A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Camargo, Letícia
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250653
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar.
id UNSP_2070ce010e937ee9d0227832465cd2c0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250653
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental IEntrepreneurial education in neoliberal capitalism: analysis of didactic material for elementary school IEmpreendedorismoNeoliberalismoFormaçãoEnsino fundamentalEntrepreneurshipNeoliberalismTrainingElementary schoolEsta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar.This research aims to analyze the implications of the Entrepreneurship discourse in the formation process of Elementary School I students. It is a qualitative research, which aims to problematize the Entrepreneurship practices which will be approached from the perspective of the reference Foucauldian theoretical, particularly from the notion of biopolitics developed by Foucault, in the book Birth of Biopolitics (2008). This is an analysis of the didactic material from the 1st to the 5th year used in private schools in Presidente Prudente-SP and region, which is based on the OPEE Methodology – Professional Orientation, Employability and Entrepreneurship, which presents a didactic sequence from the 1st year of Elementary School to the 3rd year of high school. The title of the collections that were analyzed is: “Entrepreneurship and Life Project”, by the author Leo Fraiman, published by FTD publishing house. Thus, the main points that will be discussed in this research are the following: to analyze/identify the elements approached about Entrepreneurship; what are the implications of the entrepreneurial discourse in the constitution of the subjects involved in the school context.OutraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Divino José da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Camargo, Letícia2023-09-13T13:49:11Z2023-09-13T13:49:11Z2022-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/25065333004129044P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-27T06:58:09Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250653Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-27T06:58:09Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
Entrepreneurial education in neoliberal capitalism: analysis of didactic material for elementary school I
title A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
spellingShingle A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
Camargo, Letícia
Empreendedorismo
Neoliberalismo
Formação
Ensino fundamental
Entrepreneurship
Neoliberalism
Training
Elementary school
title_short A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
title_full A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
title_fullStr A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
title_full_unstemmed A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
title_sort A educação empreendedora no capitalismo neoliberal: análise do material didático do ensino fundamental I
author Camargo, Letícia
author_facet Camargo, Letícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Divino José da [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Letícia
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Neoliberalismo
Formação
Ensino fundamental
Entrepreneurship
Neoliberalism
Training
Elementary school
topic Empreendedorismo
Neoliberalismo
Formação
Ensino fundamental
Entrepreneurship
Neoliberalism
Training
Elementary school
description Esta dissertação tem como objetivo analisar as implicações do discurso do Empreendedorismo no processo de formação de estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que se destina a problematizar as práticas de Empreendedorismo as quais serão abordadas na perspectiva do referencial teórico foucaultiano, particularmente a partir da noção de biopolítica desenvolvida por Foucault, no livro Nascimento da biopolítica (2008). Trata-se da análise do material didático do 1º ao 5º ano utilizado em escolas privadas de Presidente Prudente-SP e região, o qual se baseia na Metodologia OPEE – Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo, que apresenta uma sequência didática do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. O título das coletâneas que foram analisadas é “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, do autor Leo Fraiman, publicadas pela editora FTD. Desse modo, os principais pontos que serão discutidos nesta pesquisa são os seguintes: analisar/identificar os elementos abordados acerca do Empreendedorismo; quais são as implicações do discurso empreendedor na constituição dos sujeitos envolvidos no contexto escolar.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
2023-09-13T13:49:11Z
2023-09-13T13:49:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250653
33004129044P6
url http://hdl.handle.net/11449/250653
identifier_str_mv 33004129044P6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791257912672256