A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/250653 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar. |
id |
UNSP_2070ce010e937ee9d0227832465cd2c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/250653 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental IEntrepreneurial education in neoliberal capitalism: analysis of didactic material for elementary school IEmpreendedorismoNeoliberalismoFormaçãoEnsino fundamentalEntrepreneurshipNeoliberalismTrainingElementary schoolEsta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar.This research aims to analyze the implications of the Entrepreneurship discourse in the formation process of Elementary School I students. It is a qualitative research, which aims to problematize the Entrepreneurship practices which will be approached from the perspective of the reference Foucauldian theoretical, particularly from the notion of biopolitics developed by Foucault, in the book Birth of Biopolitics (2008). This is an analysis of the didactic material from the 1st to the 5th year used in private schools in Presidente Prudente-SP and region, which is based on the OPEE Methodology – Professional Orientation, Employability and Entrepreneurship, which presents a didactic sequence from the 1st year of Elementary School to the 3rd year of high school. The title of the collections that were analyzed is: “Entrepreneurship and Life Project”, by the author Leo Fraiman, published by FTD publishing house. Thus, the main points that will be discussed in this research are the following: to analyze/identify the elements approached about Entrepreneurship; what are the implications of the entrepreneurial discourse in the constitution of the subjects involved in the school context.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Letícia2023-09-13T13:49:11Z2023-09-13T13:49:11Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25065333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:58:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:58:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I Entrepreneurial education in neoliberal capitalism: analysis of didactic material for elementary school I |
title |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
spellingShingle |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I Camargo, Letícia Empreendedorismo Neoliberalismo Formação Ensino fundamental Entrepreneurship Neoliberalism Training Elementary school |
title_short |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
title_full |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
title_fullStr |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
title_full_unstemmed |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
title_sort |
A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I |
author |
Camargo, Letícia |
author_facet |
Camargo, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Divino José da [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camargo, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Neoliberalismo Formação Ensino fundamental Entrepreneurship Neoliberalism Training Elementary school |
topic |
Empreendedorismo Neoliberalismo Formação Ensino fundamental Entrepreneurship Neoliberalism Training Elementary school |
description |
Esta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 2023-09-13T13:49:11Z 2023-09-13T13:49:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/250653 33004129044P6 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/250653 |
identifier_str_mv |
33004129044P6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797791257912672256 |