Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/90310
Resumo: Este estudo pretende, ao analisar o contexto de vida de 22 docentes de educação profissional de nível técnico em atuação no Senac da cidade de Jaboticabal, identificar o capital cultural e o habitus destes professores, e, nessa direção, iniciar a análise de como esses fatores contribuem para as crenças levadas até a prática educacional. A análise está baseada em questionários feitos com todos os 22 docentes, e em entrevistas feitas com 5 destes professores de cursos diferentes, escolhidos aleatoriamente.Inicialmente foi feito um estudo sobre o histórico do Senac no Brasil no contexto da educação profissionalizante, e de como está organizada esta instituição no Estado de São Paulo. Ainda foram levantadas características do Senac na cidade de Jaboticabal e sua importância na formação de jovens e adultos daquela pequena região. Depois, foram apresentados, a partir dos estudos de Pierre Bourdieu, as características que, combinadas às experiências de vida dos professores dessa instituição na cidade citada, são fundamentais para a compreensão do conjunto de crenças e expectativas que exercem, na hipótese levantada nesse estudo, influência sobre o ato educativo. Por fim, concluímos algumas questões que indicam caminhos possíveis para a compreensão da forma de trabalho dos docentes no contexto da educação profissional de nível técnico.
id UNSP_3f0faf58d2bc7f0fab247ff81e21dc74
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90310
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativoEducaçãoEnsino profissionalEnsino tecnicoProfessores de ensino tecnico - FormaçãoEste estudo pretende, ao analisar o contexto de vida de 22 docentes de educação profissional de nível técnico em atuação no Senac da cidade de Jaboticabal, identificar o capital cultural e o habitus destes professores, e, nessa direção, iniciar a análise de como esses fatores contribuem para as crenças levadas até a prática educacional. A análise está baseada em questionários feitos com todos os 22 docentes, e em entrevistas feitas com 5 destes professores de cursos diferentes, escolhidos aleatoriamente.Inicialmente foi feito um estudo sobre o histórico do Senac no Brasil no contexto da educação profissionalizante, e de como está organizada esta instituição no Estado de São Paulo. Ainda foram levantadas características do Senac na cidade de Jaboticabal e sua importância na formação de jovens e adultos daquela pequena região. Depois, foram apresentados, a partir dos estudos de Pierre Bourdieu, as características que, combinadas às experiências de vida dos professores dessa instituição na cidade citada, são fundamentais para a compreensão do conjunto de crenças e expectativas que exercem, na hipótese levantada nesse estudo, influência sobre o ato educativo. Por fim, concluímos algumas questões que indicam caminhos possíveis para a compreensão da forma de trabalho dos docentes no contexto da educação profissional de nível técnico.This study intends, by analyzing the context s of life from 22 teachers of professional education working on Senac in the city of Jaboticabal, to identify the cultural capital and the habitus from these teachers, and, consequently, to initiate the analysis of how these factors have contributed with the beliefs taken into the educational practice. The analysis is based on questionnaires answered by everyone of the 22 teachers studied and in interviews made with 5 of these teachers from different courses, chosen at random. Initially it was done a historical research on Senac in Brazil in the context of professional education, and how this institution is organized in the state of São Paulo. Characteristics of Senac in the city of Jaboticabal were also studied, and their importance in the education of young people and adults in that small region. In the sequence, based on the studies elaborated by Pierre Bourdieu, there were presented the characteristics which, combined with life experiences from teachers of the institution in the mentioned city, are fundamental to the comprehension of the group of beliefs and expectations that exert, in the hypothesis raised in this study, influence over the educational moment. Finally, some questions were concluded that indicate possible ways to the comprehension of the work form of teachers in the context of the professional education on the technical level.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Musseti, Luci Regina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2008-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f.application/pdfMUSTO, Fernanda Maria Fornaziéri. Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.http://hdl.handle.net/11449/90310000549370musto_fmf_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-04T06:03:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-04T06:03:47Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
title Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
spellingShingle Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]
Educação
Ensino profissional
Ensino tecnico
Professores de ensino tecnico - Formação
title_short Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
title_full Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
title_fullStr Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
title_full_unstemmed Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
title_sort Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo
author Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]
author_facet Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Musseti, Luci Regina [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Musto, Fernanda Maria Fornaziéri [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino profissional
Ensino tecnico
Professores de ensino tecnico - Formação
topic Educação
Ensino profissional
Ensino tecnico
Professores de ensino tecnico - Formação
description Este estudo pretende, ao analisar o contexto de vida de 22 docentes de educação profissional de nível técnico em atuação no Senac da cidade de Jaboticabal, identificar o capital cultural e o habitus destes professores, e, nessa direção, iniciar a análise de como esses fatores contribuem para as crenças levadas até a prática educacional. A análise está baseada em questionários feitos com todos os 22 docentes, e em entrevistas feitas com 5 destes professores de cursos diferentes, escolhidos aleatoriamente.Inicialmente foi feito um estudo sobre o histórico do Senac no Brasil no contexto da educação profissionalizante, e de como está organizada esta instituição no Estado de São Paulo. Ainda foram levantadas características do Senac na cidade de Jaboticabal e sua importância na formação de jovens e adultos daquela pequena região. Depois, foram apresentados, a partir dos estudos de Pierre Bourdieu, as características que, combinadas às experiências de vida dos professores dessa instituição na cidade citada, são fundamentais para a compreensão do conjunto de crenças e expectativas que exercem, na hipótese levantada nesse estudo, influência sobre o ato educativo. Por fim, concluímos algumas questões que indicam caminhos possíveis para a compreensão da forma de trabalho dos docentes no contexto da educação profissional de nível técnico.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-25
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUSTO, Fernanda Maria Fornaziéri. Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/90310
000549370
musto_fmf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv MUSTO, Fernanda Maria Fornaziéri. Capital cultural e habitus em professores de educação profissional de nível técnico influenciando o ato educativo. 2008. 103 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
000549370
musto_fmf_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 103 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1800400839126286336