Validação de metodologias utilizadas em ciclagens mecânicas e avaliações de resistência à fratura em junções parafusadas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Barion, Ariane Rodrigues [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/193466
Resumo: Introdução: A ciclagem mecânica é um modelo experimental muito utilizado para testar a resistência a fratura de junções parafusadas. Proposição: O objetivo do estudo foi analisar e comparar os resultados de resistência à fratura de junções parafusadas submetidas a diferente testes de ciclagem mecânica e dessa forma validar ou não as duas metodologias propostas. Material e método: Foram formados 3 grupos de acordo com as diferentes metodologias testadas: Grupo F+SLF – fadiga mastigatória com carga constante seguida por teste de compressão, Grupo SSALT - teste de vida acelerada por estresse escalonado e Grupo SLF – teste de compressão sem passar por ciclagem prévia. Os espécimes foram obtidos através da inclusão das junçoes implante-pilar-parafuso de retenção em resina acrílica autopolimerizável com o auxílio de uma matriz. Os espécimes foram submetidos às suas respectivas metodologias até a falha dos mesmos ser constatada. Considerando os valores de carga atingidos para a falha dos espécimes, foi calculada a distribuição de Weibull para cada grupo. Resultado: A distribuição de Weibull observou um módulo descendente para os valores de força de ruptura dos grupos SSALT (m = 10), F+SLF (m = 7,23) e SLF (m = 5,34), respectivamente. Nesse sentido, o módulo Weibull mais alto do grupo SSALT apontou que as falhas foram distribuídas de maneira mais uniforme nos espécimes submetidos a essa metodologia em comparação aos que foram testados por F+SLF e SLF. Tendência distinta foi observada para a força característica (N) dos grupos com valores crescentes para os grupos SSALT (N = 401,98), SLF (N = 524,56) e F+SLF (N = 578,68), mostrando que as junções parafusadas falharam sob carga menor no grupo SSALT do que junções parafusadas que passaram pelos testes SLF e F+SLF. Conclusão: Ambos os testes foram validados são confiáveis para obtenção de informações sobre os danos cumulativos gerados pela fadiga, cada qual com suas características que devem ser ponderadamente avaliadas sob a luz das limitações de cada um.
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