) e também teóricos como Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernón (2011), Gatti (2009). A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública situada em um município no interior do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. A amostra foi composta por 28 docentes do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa básica, exploratória, descritiva e de estudo de caso. Utilizou-se de abordagem quantitativa e qualitativa, com instrumento de coleta de dados por meio de aplicação de questionário com questões abertas e fechadas e realização de grupo focal. Os dados quantitativos foram organizados e contabilizados manualmente e os dados qualitativos foram submetidos à metodologia de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Os resultados revelaram que as Representações Sociais dos docentes estão ancoradas em práticas baseadas nos saberes experienciais, ou seja, eles recriam formas de trabalhar à medida que os problemas sociais são trazidos, de acordo com demanda social e experiencial dos alunos. Os dados também mostraram que o tema mais trabalhado pelos docentes é o meio ambiente, mas não foi possível comprovar a transversalidade no desenvolvimento dos temas descritos por eles. A contribuição dos temas para formação integral do aluno foi um dos aspectos positivos da pesquisa. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão e reflexão com gestores, professores e alunos e também para o enriquecimento do projeto pedagógico escolar, embasando futuras ações e uma nova visão no que se refere à inserção dos temas transversais nos conteúdos pedagógicos.Abstract: This study aims to identify the social representations of a group of teachers of elementary school on cross-cutting issues (ethics, health, environment, sexual orientation, cultural diversity, work and consumption), as proposed by the National Curriculum Parameters (PCN). The study is based on the Theory of Social Representations of Moscovici (2012) as well as theoretical Jodelet (2001), Tardif (2002), Gauthier (2006), Imbernon (2011), Gatti (2009). The research was conducted in a public school located in a municipality in the state of São Paulo, in the Paraíba Valley. The sample consisted of 28 teachers of elementary school. This is a basic, exploratory, descriptive and case study. It is also used quantitative and qualitative approach to data collection instrument by means of a questionnaire with open and closed questions and conducting focus group. Quantitative data were organized and manually counted and qualitative data were subjected to analysis methodology content proposed by Bardin (2011). The results show that the social representations of teachers are anchored in practices based on experiential knowledge, that is, they recreate ways of working to the extent that social problems are brought under social and experiential student demand. The data also show that the issue over worked by teachers is the environment, but it was not possible to prove the mainstreaming in the development of the themes described by them. The contribution of the themes for full student education was one of the positive aspects of the research. It is hoped that the findings will contribute to discussion and reflection with administrators, teachers and students, as well as enrichment for the school pedagogical project, basing future actions and a new vision with regard to the integration of cross-cutting themes in educational content.Made available in DSpace on 2019-08-06T12:09:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marlene Biscolo Parrilla_seg.pdf: 2606880 bytes, checksum: 3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2 (MD5) Previous issue date: 2015170 p. : digital, arquivo PDF.application/pdfUniversidade de TaubatéPrograma de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento HumanoUNITAUBrasilDepartamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço SocialRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessINTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADESPrática docenteEducaçãoRepresentação socialTemas transversaisCurrículoTemas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUORIGINALMarlene Biscolo Parrilla_seg.pdfapplication/pdf2606880http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/935/1/Marlene%20Biscolo%20Parrilla_seg.pdf3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2MD5120.500.11874/9352019-09-10 17:30:32.408oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/935Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2019-09-10T20:30:32Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
title Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
spellingShingle Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
Parrilla, Marlene Bíscolo
INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Prática docente
Educação
Representação social
Temas transversais
Currículo
title_short Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
title_full Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
title_fullStr Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
title_full_unstemmed Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
title_sort Temas transversais : um estudo sobre as representações sociais de docentes
author Parrilla, Marlene Bíscolo
author_facet Parrilla, Marlene Bíscolo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Castro, Maria Aparecida Campos Diniz de
Souza, Ana Cristina Gonçalves de Abreu
Universidade de Taubaté
dc.contributor.author.fl_str_mv Parrilla, Marlene Bíscolo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis
contributor_str_mv Pacheco, Márcia Maria Dias Reis
dc.subject.cnpq.fl_str_mv INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
topic INTERDISCIPLINAR::SOCIAIS E HUMANIDADES
Prática docente
Educação
Representação social
Temas transversais
Currículo
dc.subject.por.fl_str_mv Prática docente
Educação
Representação social
Temas transversais
Currículo
description Orientação: Profa. Dra. Márcia Maria Dias Reis Pacheco
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T12:09:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-06T12:09:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170 p. : digital, arquivo PDF.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNITAU
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Sociais e Letras, Pedagogia e Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Taubaté
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/935/1/Marlene%20Biscolo%20Parrilla_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b1e1fb3752e603da36a58fb85e937e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797158031455158272