Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/182304
Resumo: Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si.
id UNSP_28f4be8fcf5e053abac8db6112111428
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/182304
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolarDramaturgias en educación: poéticas performativas en el cotidiano escolarTeatroEducaçãoPerformanceArquivoPoéticaTeatroEducaciónPerformanceArchivoPoéticaEsta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si.Esta tesis realiza una investigación bibliográfica sobre los conceptos teatralidad, performatividad, espacio performativo y discute también el lugar del ritual con la intención de pensar procesos artístico-pedagógicos en interfaz con una metodología de naturaleza cartográfica en la que el investigador se insertaen el contexto de la investigación. Para la realización del trabajo de campo con educadores de diferentes contextos fue fundamental mi propia experiencia en el ámbitode la educación, sobre todo para la creación del Laboratorio Dramaturgias Contemporáneas en Educación, por mí desarrollado a lo largo de la investigación y donde se dieron las experiencias analizadas. Para repensar la experiencia del juego teatral como repertorio, propongo las (re) escrituras de la experiencia vivida como prácticas de archivo, recurso para pensar prácticas encarnadasen el cotidiano escolara partir de los conceptos de archivo y repertorio. Com ellose proponela construcción deuna dramaturgia (guión) de aula que revele lasrelaciones y tensiones entre ética, estética y política. Busco demostrar el potencial de leer la escuela tomándola como un espacio liminar o performativo, fértil de imágenes que se pueden capturar a travésde la herramienta de análisis conceptual "como si fuera performance".Para ello, presento y desarrollo el concepto de ―microimágenes‖, que consiste en una técnica de montaje tejida por la mirada, una forma de registro que permite al profesor poetizar la escuela, si así lo desea, como también puede ser una forma poética de transformación de sí.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]2019-06-13T18:06:09Z2019-06-13T18:06:09Z2019-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18230400091766133004013063P43115864632538520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-15T06:15:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182304Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-15T06:15:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
Dramaturgias en educación: poéticas performativas en el cotidiano escolar
title Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
spellingShingle Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]
Teatro
Educação
Performance
Arquivo
Poética
Teatro
Educación
Performance
Archivo
Poética
title_short Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
title_full Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
title_fullStr Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
title_sort Dramaturgias em educação: poéticas performativas no cotidiano escolar
author Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]
author_facet Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Marianna Francisca Martins [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vianna, Letícia Leonardi [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Educação
Performance
Arquivo
Poética
Teatro
Educación
Performance
Archivo
Poética
topic Teatro
Educação
Performance
Arquivo
Poética
Teatro
Educación
Performance
Archivo
Poética
description Esta tese realiza uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos como teatralidade, performatividade, espaço performático, e o lugar do ritual para pensar processos artístico-pedagógicos na interface com uma metodologia de natureza cartográfica, onde o pesquisador se insere no contexto da pesquisa. Para tanto, utilizo-me de minha experiência na educação, do trabalho de campo realizado com educadores de contextos diversos, bem como da experiência no Laboratório Dramaturgias Contemporâneo em Educação, por mim desenvolvido ao longo da pesquisa. Problematizo assim, a experiência do jogo teatral enquanto repertório e as (re)escrituras da experiência vivida como práticas de arquivo. Proponho pensar práticas corporificadas na educação a partir dos conceitos de arquivo e repertório, de modo a propor uma dramaturgia (roteiro) da sala de aula que revele relações e tensões entre ética, estética e política. Busco demonstrar o potencial de se ler a escola, de projetá-la como entre-lugar, espaço liminar ou performático prenhe de imagens por meio da utilização da ferramenta de análise conceitual “como se fosse performance”. Para tanto, apresento e desenvolvo o conceito de microimagens, uma técnica de montagem tecida pelo olhar, que pode ser uma forma de registro a serviço do professor que deseja poetizar a escola, e como uma forma poética de transformação de si.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13T18:06:09Z
2019-06-13T18:06:09Z
2019-04-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/182304
000917661
33004013063P4
3115864632538520
url http://hdl.handle.net/11449/182304
identifier_str_mv 000917661
33004013063P4
3115864632538520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965551267512320