Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115816
Resumo: Para que o aluno seja realmente capaz de se inserir socialmente, é necessário que ele domine a linguagem. É por meio da linguagem que as pessoas podem se comunicar, se expressar, defender suas ideias, ter acesso à informação, compartilhar pensamentos e construir conhecimento. No entanto, o que se percebe nos livros didáticos estudados é uma vasta variedade de gêneros que muitas vezes são apresentados e explorados de maneira superficial, ou ainda, se afastando dos conceitos bakhtinianos. O excesso, a reprodução e a sistematização consolidam uma visão esquemática dos gêneros, cujo resultado é o enfado dos alunos devido à recorrência de modelos e o enquadramento de qualquer produção textual. Esta pesquisa examina os gêneros discursivos presentes nas propostas didáticas de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, e, para isso, analisa as atividades de produção textual sugeridas por duas coleções: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). A análise crítica proposta tem como pressuposto uma preocupação pedagógica quanto ao aprendizado e domínio dos gêneros do discurso. Com a leitura crítica desse corpus, pôde-se observar a sua relação com os conceitos de gêneros do discurso, pensados por Bakhtin, com destaque para as propostas presentes no Manual do Professor e nas atividades sugeridas
id UNSP_49f9d17b0ba14c6d046c3a0e335c7d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/115816
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de casoBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975LinguísticaLíngua portuguesaLivros didáticosPortuguese languagePara que o aluno seja realmente capaz de se inserir socialmente, é necessário que ele domine a linguagem. É por meio da linguagem que as pessoas podem se comunicar, se expressar, defender suas ideias, ter acesso à informação, compartilhar pensamentos e construir conhecimento. No entanto, o que se percebe nos livros didáticos estudados é uma vasta variedade de gêneros que muitas vezes são apresentados e explorados de maneira superficial, ou ainda, se afastando dos conceitos bakhtinianos. O excesso, a reprodução e a sistematização consolidam uma visão esquemática dos gêneros, cujo resultado é o enfado dos alunos devido à recorrência de modelos e o enquadramento de qualquer produção textual. Esta pesquisa examina os gêneros discursivos presentes nas propostas didáticas de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, e, para isso, analisa as atividades de produção textual sugeridas por duas coleções: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). A análise crítica proposta tem como pressuposto uma preocupação pedagógica quanto ao aprendizado e domínio dos gêneros do discurso. Com a leitura crítica desse corpus, pôde-se observar a sua relação com os conceitos de gêneros do discurso, pensados por Bakhtin, com destaque para as propostas presentes no Manual do Professor e nas atividades sugeridasSo that the student is actually able to enter socially, he must control the language. It is through language that people can communicate, express themselves, defend their ideas, access information, share thoughts and build knowledge. However, what is perceived is in the textbooks studied a wide variety of genres that are often presented and explored superficially, or even moving away from the Bakhtinian concepts. Excess, reproduction and systematization consolidating a schematic view of genres, the result is boredom of students due to the recurrence of models and the framework of any textual production. This research examines the discursive genres present in didactic proposals for Portuguese, the Secondary School, and, therefore, examines the activities of textual production suggested by two different collections: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). The proposed critical analysis presupposes a pedagogical concern about the learning and mastery of discourse genres. With the critical reading of this corpus, we could observe their relationship with the concepts of discourse genres, thought by Bakhtin, especially these proposals in the Teacher's Guide and the suggested activitiesConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marchezan, Renata Coelho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]2015-03-03T11:52:35Z2015-03-03T11:52:35Z2014-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 f. : il., gráfs., tabs.application/pdfOLIVEIRA, Marly de Fátima Monitor de. Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.http://hdl.handle.net/11449/115816000809447000809447.pdf33004030009P488276984773732120000-0001-7453-1734Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-11T06:05:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/115816Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-11T06:05:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
title Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
spellingShingle Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]
Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Língua portuguesa
Livros didáticos
Portuguese language
title_short Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
title_full Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
title_fullStr Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
title_full_unstemmed Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
title_sort Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso
author Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]
author_facet Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marchezan, Renata Coelho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Marly de Fátima Monitor de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Língua portuguesa
Livros didáticos
Portuguese language
topic Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich) 1895-1975
Linguística
Língua portuguesa
Livros didáticos
Portuguese language
description Para que o aluno seja realmente capaz de se inserir socialmente, é necessário que ele domine a linguagem. É por meio da linguagem que as pessoas podem se comunicar, se expressar, defender suas ideias, ter acesso à informação, compartilhar pensamentos e construir conhecimento. No entanto, o que se percebe nos livros didáticos estudados é uma vasta variedade de gêneros que muitas vezes são apresentados e explorados de maneira superficial, ou ainda, se afastando dos conceitos bakhtinianos. O excesso, a reprodução e a sistematização consolidam uma visão esquemática dos gêneros, cujo resultado é o enfado dos alunos devido à recorrência de modelos e o enquadramento de qualquer produção textual. Esta pesquisa examina os gêneros discursivos presentes nas propostas didáticas de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, e, para isso, analisa as atividades de produção textual sugeridas por duas coleções: Português: Linguagens (2010) e Língua Portuguesa (2012). A análise crítica proposta tem como pressuposto uma preocupação pedagógica quanto ao aprendizado e domínio dos gêneros do discurso. Com a leitura crítica desse corpus, pôde-se observar a sua relação com os conceitos de gêneros do discurso, pensados por Bakhtin, com destaque para as propostas presentes no Manual do Professor e nas atividades sugeridas
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
2015-03-03T11:52:35Z
2015-03-03T11:52:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Marly de Fátima Monitor de. Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
http://hdl.handle.net/11449/115816
000809447
000809447.pdf
33004030009P4
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
identifier_str_mv OLIVEIRA, Marly de Fátima Monitor de. Os gêneros do discurso no livro didático de língua portuguesa: estudo de caso. 2014. 188 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara), 2014.
000809447
000809447.pdf
33004030009P4
8827698477373212
0000-0001-7453-1734
url http://hdl.handle.net/11449/115816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 188 f. : il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1792965397165637632