Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/239536 |
Resumo: | A presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma. |
id |
UNSP_0f68bd9a30109ee73cfab494cff19820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/239536 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoorPlatformized organizational communication: case study of the glassdoor platformComunicaçãoComunicação organizacional;Comunicação organizacional plataformizada;Estudo de caso analítico Glassdoor.CommunicationOrganizational communicationPlatform-based organizational communicationAnalytical case study GlassdoorA presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma.The main objective of the present work is to understand the aspects that can contribute to the idea of platform-based organizational communication since the platform enhances the circularity of information. Therefore, the study is limited to the mediated context of the organization, where companies and individuals have never been more connected by technology. The interest of this study focuses on research in organizational communication and platforming as a phenomenon that influences the way organizations present themselves to their audiences. In this context, it articulates authors from the field of communication and organizational communication to anchor the theoretical framework, among them: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) and Han (2020). The methodology used is called Analytical Case Study of Glassdoor, through which a research protocol was created, establishing five categories of analysis. For this purpose, both the platform and Glassdoor's posts on Instagram andFacebook in Brazil were observed. The analysis of posts on Instagram by @glassdoorbr showed a total of 171 posts, while on Facebook there were 144. According to these analysis procedures, it was found that the Glassdoor platform is said to be a spoken organization through strategies of organizational communication in a mediated context, but it reproduces the communicating and communicatedorganization of the brands that it represents and pays for its services.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Quincoses, Cândice da Silva2023-02-16T11:03:03Z2023-02-16T11:03:03Z2022-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23953633004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-01T06:06:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/239536Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-01T06:06:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor Platformized organizational communication: case study of the glassdoor platform |
title |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
spellingShingle |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor Quincoses, Cândice da Silva Comunicação Comunicação organizacional; Comunicação organizacional plataformizada; Estudo de caso analítico Glassdoor. Communication Organizational communication Platform-based organizational communication Analytical case study Glassdoor |
title_short |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
title_full |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
title_fullStr |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
title_full_unstemmed |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
title_sort |
Comunicação organizacional plataformizada: estudo de caso da plataforma glassdoor |
author |
Quincoses, Cândice da Silva |
author_facet |
Quincoses, Cândice da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Porém, Maria Eugênia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quincoses, Cândice da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação organizacional; Comunicação organizacional plataformizada; Estudo de caso analítico Glassdoor. Communication Organizational communication Platform-based organizational communication Analytical case study Glassdoor |
topic |
Comunicação Comunicação organizacional; Comunicação organizacional plataformizada; Estudo de caso analítico Glassdoor. Communication Organizational communication Platform-based organizational communication Analytical case study Glassdoor |
description |
A presente tese tem como proposta principal diagnosticar as práticas de comunicação organizacional plataformizada pela Glassdoor. Para tanto, circunscreve-se nesse contexto midiatizado da organização no qual empresas e públicos nunca estiveram tão conectados mediante a tecnologia como agora. O interesse deste estudo se atém para pesquisa em comunicação organizacional e a plataformização como um fenômeno que influencia a forma como as organizações se apresentam a seus públicos. Nesse contexto, articula autores do campo da comunicação e da comunicação organizacional para ancorar o arcabouço teórico, entre eles: Queré (1991), França (2003), Baldissera (2008), Braga (2006) e Han (2020). A metodologia aplicada denomina-se Estudo de Caso Analítico da Glassdoor, por meio da qual construiu-se um protocolo de pesquisa, em que foram estabelecidas cinco categorias de análise, no intuito de identificar os elementos discursivos do posicionamento institucional dessas organizações instrumentalizadas pela plataforma, a fim de tornar as empresas cadastradas atrativas para reter os candidatos. Para tanto, foram observadas as publicações da Glassdoor no site da plataforma, Instagram e Facebook do Brasil. No Instagram foram analisados 171 posts, enquanto no Facebook, 144 postagens. Constatou-se, após tais procedimentos de análise, que por meio da comunicação organizacional, em contexto midiatizado, a plataforma Glassdoor se diz “organização falada”, mas reproduz a organização comunicante e comunicada das marcas que representa e que paga pelos serviços oferecidos pela plataforma. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-22 2023-02-16T11:03:03Z 2023-02-16T11:03:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/239536 33004056081P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/239536 |
identifier_str_mv |
33004056081P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1792965352473231360 |