O processo formativo em Psicologia Organizacional e do Trabalho: análise das matrizes curriculares e percepções de graduandos e egressos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Luisa Aliboni de Toledo e
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192353
Resumo: O presente trabalho é composto por três estudos, apresentados em formato de artigos científicos, os quais apresentam ao leitor, sob diferentes óticas, o processo formativo na área da POT. O primeiro artigo teve o objetivo de identificar o espaço disponibilizado ao ensino da POT, atualmente, no processo formativo, a partir da caracterização das grades curriculares dos 162 cursos de Psicologia ativos no Estado de São Paulo. O procedimento de coleta dados consistiu em uma pesquisa documental para averiguação das matrizes curriculares e ementas. Muitos sites não disponibilizaram tais informações. No geral, daqueles que apresentaram, a média foi de 2,81 disciplinas por curso e 8,2% de espaço voltado às disciplinas e estágios em POT. A maioria dos cursos disponibiliza as disciplinas da área a partir do terceiro ano. A análise das ementas demonstrou uma preocupação dos cursos em ampliar o ensino da POT de um enfoque técnico e individualista para um enfoque mais sistêmico e político. O segundo artigo buscou analisar as percepções de 100 graduandos, de duas Universidades do Centro-Oeste Paulista, acerca da importância da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho e do interesse em atuar futuramente na área. Os graduandos responderam dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Em geral, os resultados apontaram para uma maior valorização da área de POT na universidade particular e no quinto ano. A maioria dos alunos do quinto ano (52%) revelaram ter pouco ou nenhum interesse em atuar na área. Os estudantes da IES privada apresentaram maior interesse em atuar na área. As respostas dissertativas se dividiram entre visões positivas, neutras e negativas sobre a POT. O terceiro artigo teve o objetivo de analisar a percepção de 50 egressos de cursos de Psicologia de 20 IES do Estado de São Paulo, que atuam ou já atuaram em POT, sobre sua formação nesta área. Foi utilizado um questionário online por meio do qual investigou-se as competências desenvolvidas na graduação, o grau de capacitação que as IES proveram para o exercício em POT, as maiores fontes de capacitação dentro e fora do curso de graduação, o grau de importância que os egressos atribuem à profissão do Psicólogo Organizacional e do Trabalho e os pontos considerados altos e falhos no processo de formação das IES. Os resultados foram analisados de maneira comparativa entre as IES públicas e privadas e apontaram para uma média e baixa capacitação em ambas, com baixo desenvolvimento de competências e destaque para as atividades práticas que proporcionaram grande aprendizagem como os estágios, empresas juniores e projetos de extensão. Tanto os egressos das IES públicas quanto das particulares atribuíram muita importância à profissão. De maneira geral, as categorias de respostas retrataram ainda uma permanência de tópicos tradicionais, como o recrutamento, seleção e treinamento, mas também abarcaram um aumento de preocupações estruturais com o mundo do trabalho atual.
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Muitos sites não disponibilizaram tais informações. No geral, daqueles que apresentaram, a média foi de 2,81 disciplinas por curso e 8,2% de espaço voltado às disciplinas e estágios em POT. A maioria dos cursos disponibiliza as disciplinas da área a partir do terceiro ano. A análise das ementas demonstrou uma preocupação dos cursos em ampliar o ensino da POT de um enfoque técnico e individualista para um enfoque mais sistêmico e político. O segundo artigo buscou analisar as percepções de 100 graduandos, de duas Universidades do Centro-Oeste Paulista, acerca da importância da atuação do psicólogo organizacional e do trabalho e do interesse em atuar futuramente na área. Os graduandos responderam dois questionários com perguntas abertas e fechadas. Em geral, os resultados apontaram para uma maior valorização da área de POT na universidade particular e no quinto ano. A maioria dos alunos do quinto ano (52%) revelaram ter pouco ou nenhum interesse em atuar na área. Os estudantes da IES privada apresentaram maior interesse em atuar na área. As respostas dissertativas se dividiram entre visões positivas, neutras e negativas sobre a POT. O terceiro artigo teve o objetivo de analisar a percepção de 50 egressos de cursos de Psicologia de 20 IES do Estado de São Paulo, que atuam ou já atuaram em POT, sobre sua formação nesta área. Foi utilizado um questionário online por meio do qual investigou-se as competências desenvolvidas na graduação, o grau de capacitação que as IES proveram para o exercício em POT, as maiores fontes de capacitação dentro e fora do curso de graduação, o grau de importância que os egressos atribuem à profissão do Psicólogo Organizacional e do Trabalho e os pontos considerados altos e falhos no processo de formação das IES. Os resultados foram analisados de maneira comparativa entre as IES públicas e privadas e apontaram para uma média e baixa capacitação em ambas, com baixo desenvolvimento de competências e destaque para as atividades práticas que proporcionaram grande aprendizagem como os estágios, empresas juniores e projetos de extensão. Tanto os egressos das IES públicas quanto das particulares atribuíram muita importância à profissão. De maneira geral, as categorias de respostas retrataram ainda uma permanência de tópicos tradicionais, como o recrutamento, seleção e treinamento, mas também abarcaram um aumento de preocupações estruturais com o mundo do trabalho atual.The present work consists of three studies, presented in the form of scientific articles, which present the reader, under different perspectives, the formating process in the area of Work and Organizational Psychology (WOP). The first article had the objective of identifying the space made available to the teaching of WOP, currently, in the formative process, from the characterization of the curricular grids of the 162 courses of Psychology active in the State of São Paulo. The data collection procedure consisted of documentary research to find out the curricular matrices and menus. Many websites did not provide such information. Overall, of those who has the information, the average was 2.81 subjects per course and 8.2% of space devoted to college subjects and internships in WOP. Most courses offer subjects in the area from the third year. The analysis of the menus showed a concern of the courses to expand the teaching of WOP from a technical and individualistic approach to a more systemic and political approach. The second article sought to analyze the perceptions of 100 students, from two Universities in the Midwest of São Paulo, about the importance of the professional performance of the organizational and work psychologist and the interest in working in the area in the future. The graduates answered two questionnaires with open and closed questions. In general, the results pointed to a greater appreciation of the WOP area at the private university and in the fifth year. Most fifth-year students (52%) reported having little or no interest in working in the field. Private Higher Education Institutions (HEIs) students showed greater interest in working in the area. The essay responses showed positive, neutral and negative views about WOP. The third article aimed to analyze the perception of 50 graduates of Psychology courses from 20 HEIs in the State of São Paulo, who work or have worked in WOP, about their formative process in this area. An online questionnaire was used to identify which competencies were developed during graduation, the degree of training that the HEIs provided for exercising in POT, the main sources of training course, the amount of importance that the graduates attribute to the profession of the Organizational and Work Psychologist and the points considered high and flawed in the formation process of the HEI. The results were analyzed comparatively between public and private HEIs and pointed to medium and low training in both, with low skills development and emphasis on practical activities that provided great learning, such as internships, junior companies and extension projects. Both graduates from public and private HEIs attached great importance to the profession. In general, the response categories also portrayed a continuation of traditional topics, such as recruitment, selection and training, but also encompassed an increase in structural concerns with the current world of work.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cardoso, Hugo Ferrari [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luisa Aliboni de Toledo e2020-04-27T14:40:02Z2020-04-27T14:40:02Z2020-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19235300093023533004056085P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:03:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192353Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-09-30T06:03:02Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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