Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91058
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o envolvimento de alunos do ensino fundamental, em uma proposta de estudo da geometria que conta com o uso de diferentes recursos materiais: da cartolina ao computador, passando pelo uso de lápis, régua, caleidoscópio, esquadro, compasso, software, portasegmentos entre outros. Este trabalho foi realizado no âmbito de um projeto mais amplo que envolve uma parceria entre universidade e escola. Esse projeto mais amplo é intitulado: “O Uso de Tecnologia Informática e Materiais Manipuláveis em Geometria no Ensino Fundamental”. Tem por objetivo analisar as possibilidades do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. Para o desenvolvimento desse projeto estabeleceu-se uma parceria Universidade-Escola. A presente pesquisa desenvolveu-se em atividade extracurricular. O tema abordado foi as Construções Básicas, sendo que, a quantidade de alunos definida em conjunto com as professoras que participam do projeto em parceria com a Unesp. Abordando o tema Construções Básicas, trabalhamos com transporte de segmento, transportes de ângulos, perpendiculares, ponto médio, paralelas, bissetriz, etc. A opção por coletar os dados por meio de atividade extracurricular se deu por considerar que em um grupo menor de alunos é possível observar com maior profundidade o desempenho dos mesmos. Uma alternativa para superar obstáculos como estes, têm sido o que se convencionou chamar experimentos de ensino. A geometria é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, a habilidade para construções geométricas não se...
id UNSP_42d3d2e906b223b860f9c785b10255dd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91058
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de GeometriaGeometria - Estudo e ensinoEducação matemáticaMathematics educationEsta pesquisa tem como objetivo analisar o envolvimento de alunos do ensino fundamental, em uma proposta de estudo da geometria que conta com o uso de diferentes recursos materiais: da cartolina ao computador, passando pelo uso de lápis, régua, caleidoscópio, esquadro, compasso, software, portasegmentos entre outros. Este trabalho foi realizado no âmbito de um projeto mais amplo que envolve uma parceria entre universidade e escola. Esse projeto mais amplo é intitulado: “O Uso de Tecnologia Informática e Materiais Manipuláveis em Geometria no Ensino Fundamental”. Tem por objetivo analisar as possibilidades do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. Para o desenvolvimento desse projeto estabeleceu-se uma parceria Universidade-Escola. A presente pesquisa desenvolveu-se em atividade extracurricular. O tema abordado foi as Construções Básicas, sendo que, a quantidade de alunos definida em conjunto com as professoras que participam do projeto em parceria com a Unesp. Abordando o tema Construções Básicas, trabalhamos com transporte de segmento, transportes de ângulos, perpendiculares, ponto médio, paralelas, bissetriz, etc. A opção por coletar os dados por meio de atividade extracurricular se deu por considerar que em um grupo menor de alunos é possível observar com maior profundidade o desempenho dos mesmos. Uma alternativa para superar obstáculos como estes, têm sido o que se convencionou chamar experimentos de ensino. A geometria é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, a habilidade para construções geométricas não se...The present work has the objective to analyze the student’s commitment during fundamental instruction, in a Geometry Studying strategy which relies in using different material resources: from paperboard to computer, through the use of pencil, ruler, kaleidoscope,jet square, compass, software and port segments, as well. The present work was accomplished as part of a general project, which includes a partnership between University and school. This project wider is entitled: The use of Information Technology and Manipulative Materials in Geometry in Fundamental Instruction. It has the objective of analysing the possibilities of the technology and manipulatuve materials use to organize learning environments which privilege an investigative attitude between teachers and students, as well as the demand that this use brings to the work and to the teacher training. For this project development a partnership was established among University and School.This project was developed as an extracurricular activity, focused on Basic Constructions, and the student amount was decided with the teachers, which participated in the project – UNESP-as partnership. Focusing Basic Constructions, we worked on segment transportation, angle Transportation, perpendiculars, medium point, parallels, bisector, etc. The option to collect data by extracurricular activities was due considering that in small student groups; one can observe their behavior deeper and closer. An alternative to overcome issues like that has been “known” as Teaching Experiments. Geometry is very important for the student development, the hability of geometrics constructions isn't spontaneously developed but, it can be stimulate and worked with the use and manipulation of different objects in different situations.It’s our hope, with... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Murari, Claudemir [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]2014-06-11T19:24:52Z2014-06-11T19:24:52Z2011-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis149 f. : il.application/pdfFASSIO, Sandra Aparecida Oriani. Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria. 2011. 149 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.http://hdl.handle.net/11449/91058000675667fassio_sao_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:11:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91058Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:11:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
title Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
spellingShingle Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]
Geometria - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics education
title_short Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
title_full Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
title_fullStr Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
title_full_unstemmed Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
title_sort Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria
author Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]
author_facet Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Murari, Claudemir [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fassio, Sandra Aparecida Oriani [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics education
topic Geometria - Estudo e ensino
Educação matemática
Mathematics education
description Esta pesquisa tem como objetivo analisar o envolvimento de alunos do ensino fundamental, em uma proposta de estudo da geometria que conta com o uso de diferentes recursos materiais: da cartolina ao computador, passando pelo uso de lápis, régua, caleidoscópio, esquadro, compasso, software, portasegmentos entre outros. Este trabalho foi realizado no âmbito de um projeto mais amplo que envolve uma parceria entre universidade e escola. Esse projeto mais amplo é intitulado: “O Uso de Tecnologia Informática e Materiais Manipuláveis em Geometria no Ensino Fundamental”. Tem por objetivo analisar as possibilidades do uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. Para o desenvolvimento desse projeto estabeleceu-se uma parceria Universidade-Escola. A presente pesquisa desenvolveu-se em atividade extracurricular. O tema abordado foi as Construções Básicas, sendo que, a quantidade de alunos definida em conjunto com as professoras que participam do projeto em parceria com a Unesp. Abordando o tema Construções Básicas, trabalhamos com transporte de segmento, transportes de ângulos, perpendiculares, ponto médio, paralelas, bissetriz, etc. A opção por coletar os dados por meio de atividade extracurricular se deu por considerar que em um grupo menor de alunos é possível observar com maior profundidade o desempenho dos mesmos. Uma alternativa para superar obstáculos como estes, têm sido o que se convencionou chamar experimentos de ensino. A geometria é de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno, a habilidade para construções geométricas não se...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-22
2014-06-11T19:24:52Z
2014-06-11T19:24:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FASSIO, Sandra Aparecida Oriani. Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria. 2011. 149 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/91058
000675667
fassio_sao_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv FASSIO, Sandra Aparecida Oriani. Da cartolina ao computador: uma proposta para o estudo de Geometria. 2011. 149 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2011.
000675667
fassio_sao_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965576351547392