Lazer: significados e ressonâncias da educação não-formal do idoso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Campagna, Jossett [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/104674
Resumo: Considerando a educação humana como processo complexo, multifacetado, abrangente e continuado que perdura ao longo de toda existência e, ainda, o lazer como uma das vertentes da educação não-formal, o objetivo deste estudo qualitativo residiu em investigar os significados e as ressonâncias da educação não-formal da pessoa idosa, favorecida no contexto das vivências dos conteúdos culturais do lazer. Estruturado a partir de três indicadores (envelhecimento, educação, lazer), o estudo problematizou o significado e a percepção que tem o idoso sobre si mesmo, as possibilidades educativas não-formais no âmbito das vivências dos conteúdos culturais do lazer e as ressonâncias das atitudes pró-ativas no lazer com relação à predisposição para novas aprendizagens. Para isso, associou a revisão de literatura a uma pesquisa exploratória desenvolvida por meio de um questinário com vinte e quatro questões abertas, aplicado a uma amostra aleatória de cinquenta participantes da comunidade rioclarense, com sessenta anos ou mais, de ambos os sexos, de diferentes nacionalidades, profissões e níveis de escolaridade. A análise dos dados feita por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático elegeu cinco sub-indicadores - biológico, psicológico, sociocultural, filosófico, pedagógico. Dentre os resultados sobre o ENVELHECIMENTO e seus desdobramentos, esse estudo constatou a existência de uma predisposição favorável atrelada às percepções positivas dessa etapa da vida, evidenciando num redimensionando da imagem social do idoso, frequentemente, associada às inexoráveis e intransferíveis perdas que essa fase acarreta ao ser vivo. A interveniência da EDUCAÇÃO, na preparação para o envelhecimento bem sucedido foi maciçamente exaltada pelos participantes, na condição de eternos, ativos e reflexivos aprendizes desse processo de mudanças...
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