Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/113831
Resumo: The aim of our master’s dissertation in Education - linked to the research line called Formative Processes, Values and Difference- is to understand how the School Book of Occurrence, institutional instrument used in some brazilian public schools to record the events that affect the functioning of these institutions with regard to student behavior, brings the reports about homophobic violence that develop in the educational space. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and positions - even implicit - when materialized, act as a mechanism for interdiction, surveillance and control of sexual behavior (albeit expressed by Subject heterosexual) not heterocentric and / or not represented by patterns of gender identity. Thus, the present study funded by the Research Foundation of the State of São Paulo - FAPESP, developed in twelve schools of the State Public Elementary and Middle II of Presidente Prudente, SP, seeks to meet the following specific objectives from the analysis of school books of Occurrence: to survey of the reports that relate to the topic of homophobia; analyze the content and frequency of these reports appear , and to identify the possible positions of educators who reported the incident and the actions taken by the whole body of the school about the issue. To do so, follow the methodological guidelines of Document Analysis on the development of research and adopted as theoretical contributions from authors who proposes thinking problematic about education from the current post-structuralism thought and Queer Theory...
id UNSP_3e1a53742bef3e2e6ebea86827e8ffd7
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/113831
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolarEducaçãoHomofobiaAlunosNarrativas pessoaisProfessores - Narrativas autobiograficasProfessoras - Narrativas autobiograficasEducationThe aim of our master’s dissertation in Education - linked to the research line called Formative Processes, Values and Difference- is to understand how the School Book of Occurrence, institutional instrument used in some brazilian public schools to record the events that affect the functioning of these institutions with regard to student behavior, brings the reports about homophobic violence that develop in the educational space. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and positions - even implicit - when materialized, act as a mechanism for interdiction, surveillance and control of sexual behavior (albeit expressed by Subject heterosexual) not heterocentric and / or not represented by patterns of gender identity. Thus, the present study funded by the Research Foundation of the State of São Paulo - FAPESP, developed in twelve schools of the State Public Elementary and Middle II of Presidente Prudente, SP, seeks to meet the following specific objectives from the analysis of school books of Occurrence: to survey of the reports that relate to the topic of homophobia; analyze the content and frequency of these reports appear , and to identify the possible positions of educators who reported the incident and the actions taken by the whole body of the school about the issue. To do so, follow the methodological guidelines of Document Analysis on the development of research and adopted as theoretical contributions from authors who proposes thinking problematic about education from the current post-structuralism thought and Queer Theory...O objetivo da nossa dissertação de mestrado em Educação - vinculada à linha de pesquisa Processos Formativos, Diferença e Valores- é compreender como o Livro de Ocorrência Escolar, instrumento institucional utilizado em algumas escolas públicas brasileiras para registrar os acontecimentos que prejudicam o funcionamento dessas instituições no que diz respeito ao comportamento das alunas e dos alunos, traz os relatos sobre as violências de natureza homofóbica que se desenvolvem no espaço educacional. A homofobia, em linhas gerais, relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e posicionamentos que – mesmo implícitos – quando materializados, atuam como um mecanismo de interdição, controle e vigilância de comportamentos sexuais (ainda que expressados por sujeitos heterossexuais) não heterocentrados e/ou não representados pelos padrões identitários de gênero. Deste modo, o presente estudo financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, desenvolvido em doze escolas Públicas Estaduais do Ensino Fundamental II e Médio de Presidente Prudente-SP, busca atender os seguintes objetivos específicos a partir da análise dos Livros de Ocorrência Escolar: levantar os relatos que se relacionam ao tema da homofobia; analisar o conteúdo e a frequência com que esses relatos aparecem; e identificar os possíveis posicionamentos das educadoras e dos educadores que registraram o ocorrido bem como as atitudes tomadas por todo o corpo da escola diante da problemática. Para tanto, seguimos as orientações metodológicas da Análise Documental no desenvolvimento da pesquisa e adotamos como referencial teórico as contribuições de autores que propõem problematizar a educação a partir da corrente de pensamento pós-estruturalista e da Teoria Queer...Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]2015-01-26T13:21:16Z2015-01-26T13:21:16Z2014-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis200 f. : il., mapasapplication/pdfBRAGA, Keith Daiani da Silva. Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar. 2014. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.http://hdl.handle.net/11449/113831000802257000802257.pdf33004129044P60145582434192657Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-19T06:12:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/113831Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-19T06:12:21Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
title Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
spellingShingle Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
Educação
Homofobia
Alunos
Narrativas pessoais
Professores - Narrativas autobiograficas
Professoras - Narrativas autobiograficas
Education
title_short Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
title_full Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
title_fullStr Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
title_full_unstemmed Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
title_sort Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar
author Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
author_facet Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Arilda Inês Miranda [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Keith Daiani da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Homofobia
Alunos
Narrativas pessoais
Professores - Narrativas autobiograficas
Professoras - Narrativas autobiograficas
Education
topic Educação
Homofobia
Alunos
Narrativas pessoais
Professores - Narrativas autobiograficas
Professoras - Narrativas autobiograficas
Education
description The aim of our master’s dissertation in Education - linked to the research line called Formative Processes, Values and Difference- is to understand how the School Book of Occurrence, institutional instrument used in some brazilian public schools to record the events that affect the functioning of these institutions with regard to student behavior, brings the reports about homophobic violence that develop in the educational space. Homophobia, in general, relates to attitudes of violence (physical, psychological) and positions - even implicit - when materialized, act as a mechanism for interdiction, surveillance and control of sexual behavior (albeit expressed by Subject heterosexual) not heterocentric and / or not represented by patterns of gender identity. Thus, the present study funded by the Research Foundation of the State of São Paulo - FAPESP, developed in twelve schools of the State Public Elementary and Middle II of Presidente Prudente, SP, seeks to meet the following specific objectives from the analysis of school books of Occurrence: to survey of the reports that relate to the topic of homophobia; analyze the content and frequency of these reports appear , and to identify the possible positions of educators who reported the incident and the actions taken by the whole body of the school about the issue. To do so, follow the methodological guidelines of Document Analysis on the development of research and adopted as theoretical contributions from authors who proposes thinking problematic about education from the current post-structuralism thought and Queer Theory...
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-05
2015-01-26T13:21:16Z
2015-01-26T13:21:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAGA, Keith Daiani da Silva. Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar. 2014. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/113831
000802257
000802257.pdf
33004129044P6
0145582434192657
identifier_str_mv BRAGA, Keith Daiani da Silva. Homofobia na escola: análise do livro de ocorrência escolar. 2014. 200 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2014.
000802257
000802257.pdf
33004129044P6
0145582434192657
url http://hdl.handle.net/11449/113831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 200 f. : il., mapas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965568481984512