Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/91231
Resumo: A dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas.
id UNSP_4d9eb772c52515543987b6125300bb36
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91231
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamentalEnsino fundamental - EscritaHistórias de famíliaProcessos de escritaLíngua maternaFamily historiesWriting processesFirst languageA dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas.The study here described has two objectives: (1) to introduce a way of developing the study of a language that aims the production of meaningful knowledge and by taking into account the students' life and context; (2) the written production of family histories through a process by which students can experience the writing production process and can become aware of their own family history. The results of the analyses show that the production of the family history genre offers a wealth of important data to think of a teaching methodology focused on the production of meaningful knowledge and of an education that is more broad and human. In addition, the written production of the family history genre provides students with opportunities of interaction with their families and awakens the responsibility and involvement with language based activities so that the written language can be viewed as work and socialized with real interlocutors: the families and the readers of the narratives.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f. : il. color. + anexoapplication/pdfKIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91231000483237kimura_nss_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:14:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:14:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
title Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
spellingShingle Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
Ensino fundamental - Escrita
Histórias de família
Processos de escrita
Língua materna
Family histories
Writing processes
First language
title_short Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
title_full Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
title_fullStr Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
title_full_unstemmed Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
title_sort Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
author Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
author_facet Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Telles, João Antonio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental - Escrita
Histórias de família
Processos de escrita
Língua materna
Family histories
Writing processes
First language
topic Ensino fundamental - Escrita
Histórias de família
Processos de escrita
Língua materna
Family histories
Writing processes
First language
description A dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-26
2014-06-11T19:24:57Z
2014-06-11T19:24:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
http://hdl.handle.net/11449/91231
000483237
kimura_nss_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv KIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.
000483237
kimura_nss_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/91231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 191 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790942704435200