Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Protetti, Fernando Henrique [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90166
Resumo: A partir da expansão da pós-graduação lato sensu na educação brasileira e da importância que este setor, principalmente na forma dos cursos de especialização, tem ganhado no interior da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral e aglutinador analisar a oferta de quatro cursos de especialização na área de Educação dessa universidade no período de 1999 a 2010. De forma específica objetiva-se investigar as orientações político-administrativas dos órgãos centrais da UNESP para os cursos de especialização em geral e os critérios estabelecidos para a sua regulação e controle; compreender a relação entre os propositores dos quatro cursos analisados e a administração universitária; e, identificar as prováveis demandas para sua oferta. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como recurso teórico-metodológico o conceito de “burocracia” procedente dos estudos de Max Weber sobre a Sociologia da Dominação. O método empregado consiste na análise documental utilizando como fontes primárias os processos administrativos dos cursos investigados, as normas e regulamentações internas e as publicações e informações disponíveis sobre a pós-graduação lato sensu na UNESP. As informações gerais, a literatura científica disponível e a legislação desse setor da pós-graduação no país representaram subsídios iniciais para a compreensão do caso singular da UNESP. Os resultados obtidos pela investigação no âmbito administrativo revelam que as normas e regulamentos para o controle da oferta dos cursos tornaram-se cada vez mais criteriosos, tentando, portanto, conservar o domínio dos órgãos centrais da universidade sobre os demais envolvidos. Na dimensão política, o período...
id UNSP_2b5f8f61e3fc917ed5a482cca1360e65
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90166
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoBurocraciaPos-graduaçãoEducaçãoPesquisa documentalPós-graduação lato sensuEspecialização em educaçãoLatu sensu post-graduationBureaucracySpecialization in educationDocumentary researchA partir da expansão da pós-graduação lato sensu na educação brasileira e da importância que este setor, principalmente na forma dos cursos de especialização, tem ganhado no interior da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral e aglutinador analisar a oferta de quatro cursos de especialização na área de Educação dessa universidade no período de 1999 a 2010. De forma específica objetiva-se investigar as orientações político-administrativas dos órgãos centrais da UNESP para os cursos de especialização em geral e os critérios estabelecidos para a sua regulação e controle; compreender a relação entre os propositores dos quatro cursos analisados e a administração universitária; e, identificar as prováveis demandas para sua oferta. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como recurso teórico-metodológico o conceito de “burocracia” procedente dos estudos de Max Weber sobre a Sociologia da Dominação. O método empregado consiste na análise documental utilizando como fontes primárias os processos administrativos dos cursos investigados, as normas e regulamentações internas e as publicações e informações disponíveis sobre a pós-graduação lato sensu na UNESP. As informações gerais, a literatura científica disponível e a legislação desse setor da pós-graduação no país representaram subsídios iniciais para a compreensão do caso singular da UNESP. Os resultados obtidos pela investigação no âmbito administrativo revelam que as normas e regulamentos para o controle da oferta dos cursos tornaram-se cada vez mais criteriosos, tentando, portanto, conservar o domínio dos órgãos centrais da universidade sobre os demais envolvidos. Na dimensão política, o período...Due to the expansion of the latu sensu post-graduation degree courses in the Brazilian education and also to the importance that this sector, mainly in the form of specialization courses, has gained inside the Paulista State University “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), this Master‟s dissertation is aimed at analyzing the offering of four specialization courses in the Education area from this university in the period between 1999 and 2010. Its specific aim is to investigate the political-administrative guidelines from UNESP‟s central institutes for the specialization courses in general and the criteria established for its regulation and control; to understand the relation between the proposers of the four courses analyzed and the university administration and; to identify the probable demands for their offering. In order to reach these objectives, the concept of “bureaucracy” founded in Max Weber‟s studies on the Domination Sociology was adopted as a theoretical-methodological resource. The adopted method consists of the analysis of documents using the administrative processes from the courses being investigated, the internal rules and regulations and the publications and information available from UNESP‟s lato sensu post-graduation courses as primary sources. General information, the scientific literature available and the legislation from this post-graduation sector in the country have been used as initial subsidy for the understanding of UNESP‟s singular case. The results obtained through investigation at the administrative level revealed that the rules and regulations for the control in the offering of courses have become more and more solid, attempting, in that way, to preserve the domination of the central institutes from the university over all others involved. In the political scale, the period between 1980 and 2010... