Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90158
Resumo: Este estudo centra-se no Conselho de Escola, com foco no processo de construção da gestão democrática nas escolas públicas, com o objetivo de verificar os possíveis obstáculos, conflitos, limites e possibilidades que permeiam as ações desse colegiado. Analisa a construção histórica deste espaço, em meio às significações das palavras sagradas : democracia, autonomia e participação, o contexto de um Estado Patrimonialista e uma sociedade de ranço autoritário, e o recrudescimento destas características sociais a partir da implementação do Estado Neoliberal. Foi realizado um estudo de caso por meio de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo um Conselho de Escola da Diretoria de Ensino de Bauru/SP. A escola objeto de estudo foi escolhida em função de seu histórico de resistência à reorganização da rede de ensino, imposta pela Secretaria Estadual de Educação. Os dados foram coletados por meio de análise documental; de atas desse colegiado e da Associação de Pais e Mestres, artigos de jornal e legislação referente ao tema, planos de gestão, aplicação de questionário junto aos representantes dos diversos segmentos do Conselho de Escola e entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na resistência da escola à implementação da reorganização da rede de ensino paulista. Concluímos que o pertencer às leis, não é suficiente para que a gestão democrática se efetive, e que o Conselho de Escola não se consolidou ainda como espaço público de participação legítima, mas é um processo a ser coletiva e continuamente construído.
id UNSP_10b6dfdb85aea2b623046c28717f0f20
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90158
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democráticaEscolas - Organização e administraçãoGestão democráticaAutonomia escolarConselho de escolaPublic schools - democratic managementEste estudo centra-se no Conselho de Escola, com foco no processo de construção da gestão democrática nas escolas públicas, com o objetivo de verificar os possíveis obstáculos, conflitos, limites e possibilidades que permeiam as ações desse colegiado. Analisa a construção histórica deste espaço, em meio às significações das palavras sagradas : democracia, autonomia e participação, o contexto de um Estado Patrimonialista e uma sociedade de ranço autoritário, e o recrudescimento destas características sociais a partir da implementação do Estado Neoliberal. Foi realizado um estudo de caso por meio de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo um Conselho de Escola da Diretoria de Ensino de Bauru/SP. A escola objeto de estudo foi escolhida em função de seu histórico de resistência à reorganização da rede de ensino, imposta pela Secretaria Estadual de Educação. Os dados foram coletados por meio de análise documental; de atas desse colegiado e da Associação de Pais e Mestres, artigos de jornal e legislação referente ao tema, planos de gestão, aplicação de questionário junto aos representantes dos diversos segmentos do Conselho de Escola e entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na resistência da escola à implementação da reorganização da rede de ensino paulista. Concluímos que o pertencer às leis, não é suficiente para que a gestão democrática se efetive, e que o Conselho de Escola não se consolidou ainda como espaço público de participação legítima, mas é um processo a ser coletiva e continuamente construído.This study centered in the school council focused on the process of democratic management construction in the public schools, with the objective to verify the possibles obstacles, conflicts, limites and possibilities that permeate the action of this collegiate. It analyses the historic building of this space in the meaning of the holy words: democracy, autonomy and participation, the context of a Patrimonialist State and a society of authority traces, and the new outbreak of these social caracteristics from the implamentation of a Neoliberal State. It was made a study of case through an empiric research with a qualitative content with a objective of study a school council of the Education Board of Bauru/SP. The school object of the study was chosen based on its resistence historic toward the reorganization of the education net imposed by the State Secretary Education. The datas had been collected by means of documentary of acts of this collegiate and from the Parents and Teaches Association, newspapers articles and laws regarding this issue; management plan; application of questionaries to the representatives of several segments of the school council and interviews carried out with people involved in the school resistence toward the implementation of the reorganization of the education net paulista. It have been concluded that the belongs to the laws are not sufficient for the demacratic management efectiveness, and that the school council have not been consolitated yet as a public space for the legitime participation, but it is a process to be collectively and constinuously built.Secretaria de Educação do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Muranaka, Maria Aparecida Segatto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2006-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis254 f.application/pdfSILVESTRINI, Paula Medeiros Prado. Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática. 2006. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.http://hdl.handle.net/11449/90158000476062silvestrini_pmp_me_rcla.pdf33004137064P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-13T06:22:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90158Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:22:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
title Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
spellingShingle Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]
Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Autonomia escolar
Conselho de escola
Public schools - democratic management
title_short Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
title_full Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
title_fullStr Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
title_full_unstemmed Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
title_sort Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática
author Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]
author_facet Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muranaka, Maria Aparecida Segatto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestrini, Paula Medeiros Prado [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Autonomia escolar
Conselho de escola
Public schools - democratic management
topic Escolas - Organização e administração
Gestão democrática
Autonomia escolar
Conselho de escola
Public schools - democratic management
description Este estudo centra-se no Conselho de Escola, com foco no processo de construção da gestão democrática nas escolas públicas, com o objetivo de verificar os possíveis obstáculos, conflitos, limites e possibilidades que permeiam as ações desse colegiado. Analisa a construção histórica deste espaço, em meio às significações das palavras sagradas : democracia, autonomia e participação, o contexto de um Estado Patrimonialista e uma sociedade de ranço autoritário, e o recrudescimento destas características sociais a partir da implementação do Estado Neoliberal. Foi realizado um estudo de caso por meio de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo um Conselho de Escola da Diretoria de Ensino de Bauru/SP. A escola objeto de estudo foi escolhida em função de seu histórico de resistência à reorganização da rede de ensino, imposta pela Secretaria Estadual de Educação. Os dados foram coletados por meio de análise documental; de atas desse colegiado e da Associação de Pais e Mestres, artigos de jornal e legislação referente ao tema, planos de gestão, aplicação de questionário junto aos representantes dos diversos segmentos do Conselho de Escola e entrevistas realizadas com pessoas envolvidas na resistência da escola à implementação da reorganização da rede de ensino paulista. Concluímos que o pertencer às leis, não é suficiente para que a gestão democrática se efetive, e que o Conselho de Escola não se consolidou ainda como espaço público de participação legítima, mas é um processo a ser coletiva e continuamente construído.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-15
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVESTRINI, Paula Medeiros Prado. Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática. 2006. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/90158
000476062
silvestrini_pmp_me_rcla.pdf
33004137064P2
identifier_str_mv SILVESTRINI, Paula Medeiros Prado. Conselho de escola: espaço de limites e possibilidades na construção da gestão democrática. 2006. 254 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2006.
000476062
silvestrini_pmp_me_rcla.pdf
33004137064P2
url http://hdl.handle.net/11449/90158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 254 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965669624479744