Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/101521
Resumo: O objetivo desta investigação foi analisar os processos educativos envolvidos na transição de uma determinada fábrica, que viabilizaram aos seus trabalhadores aderirem à forma de Cooperativa autogerida. Os processos observados foram enfocados em uma dinâmica de relações “estabelecidos e outsiders”, onde um grupo procura monopolizar as relações de poder, para marginalizar outro grupo, ainda que sejam semelhantes. Foram aplicados os conceitos de sociogênese e de psicogênese de Norbert Elias, nos quais aborda – em um processo de longa duração — as transformações sociais que se vão refletir nas estruturas psicológicas dos indivíduos, de maneira a influenciá-las e modificá-las; assim como as alterações ocorridas nas estruturas psicológicas dos indivíduos estão intrinsecamente ligadas às transformações sociais. De que maneira teriam os processos educativos influenciado na transição da fábrica patronal para cooperativa autogerida? Para responder a esta pergunta, fezse necessário o estudo do contexto em que foi fundada a primeira escola em 1907 até os dias atuais, utilizando a pesquisa documental e análise de seu conteúdo; confrontados com questionários, observação, diário de campo, depoimentos e entrevistas para identificar como o comportamento e a vida afetiva da população estudada – operários e sua família – foram ajustados à experiência histórica por que passaram, da posição de empregados para a de cooperados, e as consequências desse movimento para a sociedade local. Um dos resultados encontrados foi que em determinado momento o processo educativo foi uma busca individualizada de um grupo para manutenção de poder
id UNSP_18daadf7fff50765b48d4f5b2d3ef138
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101521
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativosEducaçãoTeoria do conhecimentoCulturaTrabalhoO objetivo desta investigação foi analisar os processos educativos envolvidos na transição de uma determinada fábrica, que viabilizaram aos seus trabalhadores aderirem à forma de Cooperativa autogerida. Os processos observados foram enfocados em uma dinâmica de relações “estabelecidos e outsiders”, onde um grupo procura monopolizar as relações de poder, para marginalizar outro grupo, ainda que sejam semelhantes. Foram aplicados os conceitos de sociogênese e de psicogênese de Norbert Elias, nos quais aborda – em um processo de longa duração — as transformações sociais que se vão refletir nas estruturas psicológicas dos indivíduos, de maneira a influenciá-las e modificá-las; assim como as alterações ocorridas nas estruturas psicológicas dos indivíduos estão intrinsecamente ligadas às transformações sociais. De que maneira teriam os processos educativos influenciado na transição da fábrica patronal para cooperativa autogerida? Para responder a esta pergunta, fezse necessário o estudo do contexto em que foi fundada a primeira escola em 1907 até os dias atuais, utilizando a pesquisa documental e análise de seu conteúdo; confrontados com questionários, observação, diário de campo, depoimentos e entrevistas para identificar como o comportamento e a vida afetiva da população estudada – operários e sua família – foram ajustados à experiência histórica por que passaram, da posição de empregados para a de cooperados, e as consequências desse movimento para a sociedade local. Um dos resultados encontrados foi que em determinado momento o processo educativo foi uma busca individualizada de um grupo para manutenção de poderThe aim of this search was to analyze the educative processes involved in the transition of a factory which made possible that its workers adhered to a self-managed cooperative. The observed processes were focused on dynamics of established and outsiders relations, where a group seeks to monopolize power relations, to marginalize another group, although they are similar. Norbert Elias” concepts of sociogenesis and psychogenesis were applied. This author discusses — in a long-term process — the social transformations which reflect in the individual psychological structures, in order to influence and to modify them as the alterations that took place in the psychological structures of the individuals are closely tied to the social transformations. How would the educacional processes influenced the transition to cooperative self-managed factory employer? To answer this question, it was necessary to study the context in which the first school was founded in 1907 to the present day, using documentary research and analysis oh their content; confronted with questionnaires, observation, fiel journal, testimonials and interviews to identify identify how the behavior and the affective life of the studied population — the workers and their families — were adapted to their historical experience, from employees to cooperates as well the consequences of this movement to the local society. One of the findings was that in some point the educational process was a search of an individual group to maintain powerUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Vaidergorn, José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2013-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis128 f. + anexoapplication/pdfBÚRIGO, Nelia Maria Puccini. Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos. 2013. 128 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.http://hdl.handle.net/11449/101521000712842burigo_nmp_dr_arafcl.pdf33004030079P29258095769277556Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:20:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101521Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:20:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
title Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
spellingShingle Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]
Educação
Teoria do conhecimento
Cultura
Trabalho
title_short Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
title_full Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
title_fullStr Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
title_full_unstemmed Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
title_sort Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos
author Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]
author_facet Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaidergorn, José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Búrigo, Nelia Maria Puccini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Teoria do conhecimento
Cultura
Trabalho
topic Educação
Teoria do conhecimento
Cultura
Trabalho
description O objetivo desta investigação foi analisar os processos educativos envolvidos na transição de uma determinada fábrica, que viabilizaram aos seus trabalhadores aderirem à forma de Cooperativa autogerida. Os processos observados foram enfocados em uma dinâmica de relações “estabelecidos e outsiders”, onde um grupo procura monopolizar as relações de poder, para marginalizar outro grupo, ainda que sejam semelhantes. Foram aplicados os conceitos de sociogênese e de psicogênese de Norbert Elias, nos quais aborda – em um processo de longa duração — as transformações sociais que se vão refletir nas estruturas psicológicas dos indivíduos, de maneira a influenciá-las e modificá-las; assim como as alterações ocorridas nas estruturas psicológicas dos indivíduos estão intrinsecamente ligadas às transformações sociais. De que maneira teriam os processos educativos influenciado na transição da fábrica patronal para cooperativa autogerida? Para responder a esta pergunta, fezse necessário o estudo do contexto em que foi fundada a primeira escola em 1907 até os dias atuais, utilizando a pesquisa documental e análise de seu conteúdo; confrontados com questionários, observação, diário de campo, depoimentos e entrevistas para identificar como o comportamento e a vida afetiva da população estudada – operários e sua família – foram ajustados à experiência histórica por que passaram, da posição de empregados para a de cooperados, e as consequências desse movimento para a sociedade local. Um dos resultados encontrados foi que em determinado momento o processo educativo foi uma busca individualizada de um grupo para manutenção de poder
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-20
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BÚRIGO, Nelia Maria Puccini. Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos. 2013. 128 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/101521
000712842
burigo_nmp_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
identifier_str_mv BÚRIGO, Nelia Maria Puccini. Da fábrica patronal à Cooperativa autogerida: processos educativos. 2013. 128 f. +. Tese (doutorado) - Universidade Estadual PaulistaJúlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2013.
000712842
burigo_nmp_dr_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
url http://hdl.handle.net/11449/101521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 f. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965749765046272