Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/88818
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as novas formas de acumulação de capital que foram constituídas paralelas ao surgimento, desenvolvimento e popularização da Internet. Com a sua expansão a diversos setores da sociedade, surgiram empresas, serviços e produtos especificamente voltados aos segmentos ligados às tecnologias da informação, resultando no desenvolvimento de novos processos de trabalho e um mercado consumidor tanto de bens materiais como de bens simbólicos (ditos imateriais). Contudo, o que caracterizou essencialmente a apropriação capitalista do ciberespaço, foi o surgimento de empresas que ao invés de produzir bens materiais utilizando a Internet apenas como um instrumento publicitário ou comunicativo, funcionam exclusivamente através na rede, tendo a informação (sua produção e distribuição) como um produto. Discutiremos aqui sobre algumas particularidades da acumulação capitalista no âmbito da Internet comercial, notadamente sobre o processo de transformação em mercadoria do substrato da subjetividade coletiva colocada na interatividade de rede.
id UNSP_2a6e7086e8e1086ada94d2af51f717e4
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/88818
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercialTrabalhoCapitalismoMarketing na internetCiberespaçoComércio eletrônicoTecnologia da informaçãoInternetCyberspaceLaborInformation technologyCapitalismEsta pesquisa tem por objetivo investigar as novas formas de acumulação de capital que foram constituídas paralelas ao surgimento, desenvolvimento e popularização da Internet. Com a sua expansão a diversos setores da sociedade, surgiram empresas, serviços e produtos especificamente voltados aos segmentos ligados às tecnologias da informação, resultando no desenvolvimento de novos processos de trabalho e um mercado consumidor tanto de bens materiais como de bens simbólicos (ditos imateriais). Contudo, o que caracterizou essencialmente a apropriação capitalista do ciberespaço, foi o surgimento de empresas que ao invés de produzir bens materiais utilizando a Internet apenas como um instrumento publicitário ou comunicativo, funcionam exclusivamente através na rede, tendo a informação (sua produção e distribuição) como um produto. Discutiremos aqui sobre algumas particularidades da acumulação capitalista no âmbito da Internet comercial, notadamente sobre o processo de transformação em mercadoria do substrato da subjetividade coletiva colocada na interatividade de rede.This research has for objective to investigate the new forms of accumulation of capital that had been constituted parallel bars to the sprouting, development and popularization of the Internet. With its expansion the diverse sectors of the society, emerged companies, products and services specifically directed to the segments related to information technology, resulting in the development of new work processes and a consumer market both for goods and materials of symbolic goods (said immaterial). However, what mainly characterized the capitalist appropriation of cyberspace, was the emergence of companies that produce goods rather than materials using the Internet only as an advertising tool or communicative, operate exclusively through the network, the information (its production and distribution) as a product. Discuss here on some features of capitalist accumulation in the in the scope of Internet business, especially on the process of transformation in merchandise, the collective subjectivity of the substrate placed on interactivity network.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Alves, Giovanni Antonio Pinto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]2014-06-11T19:23:38Z2014-06-11T19:23:38Z2008-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 f. : il.application/pdfMONTEIRO, Arakin Queiroz. Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/88818000579940monteiro_aq_me_mar.pdf33004110042P88745252518066333Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-02T06:19:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/88818Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-02T06:19:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
title Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
spellingShingle Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]
Trabalho
Capitalismo
Marketing na internet
Ciberespaço
Comércio eletrônico
Tecnologia da informação
Internet
Cyberspace
Labor
Information technology
Capitalism
title_short Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
title_full Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
title_fullStr Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
title_full_unstemmed Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
title_sort Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial
author Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]
author_facet Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Giovanni Antonio Pinto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Arakin Queiroz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Capitalismo
Marketing na internet
Ciberespaço
Comércio eletrônico
Tecnologia da informação
Internet
Cyberspace
Labor
Information technology
Capitalism
topic Trabalho
Capitalismo
Marketing na internet
Ciberespaço
Comércio eletrônico
Tecnologia da informação
Internet
Cyberspace
Labor
Information technology
Capitalism
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar as novas formas de acumulação de capital que foram constituídas paralelas ao surgimento, desenvolvimento e popularização da Internet. Com a sua expansão a diversos setores da sociedade, surgiram empresas, serviços e produtos especificamente voltados aos segmentos ligados às tecnologias da informação, resultando no desenvolvimento de novos processos de trabalho e um mercado consumidor tanto de bens materiais como de bens simbólicos (ditos imateriais). Contudo, o que caracterizou essencialmente a apropriação capitalista do ciberespaço, foi o surgimento de empresas que ao invés de produzir bens materiais utilizando a Internet apenas como um instrumento publicitário ou comunicativo, funcionam exclusivamente através na rede, tendo a informação (sua produção e distribuição) como um produto. Discutiremos aqui sobre algumas particularidades da acumulação capitalista no âmbito da Internet comercial, notadamente sobre o processo de transformação em mercadoria do substrato da subjetividade coletiva colocada na interatividade de rede.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-10
2014-06-11T19:23:38Z
2014-06-11T19:23:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MONTEIRO, Arakin Queiroz. Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/88818
000579940
monteiro_aq_me_mar.pdf
33004110042P8
8745252518066333
identifier_str_mv MONTEIRO, Arakin Queiroz. Trabalho, ciberespaço e acumulação de capital: estudo sobre produção e consumo na interatividade da internet comercial. 2008. 166 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000579940
monteiro_aq_me_mar.pdf
33004110042P8
8745252518066333
url http://hdl.handle.net/11449/88818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 166 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965749380218880