As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91048
Resumo: Este trabalho é intitulado “As Diferenças Culturais dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio: Uma Visão Etnomatemática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com os alunos da Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, da cidade de Ibiúna, São Paulo. Procurei, por meio da observação do comportamento dos alunos diante das diversas soluções que obtinham, encontrar os caminhos e as respostas para a pesquisa, considerando as concepções da Etnomatemática. A partilha, a perseverança, o respeito e o diálogo estiveram presentes durante o desenvolvimento desta pesquisa, contribuindo para a Educação, especialmente com a Educação Matemática. A pergunta principal foi: Como o aluno da EJA consegue propor e resolver problemas, tendo o uso de seu conhecimento na disciplina de Matemática? Procurando responder a esse questionamento, preocupei-me com seu desenvolvimento utilizando dos seguintes objetivos por mim elaborados: analisar como os alunos da EJA resolvem situações propostas na sala de aula de Matemática, identificar as expectativas de aprendizagem em matemática dos alunos da EJA e destacar as questões significativas para os alunos da EJA no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, a perspectiva deste trabalho foi a de considerar os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem
id UNSP_2b2f128b4966e0f785e0b428cf6a882c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91048
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemáticaMatemática - Estudo e ensinoEducação de adultosMathematics educationEste trabalho é intitulado “As Diferenças Culturais dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio: Uma Visão Etnomatemática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com os alunos da Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, da cidade de Ibiúna, São Paulo. Procurei, por meio da observação do comportamento dos alunos diante das diversas soluções que obtinham, encontrar os caminhos e as respostas para a pesquisa, considerando as concepções da Etnomatemática. A partilha, a perseverança, o respeito e o diálogo estiveram presentes durante o desenvolvimento desta pesquisa, contribuindo para a Educação, especialmente com a Educação Matemática. A pergunta principal foi: Como o aluno da EJA consegue propor e resolver problemas, tendo o uso de seu conhecimento na disciplina de Matemática? Procurando responder a esse questionamento, preocupei-me com seu desenvolvimento utilizando dos seguintes objetivos por mim elaborados: analisar como os alunos da EJA resolvem situações propostas na sala de aula de Matemática, identificar as expectativas de aprendizagem em matemática dos alunos da EJA e destacar as questões significativas para os alunos da EJA no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, a perspectiva deste trabalho foi a de considerar os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagemThis work is titled The Cultural Differences of Students and Young and Adults Education of Secondary School: A Ethnomatematics Vision . It is a qualitative research that was done with the students of Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto , Ibiúna, São Paulo. I looked through the observation of student behavior in front of the various solutions that they obtained, to find the ways and the answers to the research, considering the views of Ethnomathematics. The sharing, perseverance, respect and the dialogue, were present during the development of this research, contributing to Education, especially in Mathematics Education. The main question was: How can YAE students propose and solve problems taking into account their knowledge in the subject of Mathematics? Attempt to answering this question, I was concerned about its development using the following objectives: to analyze how the YAE students solve situations proposed in the classroom, to identify the learning expectations from the students and enhance the meaningful purposes from the YAE students in the Mathematics teaching and learning process. The prospect of this work was to consider the students as the protagonists of their own learningSee-SpUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2011-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis189 f. : il.application/pdfGODINHO, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira. As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática. 2011. 189 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91048000675810godinho_mpro_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-20T06:29:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91048Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-20T06:29:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
title As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
spellingShingle As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos
Mathematics education
title_short As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
title_full As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
title_fullStr As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
title_full_unstemmed As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
title_sort As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática
author Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]
author_facet Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scandiuzzi, Pedro Paulo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos
Mathematics education
topic Matemática - Estudo e ensino
Educação de adultos
Mathematics education
description Este trabalho é intitulado “As Diferenças Culturais dos Alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio: Uma Visão Etnomatemática”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com os alunos da Escola Estadual Laurinda Vieira Pinto, da cidade de Ibiúna, São Paulo. Procurei, por meio da observação do comportamento dos alunos diante das diversas soluções que obtinham, encontrar os caminhos e as respostas para a pesquisa, considerando as concepções da Etnomatemática. A partilha, a perseverança, o respeito e o diálogo estiveram presentes durante o desenvolvimento desta pesquisa, contribuindo para a Educação, especialmente com a Educação Matemática. A pergunta principal foi: Como o aluno da EJA consegue propor e resolver problemas, tendo o uso de seu conhecimento na disciplina de Matemática? Procurando responder a esse questionamento, preocupei-me com seu desenvolvimento utilizando dos seguintes objetivos por mim elaborados: analisar como os alunos da EJA resolvem situações propostas na sala de aula de Matemática, identificar as expectativas de aprendizagem em matemática dos alunos da EJA e destacar as questões significativas para os alunos da EJA no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. Assim, a perspectiva deste trabalho foi a de considerar os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-06
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODINHO, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira. As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática. 2011. 189 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/91048
000675810
godinho_mpro_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv GODINHO, Maria da Penha Rodrigues de Oliveira. As diferenças culturais dos alunos da educação de jovens e adultos do ensino médio: uma visão etnomatemática. 2011. 189 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675810
godinho_mpro_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 189 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965818070335488