Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Quincoses, Cândice da Silva
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/239536
Resumo: A presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma.
id UNSP_0f68bd9a30109ee73cfab494cff19820
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/239536
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoorPlatformized organizational communication: case study of the glassdoor platformComunicaçãoComunicação organizacional;Comunicação organizacional plataformizada;Estudo de caso analítico Glassdoor.CommunicationOrganizational communicationPlatform-based organizational communicationAnalytical case study GlassdoorA presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma.The main objective of the present work is to understand the aspects that can contribute to the idea of platform-based organizational communication since the platform enhances the circularity of information. Therefore, the study is limited to the mediated context of the organization, where companies and individuals have never been more connected by technology. The interest of this study focuses on research in organizational communication and platforming as a phenomenon that influences the way organizations present themselves to their audiences. In this context, it articulates authors from the field of communication and organizational communication to anchor the theoretical framework, among them: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) and Han (2020). The methodology used is called Analytical Case Study of Glassdoor, through which a research protocol was created, establishing five categories of analysis. For this purpose, both the platform and Glassdoor's posts on Instagram andFacebook in Brazil were observed. The analysis of posts on Instagram by @glassdoorbr showed a total of 171 posts, while on Facebook there were 144. According to these analysis procedures, it was found that the Glassdoor platform is said to be a spoken organization through strategies of organizational communication in a mediated context, but it reproduces the communicating and communicatedorganization of the brands that it represents and pays for its services.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quincoses, Cândice da Silva2023-02-16T11:03:03Z2023-02-16T11:03:03Z2022-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23953633004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:06:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-01T06:06:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
Platformized organizational communication: case study of the glassdoor platform
title Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
spellingShingle Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
Quincoses, Cândice da Silva
Comunicação
Comunicação organizacional;
Comunicação organizacional plataformizada;
Estudo de caso analítico Glassdoor.
Communication
Organizational communication
Platform-based organizational communication
Analytical case study Glassdoor
title_short Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
title_full Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
title_fullStr Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
title_full_unstemmed Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
title_sort Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
author Quincoses, Cândice da Silva
author_facet Quincoses, Cândice da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porém, Maria Eugênia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Quincoses, Cândice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Comunicação organizacional;
Comunicação organizacional plataformizada;
Estudo de caso analítico Glassdoor.
Communication
Organizational communication
Platform-based organizational communication
Analytical case study Glassdoor
topic Comunicação
Comunicação organizacional;
Comunicação organizacional plataformizada;
Estudo de caso analítico Glassdoor.
Communication
Organizational communication
Platform-based organizational communication
Analytical case study Glassdoor
description A presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-22
2023-02-16T11:03:03Z
2023-02-16T11:03:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/239536
33004056081P4
url http://hdl.handle.net/11449/239536
identifier_str_mv 33004056081P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965352473231360