Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/92311
Resumo: Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de...
id UNSP_189adeb4e35294ea790acf218ec7a543
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92311
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismoEducaçãoAutismoObjeto de aprendizagemAutismComputerLearning ObjectsLearningPartindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de...Building on experience and previous studies regarding the people educational process with autism, it was thought on how computer could help the autism people learn with it, and with the use of a Learning Object - OA produced specifically for this audience with purpose of alphabetizing them by the knowledge of the world. Therefore, this research examines the construction and implementation of an OA specifically for people with autism can help the process of teaching and learning. For this we have conducted an extensive study about people with autism, taking into account the peculiarities surrounding the syndrome to build this feature in educational work with these people. We adopted a qualitative approach in order to obtain information about different segments of autism, the teaching and learning process of using computer with these people for the construction of OA could be backed up consistent information with the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2010-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92311000628013oliveira_tcci_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-19T06:18:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-19T06:18:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
title Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]
Educação
Autismo
Objeto de aprendizagem
Autism
Computer
Learning Objects
Learning
title_short Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
title_full Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
title_sort Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
author Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]
author_facet Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Autismo
Objeto de aprendizagem
Autism
Computer
Learning Objects
Learning
topic Educação
Autismo
Objeto de aprendizagem
Autism
Computer
Learning Objects
Learning
description Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-27
2014-06-11T19:25:59Z
2014-06-11T19:25:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/92311
000628013
oliveira_tcci_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
identifier_str_mv OLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.
000628013
oliveira_tcci_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
url http://hdl.handle.net/11449/92311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791079042383872