Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/102106
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a tessitura cultura-escolar-prática-pedagógica-do-professor-de-matemática. Minha pretensão foi estudar a prática docente, direcionando o olhar para o interior da escola. O que acontece, efetivamente, nesse espaço? Quais são as normas, os valores, as práticas corriqueiras das pessoas que ali estão? Estes aspectos interferem na educação matemática praticada na escola? Como isso acontece? Por quê? Questões estas “auxiliares” na tentativa de responder a pergunta de pesquisa. Saber o que ocorre dentro da escola torna-se algo difícil. Baseado em Dominique Júlia foi utilizada a metáfora da “caixa preta” ao buscar compreender o que ocorre nesse espaço particular, pois as práticas cotidianas desta instituição tornam-se acontecimentos silenciosos do funcionamento interno da mesma. Oito professores participaram do estudo, a partir do oferecimento de um curso de extensão universitária coordenado pelo orientador desta pesquisa, intitulado: “Práticas educativas em Matemática e cotidiano escolar”. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa híbrida esboçada a partir da combinação da investigação narrativa com os mapas narrativos. A partir da análise dos dados foram construídas “narrativas temáticas”: “Precarização do Trabalho Docente”, “Geografia do Espaço Escolar”, “Relações de Poder na Escola” e “Cartografando Resistências”. Com base na Ética de Foucault, pensa-se a autonomia como uma possibilidade de enfrentar os problemas da Educação na atualidade. Trata-se de um modo de vida: um exercício do cuidado de si
id UNSP_077a4110af6c21c3d2a1f0037e0474b1
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102106
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de MatemáticaProfessores - FormaçãoEducação matemáticaPrática pedagógicaPedagogical practiceMathematics educationEsta pesquisa tem por objetivo investigar a tessitura cultura-escolar-prática-pedagógica-do-professor-de-matemática. Minha pretensão foi estudar a prática docente, direcionando o olhar para o interior da escola. O que acontece, efetivamente, nesse espaço? Quais são as normas, os valores, as práticas corriqueiras das pessoas que ali estão? Estes aspectos interferem na educação matemática praticada na escola? Como isso acontece? Por quê? Questões estas “auxiliares” na tentativa de responder a pergunta de pesquisa. Saber o que ocorre dentro da escola torna-se algo difícil. Baseado em Dominique Júlia foi utilizada a metáfora da “caixa preta” ao buscar compreender o que ocorre nesse espaço particular, pois as práticas cotidianas desta instituição tornam-se acontecimentos silenciosos do funcionamento interno da mesma. Oito professores participaram do estudo, a partir do oferecimento de um curso de extensão universitária coordenado pelo orientador desta pesquisa, intitulado: “Práticas educativas em Matemática e cotidiano escolar”. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa híbrida esboçada a partir da combinação da investigação narrativa com os mapas narrativos. A partir da análise dos dados foram construídas “narrativas temáticas”: “Precarização do Trabalho Docente”, “Geografia do Espaço Escolar”, “Relações de Poder na Escola” e “Cartografando Resistências”. Com base na Ética de Foucault, pensa-se a autonomia como uma possibilidade de enfrentar os problemas da Educação na atualidade. Trata-se de um modo de vida: um exercício do cuidado de siThis research aims to investigate the textile of culture-school-pedagogical-practice-of-teacher-of-mathematic. My intention was to study the practice of teaching directing look into the school. What really happens in this space? What are the norms, values and daily practices from people that are there? Do these aspects interfere in mathematics education practiced at school? How does it happens? Why? These questions are helpful in our attempt to answer the research question. It is difficult to know what happens inside the school. Based in Dominique Julia it was used the metaphor of the black box to understand what occurs in this particular space, because of the daily practices of this institution become silent events of the inner workings of it. Eight teachers participated in the study through the offer of the university extension course coordinated by the supervisor of this research entitled: Educational practices in mathematics and school daily. We used a hybrid research methodology, which was outlined by the combination of the narrative inquiry with narrative maps. From the analysis of data were constructed thematic narratives: Precariousness of Teaching Work, Geography of Space School , Power Relations in School and Mapping Resistances . Based in Foucault's ethics, it is thought to autonomy as a possibility of facing the problems of education today. This is a way of life: an exercise to promote the care of the selfUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bovo, Audria Alessandra [UNESP]2014-06-11T19:31:42Z2014-06-11T19:31:42Z2011-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis184 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfBOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/102106000675848bovo_aa_dr_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:09:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:09:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
title Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
spellingShingle Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
Professores - Formação
Educação matemática
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Mathematics education
title_short Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
title_full Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
title_fullStr Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
title_full_unstemmed Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
title_sort Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática
author Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
author_facet Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Antonio Carlos Carrera de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bovo, Audria Alessandra [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação matemática
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Mathematics education
topic Professores - Formação
Educação matemática
Prática pedagógica
Pedagogical practice
Mathematics education
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar a tessitura cultura-escolar-prática-pedagógica-do-professor-de-matemática. Minha pretensão foi estudar a prática docente, direcionando o olhar para o interior da escola. O que acontece, efetivamente, nesse espaço? Quais são as normas, os valores, as práticas corriqueiras das pessoas que ali estão? Estes aspectos interferem na educação matemática praticada na escola? Como isso acontece? Por quê? Questões estas “auxiliares” na tentativa de responder a pergunta de pesquisa. Saber o que ocorre dentro da escola torna-se algo difícil. Baseado em Dominique Júlia foi utilizada a metáfora da “caixa preta” ao buscar compreender o que ocorre nesse espaço particular, pois as práticas cotidianas desta instituição tornam-se acontecimentos silenciosos do funcionamento interno da mesma. Oito professores participaram do estudo, a partir do oferecimento de um curso de extensão universitária coordenado pelo orientador desta pesquisa, intitulado: “Práticas educativas em Matemática e cotidiano escolar”. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa híbrida esboçada a partir da combinação da investigação narrativa com os mapas narrativos. A partir da análise dos dados foram construídas “narrativas temáticas”: “Precarização do Trabalho Docente”, “Geografia do Espaço Escolar”, “Relações de Poder na Escola” e “Cartografando Resistências”. Com base na Ética de Foucault, pensa-se a autonomia como uma possibilidade de enfrentar os problemas da Educação na atualidade. Trata-se de um modo de vida: um exercício do cuidado de si
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-30
2014-06-11T19:31:42Z
2014-06-11T19:31:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/102106
000675848
bovo_aa_dr_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv BOVO, Audria Alessandra. Abrindo a caixa preta da escola: uma discussão acerca da cultura escolar e da prática pedagógica do professor de Matemática. 2011. 184 f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675848
bovo_aa_dr_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/102106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 184 f. : il. + 1 CD-ROM
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965376639762432