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vaidergorn, José [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Protetti, Fernando Henrique [UNESP]2014-06-11T19:24:20Z2014-06-11T19:24:20Z2010-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis219 p. : il., gráfs., tabs.application/pdfPROTETTI, Fernando Henrique. Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010). 2010. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.http://hdl.handle.net/11449/90166000632936protetti_fh_me_arafcl.pdf33004030079P29258095769277556Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-31T06:17:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90166Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-31T06:17:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
title Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
spellingShingle Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
Protetti, Fernando Henrique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Burocracia
Pos-graduação
Educação
Pesquisa documental
Pós-graduação lato sensu
Especialização em educação
Latu sensu post-graduation
Bureaucracy
Specialization in education
Documentary research
title_short Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
title_full Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
title_fullStr Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
title_full_unstemmed Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
title_sort Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010)
author Protetti, Fernando Henrique [UNESP]
author_facet Protetti, Fernando Henrique [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vaidergorn, José [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Protetti, Fernando Henrique [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Burocracia
Pos-graduação
Educação
Pesquisa documental
Pós-graduação lato sensu
Especialização em educação
Latu sensu post-graduation
Bureaucracy
Specialization in education
Documentary research
topic Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Burocracia
Pos-graduação
Educação
Pesquisa documental
Pós-graduação lato sensu
Especialização em educação
Latu sensu post-graduation
Bureaucracy
Specialization in education
Documentary research
description A partir da expansão da pós-graduação lato sensu na educação brasileira e da importância que este setor, principalmente na forma dos cursos de especialização, tem ganhado no interior da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral e aglutinador analisar a oferta de quatro cursos de especialização na área de Educação dessa universidade no período de 1999 a 2010. De forma específica objetiva-se investigar as orientações político-administrativas dos órgãos centrais da UNESP para os cursos de especialização em geral e os critérios estabelecidos para a sua regulação e controle; compreender a relação entre os propositores dos quatro cursos analisados e a administração universitária; e, identificar as prováveis demandas para sua oferta. Para alcançar esses objetivos, adotou-se como recurso teórico-metodológico o conceito de “burocracia” procedente dos estudos de Max Weber sobre a Sociologia da Dominação. O método empregado consiste na análise documental utilizando como fontes primárias os processos administrativos dos cursos investigados, as normas e regulamentações internas e as publicações e informações disponíveis sobre a pós-graduação lato sensu na UNESP. As informações gerais, a literatura científica disponível e a legislação desse setor da pós-graduação no país representaram subsídios iniciais para a compreensão do caso singular da UNESP. Os resultados obtidos pela investigação no âmbito administrativo revelam que as normas e regulamentos para o controle da oferta dos cursos tornaram-se cada vez mais criteriosos, tentando, portanto, conservar o domínio dos órgãos centrais da universidade sobre os demais envolvidos. Na dimensão política, o período...
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-15
2014-06-11T19:24:20Z
2014-06-11T19:24:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PROTETTI, Fernando Henrique. Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010). 2010. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/90166
000632936
protetti_fh_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
identifier_str_mv PROTETTI, Fernando Henrique. Burocracia e pós-graduação Lato Sensu na UNESP: os cursos de especialização em Educação (1999-2010). 2010. 219 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2010.
000632936
protetti_fh_me_arafcl.pdf
33004030079P2
9258095769277556
url http://hdl.handle.net/11449/90166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 219 p. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965741515898880