Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/131981
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854479.pdf
Resumo: This research is linked to the line Childhood and Education of the Post-graduate Program in Education of FCT / UNESP, Presidente Prudente, campus / SP, with the main objective to investigate how the teaching of cause and effect helps children at the 6th year of elementary school in the written text of the construction process. The specific objectives were to verify whether through interactions in interventional workshops students appropriate the elements concerned; examine whether during dynamic the students understood the consequence of elements; analyze the awareness of cause and effect between initial and final products; ascertain whether after contact with the relations of cause and effect there are changes in textual coherence of the group members. Methodologically it was developed a qualitative research, classified as a case study because it was applied in a restricted field for observation of a group of three students before, during and after participation in interventional workshops in a public school in the countryside of State of São Paulo, with the IDEB below the established goals. For data collection, different instruments were used: documentary analysis of writing of three participants, who attended all the meetings before and after the workshops, in addition to observing the notes made by students during semi-directed reflective interview. The final analysis was developed from the triangulation of data, and writing of students as the main object of observation...
id UNSP_012200c6984cff84323c95006c0841c2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/131981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discenteEducaçãoTextosCausalidadeEscritaComunicação escritaEducationThis research is linked to the line Childhood and Education of the Post-graduate Program in Education of FCT / UNESP, Presidente Prudente, campus / SP, with the main objective to investigate how the teaching of cause and effect helps children at the 6th year of elementary school in the written text of the construction process. The specific objectives were to verify whether through interactions in interventional workshops students appropriate the elements concerned; examine whether during dynamic the students understood the consequence of elements; analyze the awareness of cause and effect between initial and final products; ascertain whether after contact with the relations of cause and effect there are changes in textual coherence of the group members. Methodologically it was developed a qualitative research, classified as a case study because it was applied in a restricted field for observation of a group of three students before, during and after participation in interventional workshops in a public school in the countryside of State of São Paulo, with the IDEB below the established goals. For data collection, different instruments were used: documentary analysis of writing of three participants, who attended all the meetings before and after the workshops, in addition to observing the notes made by students during semi-directed reflective interview. The final analysis was developed from the triangulation of data, and writing of students as the main object of observation...Esta pesquisa está vinculada à linha Infância e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente/SP, tendo como objetivo principal investigar de que modo o ensino das relações de causa e consequência ajuda as crianças do 6º ano do Ensino Fundamental no processo de construção do texto escrito. Os objetivos específicos foram: verificar se através das interações na oficina interventiva os alunos se apropriam dos elementos de causa; examinar se durante a dinâmica os discentes compreenderam os elementos de consequência; analisar a tomada de consciência de causa e consequência entre produções iniciais e finais; averiguar se após o contato com as relações de causa e consequência ocorreram alterações na coerência textual dos componentes do grupo. Metodologicamente desenvolveu-se uma pesquisa de cunho qualitativo, classificada como estudo de caso, pois foi aplicada em um campo restrito para observação de um grupo de três discentes antes, durante e após a participação em uma oficina interventiva, em uma escola pública do interior do estado de São Paulo, com o IDEB abaixo das metas estabelecidas. Para o levantamento de dados foram utilizados diferentes instrumentos, sendo estes: uma análise documental da escrita de três partícipes, que frequentaram todos os encontros, antes e após a oficina, além da observação dos apontamentos feitos pelos discentes durante a entrevista reflexiva semidirigida. A análise final foi desenvolvida a partir da triangulação de dados, tendo a escrita dos estudantes como o principal objeto de observação e cruzando esse material com informações obtidas nas entrevistas e observações realizadas durante a oficina, a fim de se chegar a uma conclusão...Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Curado, Odilon Helou Fleury [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]2015-12-10T14:22:53Z2015-12-10T14:22:53Z2015-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f. : il.application/pdfMOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente. 2015. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.http://hdl.handle.net/11449/131981000854479http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854479.pdf33004129044P672409939113011110000-0002-9315-0475Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-17T06:24:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/131981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-17T06:24:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
title Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
spellingShingle Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]
Educação
Textos
Causalidade
Escrita
Comunicação escrita
Education
title_short Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
title_full Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
title_fullStr Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
title_full_unstemmed Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
title_sort Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente
author Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]
author_facet Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Curado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Motoyama, Juliane Francischeti Martins [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Textos
Causalidade
Escrita
Comunicação escrita
Education
topic Educação
Textos
Causalidade
Escrita
Comunicação escrita
Education
description This research is linked to the line Childhood and Education of the Post-graduate Program in Education of FCT / UNESP, Presidente Prudente, campus / SP, with the main objective to investigate how the teaching of cause and effect helps children at the 6th year of elementary school in the written text of the construction process. The specific objectives were to verify whether through interactions in interventional workshops students appropriate the elements concerned; examine whether during dynamic the students understood the consequence of elements; analyze the awareness of cause and effect between initial and final products; ascertain whether after contact with the relations of cause and effect there are changes in textual coherence of the group members. Methodologically it was developed a qualitative research, classified as a case study because it was applied in a restricted field for observation of a group of three students before, during and after participation in interventional workshops in a public school in the countryside of State of São Paulo, with the IDEB below the established goals. For data collection, different instruments were used: documentary analysis of writing of three participants, who attended all the meetings before and after the workshops, in addition to observing the notes made by students during semi-directed reflective interview. The final analysis was developed from the triangulation of data, and writing of students as the main object of observation...
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10T14:22:53Z
2015-12-10T14:22:53Z
2015-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente. 2015. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/131981
000854479
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854479.pdf
33004129044P6
7240993911301111
0000-0002-9315-0475
identifier_str_mv MOTOYAMA, Juliane Francischeti Martins. Escrita e Liberdade: as relações de causa e consequência na expressão discente. 2015. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2015.
000854479
33004129044P6
7240993911301111
0000-0002-9315-0475
url http://hdl.handle.net/11449/131981
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/24-11-2015/000854479.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791212795592704