O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90938
Resumo: Face aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas...
id UNSP_343da1ed2fba2d7587d25e2d32c8e77b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90938
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de CiênciasProfessores de ciencia - FormaçãoCiencia - EnsinoScience teachersFace aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas...Face to new goals and contents of the teaching of science, methods and teaching resources that involving the reading of texts must be considered as important components of the process of learning science, once that the production of their understanging is interceded by reading the text and the historical aspects than influence such the production mode of understanding, at the model of reading. Therefore, the proposed use of text from different domains and cultural spheres in the teaching of science, the texts cited as alternative, is needed. This study aimed to analyze and understand the approach of using alternative text for teaching science courses in initial teacher training. Through primarily qualitative research the existence of proposals for the use of alternative texts was investigated in seven licentiale courses in Biology offered by a public university in the state of Sao Paulo. Data were collected through document analysis, questionnaires and production of texts that were analyzed using content analysis. At first, plans for teaching subjects and internship programs were analyzed. To understand how a teching professor approaches an alternative text, data were collected from the theachers of these courses through a questionnaire consisting of eight essay questions. We gather also information on the training of each teacher, the subjects they teach and their understanding of the alternative text. Finally, we investigate, through the formulation of a written text to the students perception on the use of alternative texts in two selected courses. We could identify that the approach on the use of alternative text in the textbook is explicitly shown in a little education plans and proposal for internships analyzed; that the professors recognize its importance and affirm to work in its use... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]2014-06-11T19:24:50Z2014-06-11T19:24:50Z2011-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis123 f.application/pdfCAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90938000677946campos_rsp_me_bauru.pdf33004056079P02431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-24T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-24T06:12:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
title O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
spellingShingle O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]
Professores de ciencia - Formação
Ciencia - Ensino
Science teachers
title_short O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
title_full O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
title_fullStr O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
title_full_unstemmed O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
title_sort O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências
author Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]
author_facet Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Raquel Sanzovo Pires de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores de ciencia - Formação
Ciencia - Ensino
Science teachers
topic Professores de ciencia - Formação
Ciencia - Ensino
Science teachers
description Face aos novos objetivos e conteúdos do ensino de ciências, métodos e recursos de ensino que envolvam a leitura de textos devem ser considerados como importantes componentes do processo de aprender ciências uma vez que a produção de sua compreensão é intercedida pela leitura do texto e pelos aspectos históricos que influenciaram tanto o modo de produção da compreensão, quanto o modo de leitura. Faz-se necessária, portanto, a proposta do uso de textos dos mais diferentes domínios e esferas culturais no ensino de ciências, os textos ditos alternativos. Este estudo visou analisar e compreender a inserção do uso de textos alternativos para o ensino de Ciências. Pior meio de pesquisa prioritariamente qualitativa investigou-se a existência de propostas para o uso de textos alternativos em sete cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos por uma universidade pública do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de análise de documentos, aplicação de questionários e produção de textos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. No primeiro momento, foram analisados planos de ensino de disciplinas e programas de estágio dos cursos. Para a compreensão de como se dá inserção do texto alternativo pelo professor formador foram coletados junto a docentes destes cursos, por meio de um questionário constituído de oito questões abertas. Coletou-se, também, informações sobre a formação de cada professor, as disciplinas que ministram a sua compreensão sobre o texto alternativo. Por fim, investigou-se, por meio da elaboração de um texto escrito a percepção dos discentes sobre a utilização dos textos alternativos em dois cursos selecionados. Pode-se identificar que a inserção sobre o uso do texto alternativo é apresentada explicitamente em poucos planos de ensino e propostas...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-08
2014-06-11T19:24:50Z
2014-06-11T19:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90938
000677946
campos_rsp_me_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
identifier_str_mv CAMPOS, Raquel Sanzovo Pires de. O uso de textos alternativos para o ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Ciências. 2011. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculade de Ciências, 2011.
000677946
campos_rsp_me_bauru.pdf
33004056079P0
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/90938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 123 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790795178180608