Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
Ano de defesa: | 2014 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/115816 |
Resumo: | Para que o aluno seja realmente capaz de se inserir socialmente, é necessário que ele domine a linguagem. É por meio da linguagem que as pessoas podem se comunicar, se expressar, defender suas ideias, ter acesso à informação, compartilhar pensamentos e construir conhecimento. No entanto, o que se percebe nos livros didáticos estudados é uma vasta variedade de gêneros que muitas vezes são apresentados e explorados de maneira superficial, ou ainda, se afastando dos conceitos bakhtinianos. O excesso, a reprodução e a sistematização consolidam uma visão esquemática dos gêneros, cujo resultado é o enfado dos alunos devido à recorrência de modelos e o enquadramento de qualquer produção textual. Esta pesquisa examina os gêneros discursivos presentes nas propostas didáticas de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, e, para isso, analisa as atividades de produção textual sugeridas por duas coleções: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). A análise crítica proposta tem como pressuposto uma preocupação pedagógica quanto ao aprendizado e domínio dos gêneros do discurso. Com a leitura crítica desse corpus, pôde-se observar a sua relação com os conceitos de gêneros do discurso, pensados por Bakhtin, com destaque para as propostas presentes no Manual do Professor e nas atividades sugeridas |
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Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de casoBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975LinguísticaLíngua portuguesaLivros didáticosPortuguese languagePara que o aluno seja realmente capaz de se inserir socialmente, é necessário que ele domine a linguagem. É por meio da linguagem que as pessoas podem se comunicar, se expressar, defender suas ideias, ter acesso à informação, compartilhar pensamentos e construir conhecimento. No entanto, o que se percebe nos livros didáticos estudados é uma vasta variedade de gêneros que muitas vezes são apresentados e explorados de maneira superficial, ou ainda, se afastando dos conceitos bakhtinianos. O excesso, a reprodução e a sistematização consolidam uma visão esquemática dos gêneros, cujo resultado é o enfado dos alunos devido à recorrência de modelos e o enquadramento de qualquer produção textual. Esta pesquisa examina os gêneros discursivos presentes nas propostas didáticas de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, e, para isso, analisa as atividades de produção textual sugeridas por duas coleções: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). A análise crítica proposta tem como pressuposto uma preocupação pedagógica quanto ao aprendizado e domínio dos gêneros do discurso. Com a leitura crítica desse corpus, pôde-se observar a sua relação com os conceitos de gêneros do discurso, pensados por Bakhtin, com destaque para as propostas presentes no Manual do Professor e nas atividades sugeridasSo that the student is actually able to enter socially, he must control the language. It is through language that people can communicate, express themselves, defend their ideas, access information, share thoughts and build knowledge. However, what is perceived is in the textbooks studied a wide variety of genres that are often presented and explored superficially, or even moving away from the Bakhtinian concepts. Excess, reproduction and systematization consolidating a schematic view of genres, the result is boredom of students due to the recurrence of models and the framework of any textual production. This research examines the discursive genres present in didactic proposals for Portuguese, the Secondary School, and, therefore, examines the activities of textual production suggested by two different collections: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). The proposed critical analysis presupposes a pedagogical concern about the learning and mastery of discourse genres. With the critical reading of this corpus, we could observe their relationship with the concepts of discourse genres, thought by Bakhtin, especially these proposals in the Teacher's Guide and the suggested activitiesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]2015-03-03T11:52:35Z2015-03-03T11:52:35Z2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfOLIVEIRA, Marly de Fátima Monitor de. Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115816000809447000809447.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:05:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115816Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:05:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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