Reforma intelectual da polícia militar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/106258
Resumo: O objetivo desta tese é conhecer as escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo para apreender as concepções inerentes ao processo de formação desses policiais a partir dos documentos oficias e dos depoimentos dos comandantes dos órgãos de ensino da PMESP. De natureza qualitativa, esta pesquisa se orienta pelo estudo da legislação pertinente e específica ao ensino na Polícia Militar e pela análise das entrevistas com seis coronéis. O suporte teórico da tese são as formulações conceituais sobre a “sociedade disciplinar” e “biopolítica” presentes de modo nuclear na obra de Michel Foucault e nas quais se afirma que as práticas de controle social na modernidade ocorrem de modo dissimulado. As manifestações de coerção seriam, portanto, produtoras de comportamentos, formas de saber e formas de subjetividade que correspondem a um acréscimo implícito de violência às relações sociais, de modo que nesse contexto as práticas de policiamento representariam a potencialização da repressão em detrimento de práticas de prevenção. A hipótese a ser testada refere-se à impossibilidade de mudança essencial na orientação dos processos e práticas de formação nas escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nesses processos e práticas se verificaria o anúncio de uma mudança que não se efetiva, mesmo que se considere a concepção do policiamento comunitário, por exemplo, como fundamento das ações da polícia. Focando em suas diretrizes e nos documentos internos da Escola Superior de Soldados (ESSd) pretende-se ter uma amostra objetiva para verificar a persistência de uma concepção de “controle social” no interior de práticas de formação do policial militar que se anunciam cidadãs, registrando seu pertencimento à contradição inerente aos processos de democratização recentes, nos quais a cidadania quando anunciada constitui-se em elemento obstrutivo à realização democrática
id UNSP_28f4a0eb3c7b3ec6f1674e4e09b445fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106258
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Reforma intelectual da polícia militarSociologiaSociologyO objetivo desta tese é conhecer as escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo para apreender as concepções inerentes ao processo de formação desses policiais a partir dos documentos oficias e dos depoimentos dos comandantes dos órgãos de ensino da PMESP. De natureza qualitativa, esta pesquisa se orienta pelo estudo da legislação pertinente e específica ao ensino na Polícia Militar e pela análise das entrevistas com seis coronéis. O suporte teórico da tese são as formulações conceituais sobre a “sociedade disciplinar” e “biopolítica” presentes de modo nuclear na obra de Michel Foucault e nas quais se afirma que as práticas de controle social na modernidade ocorrem de modo dissimulado. As manifestações de coerção seriam, portanto, produtoras de comportamentos, formas de saber e formas de subjetividade que correspondem a um acréscimo implícito de violência às relações sociais, de modo que nesse contexto as práticas de policiamento representariam a potencialização da repressão em detrimento de práticas de prevenção. A hipótese a ser testada refere-se à impossibilidade de mudança essencial na orientação dos processos e práticas de formação nas escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nesses processos e práticas se verificaria o anúncio de uma mudança que não se efetiva, mesmo que se considere a concepção do policiamento comunitário, por exemplo, como fundamento das ações da polícia. Focando em suas diretrizes e nos documentos internos da Escola Superior de Soldados (ESSd) pretende-se ter uma amostra objetiva para verificar a persistência de uma concepção de “controle social” no interior de práticas de formação do policial militar que se anunciam cidadãs, registrando seu pertencimento à contradição inerente aos processos de democratização recentes, nos quais a cidadania quando anunciada constitui-se em elemento obstrutivo à realização democráticaThis thesis aims to understand the Military Police Academy of the Estado de São Paulo (PMESP), in order to apprehend the conceptions inherited in the process of instruction it’s policemen, according official documents and the testimony of the commanders of the educational institutes of the PMESP. This research is based on a qualitative perspective and is oriented by the study of specific and relevant legislation regarding the instruction of the Military Police (Diretriz Geral de Ensino – DGE, 2008) and by the interviews with six of the institutes´ commanders. The theoretical supports of this thesis are the conceptions of a “disciplinary society” and “biopolitics”, central ideas in Michel Foucault´s work. Foucault states that practices of social control in modern times occur in a disingenuous way. Coercion