Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental
Ano de defesa: | 2006 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/91231 |
Resumo: | A dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas. |
id |
UNSP_4d9eb772c52515543987b6125300bb36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/91231 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamentalEnsino fundamental - EscritaHistórias de famíliaProcessos de escritaLíngua maternaFamily historiesWriting processesFirst languageA dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas.The study here described has two objectives: (1) to introduce a way of developing the study of a language that aims the production of meaningful knowledge and by taking into account the students' life and context; (2) the written production of family histories through a process by which students can experience the writing production process and can become aware of their own family history. The results of the analyses show that the production of the family history genre offers a wealth of important data to think of a teaching methodology focused on the production of meaningful knowledge and of an education that is more broad and human. In addition, the written production of the family history genre provides students with opportunities of interaction with their families and awakens the responsibility and involvement with language based activities so that the written language can be viewed as work and socialized with real interlocutors: the families and the readers of the narratives.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Telles, João Antonio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP]2014-06-11T19:24:57Z2014-06-11T19:24:57Z2006-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis191 f. : il. color. + anexoapplication/pdfKIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006.http://hdl.handle.net/11449/91231000483237kimura_nss_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:14:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91231Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-21T06:14:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
title |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
spellingShingle |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP] Ensino fundamental - Escrita Histórias de família Processos de escrita Língua materna Family histories Writing processes First language |
title_short |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
title_full |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
title_fullStr |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
title_sort |
Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental |
author |
Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP] |
author_facet |
Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Telles, João Antonio [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kimura, Norma Shizuko Shiosawa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental - Escrita Histórias de família Processos de escrita Língua materna Family histories Writing processes First language |
topic |
Ensino fundamental - Escrita Histórias de família Processos de escrita Língua materna Family histories Writing processes First language |
description |
A dissertação tem como objetivos: 1) apresentar uma maneira de desenvolver o ensino de língua pela qual seja possível a produção de conhecimentos significativos e que considere a vida e a realidade dos alunos. 2) Produção textual Histórias de Família por meio de um percurso pelo qual os alunos possam viver os processos de produção e tenham a consciência da história familiar. As análises mostram que a escrita do gênero Histórias de Família oferece uma riqueza de dados importantes para se pensar em uma metodologia de ensino voltada para a produção de conhecimentos significativos e uma educação humana mais ampla. Promove a interação com a família e desperta a responsabilidade com as atividades de linguagem, uma vez que a palavra escrita é vista como um trabalho e socializada com interlocutores reais: a família e os leitores das narrativas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-26 2014-06-11T19:24:57Z 2014-06-11T19:24:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006. http://hdl.handle.net/11449/91231 000483237 kimura_nss_me_mar.pdf 33004110040P5 |
identifier_str_mv |
KIMURA, Norma Shizuko Shiosawa. Histórias de famílias: processos de escrita por alunos de 7ª e 8ª séries do ensino fundamental. 2006. 191 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2006. 000483237 kimura_nss_me_mar.pdf 33004110040P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/91231 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
191 f. : il. color. + anexo application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797790942704435200 |