Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90845
Resumo: Dentre os recursos de Tecnologia Assistiva existentes para a adequação postural na posição ortostática, para o aluno com paralisia cerebral que não pode experienciar a postura em pé, está a prancha ortostática. Em um ambiente escolar e terapêutico, foram observadas dificuldades, em posicionar alunos com paralisia cerebral quadriplégica espástica, com um modelo tradicional de prancha existente no mercado. Sendo assim, estes alunos não tinham acesso adequado e não eram incluídos às atividades desenvolvidas naquele ambiente, por falta de um mobiliário de posicionamento adequado. Por isso, foi desenvolvida uma prancha ortostática a fim de favorecer a participação dos alunos nas atividades. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de uso de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral, por meio da opinião de profissionais da educação e da saúde. Os participantes foram quatro profissionais da Educação e da Saúde que atendiam alunos com paralisia cerebral. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi utilizado um instrumento estruturado com os quatro profissionais que realizaram suas atividades com dois alunos com paralisia cerebral, posicionados na prancha. Os resultados indicaram que o uso da prancha favoreceu o desempenho de habilidades motoras, de comunicação e de participação do aluno A1, porém foi imparcial para seu desempenho de interação. Indicaram também que a prancha não favoreceu os desempenhos de habilidades motoras e de interação da aluna A2, e, para seus desempenhos de comunicação e de participação, foi imparcial. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes. O áudio das entrevistas...
id UNSP_0b39b5f0d1677e0ccdf52010b7ffa8ae
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90845
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimentoEducação especialDeficientes - ReabilitaçãoPeople with disabilities - RehabilitationDentre os recursos de Tecnologia Assistiva existentes para a adequação postural na posição ortostática, para o aluno com paralisia cerebral que não pode experienciar a postura em pé, está a prancha ortostática. Em um ambiente escolar e terapêutico, foram observadas dificuldades, em posicionar alunos com paralisia cerebral quadriplégica espástica, com um modelo tradicional de prancha existente no mercado. Sendo assim, estes alunos não tinham acesso adequado e não eram incluídos às atividades desenvolvidas naquele ambiente, por falta de um mobiliário de posicionamento adequado. Por isso, foi desenvolvida uma prancha ortostática a fim de favorecer a participação dos alunos nas atividades. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de uso de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral, por meio da opinião de profissionais da educação e da saúde. Os participantes foram quatro profissionais da Educação e da Saúde que atendiam alunos com paralisia cerebral. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi utilizado um instrumento estruturado com os quatro profissionais que realizaram suas atividades com dois alunos com paralisia cerebral, posicionados na prancha. Os resultados indicaram que o uso da prancha favoreceu o desempenho de habilidades motoras, de comunicação e de participação do aluno A1, porém foi imparcial para seu desempenho de interação. Indicaram também que a prancha não favoreceu os desempenhos de habilidades motoras e de interação da aluna A2, e, para seus desempenhos de comunicação e de participação, foi imparcial. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes. O áudio das entrevistas...Among the resources available to Assistive Technology in the postural orthostatic position for a student with cerebral palsy who can not experience the orthostatic position, there is available the orthostatic board to help them. In a school and therapeutic environment, difficulties have been reported in positioning students with spastic quadriplegic cerebral palsy with a traditional model of board available on the market is used. So, this being the case, these students did not have access, were not included in some of the activities performed in that environment, for lack of the necessary equipment to help positioning of the students. Consequently an orthostatic board, has been developed, so as to help and enable the students to take part in the activities mentioned. The target of this study was to evaluate the effectiveness of use of an orthostatic board, suitable for the students with cerebral palsy, by means of opinions and suggestions given by the health and education professionals. Those that participated in this work, were four professionals from Education and Health areas, that attend the students with cerebral palsy. Data collection was performed in two steps. In the first step was used a structured instrument by the four professionals, who carried out their activities with two students with cerebral palsy positioned on the board. The results indicated that the use of the board favored the performance of motor skills, communication and participation of the A1 student, but was impartial for his interaction performance. They also indicated that the board did not favor the performance of motor skills and interaction of A2 student... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2012-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 f. il.application/pdfSPILLER , Marcelo Grandini. Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/90845000692830spiller_mg_me_mar.pdf33004110040P55197619968036480Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-18T06:10:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-18T06:10:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
title Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
spellingShingle Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]
Educação especial
Deficientes - Reabilitação
People with disabilities - Rehabilitation
title_short Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
title_full Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
title_fullStr Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
title_full_unstemmed Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
title_sort Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento
author Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]
author_facet Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Braccialli, Lígia Maria Presumido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Spiller , Marcelo Grandini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Deficientes - Reabilitação
People with disabilities - Rehabilitation
topic Educação especial
Deficientes - Reabilitação
People with disabilities - Rehabilitation
description Dentre os recursos de Tecnologia Assistiva existentes para a adequação postural na posição ortostática, para o aluno com paralisia cerebral que não pode experienciar a postura em pé, está a prancha ortostática. Em um ambiente escolar e terapêutico, foram observadas dificuldades, em posicionar alunos com paralisia cerebral quadriplégica espástica, com um modelo tradicional de prancha existente no mercado. Sendo assim, estes alunos não tinham acesso adequado e não eram incluídos às atividades desenvolvidas naquele ambiente, por falta de um mobiliário de posicionamento adequado. Por isso, foi desenvolvida uma prancha ortostática a fim de favorecer a participação dos alunos nas atividades. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade de uso de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral, por meio da opinião de profissionais da educação e da saúde. Os participantes foram quatro profissionais da Educação e da Saúde que atendiam alunos com paralisia cerebral. A coleta de dados foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa, foi utilizado um instrumento estruturado com os quatro profissionais que realizaram suas atividades com dois alunos com paralisia cerebral, posicionados na prancha. Os resultados indicaram que o uso da prancha favoreceu o desempenho de habilidades motoras, de comunicação e de participação do aluno A1, porém foi imparcial para seu desempenho de interação. Indicaram também que a prancha não favoreceu os desempenhos de habilidades motoras e de interação da aluna A2, e, para seus desempenhos de comunicação e de participação, foi imparcial. Na segunda etapa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os participantes. O áudio das entrevistas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-02
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SPILLER , Marcelo Grandini. Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/90845
000692830
spiller_mg_me_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
identifier_str_mv SPILLER , Marcelo Grandini. Avaliação de uma prancha ortostática para o aluno com paralisia cerebral em situação de atendimento. 2012. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000692830
spiller_mg_me_mar.pdf
33004110040P5
5197619968036480
url http://hdl.handle.net/11449/90845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 156 f. il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965430833315840