would, therefore, produce behaviors, forms of knowledge and of subjectivity that would correspond to an implicit increase of violence in social relationships. Thereby the practices of Communitarian Policing, looked at from this perspective, would potencialize repression in place of being a preventive practice. The hypothesis to be tested regards the impossibility of an essential chance of direction in the processes and practices in the instruction given in the Academies of Military Police in the State of de São Paulo. In such processes and practices, a chance is announced but is not effective, even when the conception of Communitarian Policing is taken as ground for police action. By focusing on the guidelines and internal documents of the Escola Superior de Soldados (ESSd) it is intended to have an objective sample in order to verify the persistency of the conception on “social control” within the practices of instruction of the military... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Caccia-Bava Junior, Augusto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]2014-06-11T19:35:18Z2014-06-11T19:35:18Z2012-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis206 f. : il.application/pdfBRUNETTA, Antonio Alberto. Reforma intelectual da polícia militar. 2012. 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.http://hdl.handle.net/11449/106258000691357brunetta_aa_dr_arafcl.pdf33004030017P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:22:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106258Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:22:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma intelectual da polícia militar
title Reforma intelectual da polícia militar
spellingShingle Reforma intelectual da polícia militar
Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]
Sociologia
Sociology
title_short Reforma intelectual da polícia militar
title_full Reforma intelectual da polícia militar
title_fullStr Reforma intelectual da polícia militar
title_full_unstemmed Reforma intelectual da polícia militar
title_sort Reforma intelectual da polícia militar
author Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]
author_facet Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caccia-Bava Junior, Augusto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Sociology
topic Sociologia
Sociology
description O objetivo desta tese é conhecer as escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo para apreender as concepções inerentes ao processo de formação desses policiais a partir dos documentos oficias e dos depoimentos dos comandantes dos órgãos de ensino da PMESP. De natureza qualitativa, esta pesquisa se orienta pelo estudo da legislação pertinente e específica ao ensino na Polícia Militar e pela análise das entrevistas com seis coronéis. O suporte teórico da tese são as formulações conceituais sobre a “sociedade disciplinar” e “biopolítica” presentes de modo nuclear na obra de Michel Foucault e nas quais se afirma que as práticas de controle social na modernidade ocorrem de modo dissimulado. As manifestações de coerção seriam, portanto, produtoras de comportamentos, formas de saber e formas de subjetividade que correspondem a um acréscimo implícito de violência às relações sociais, de modo que nesse contexto as práticas de policiamento representariam a potencialização da repressão em detrimento de práticas de prevenção. A hipótese a ser testada refere-se à impossibilidade de mudança essencial na orientação dos processos e práticas de formação nas escolas da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nesses processos e práticas se verificaria o anúncio de uma mudança que não se efetiva, mesmo que se considere a concepção do policiamento comunitário, por exemplo, como fundamento das ações da polícia. Focando em suas diretrizes e nos documentos internos da Escola Superior de Soldados (ESSd) pretende-se ter uma amostra objetiva para verificar a persistência de uma concepção de “controle social” no interior de práticas de formação do policial militar que se anunciam cidadãs, registrando seu pertencimento à contradição inerente aos processos de democratização recentes, nos quais a cidadania quando anunciada constitui-se em elemento obstrutivo à realização democrática
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-06
2014-06-11T19:35:18Z
2014-06-11T19:35:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRUNETTA, Antonio Alberto. Reforma intelectual da polícia militar. 2012. 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/106258
000691357
brunetta_aa_dr_arafcl.pdf
33004030017P7
identifier_str_mv BRUNETTA, Antonio Alberto. Reforma intelectual da polícia militar. 2012. 206 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2012.
000691357
brunetta_aa_dr_arafcl.pdf
33004030017P7
url http://hdl.handle.net/11449/106258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791101386489856