As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/96332
Resumo: As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescentes da 8ª série do município de Palotina-PR é um texto que propõe uma reflexão/análise sobre o adolescente no interior da escola. Este estudo objetiva apresentar o que os jovens estudantes de 8ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de Palotina esperam da escola, o que sugerem ser importante estudar, como estes jovens percebem o processo socioeducativo, ou seja, as relações afetivas entre si e com os demais sujeitos do processo ensino/aprendizagem na escola. Educadores modernos defendem a afetividade que se manifesta na relação professor/aluno como constituinte inseparável do processo de construção do conhecimento. Os estudos mais recentes apontam qualidade da interação pedagógica responsável para dar um sentido afetivo para o objeto de conhecimento. A construção de uma escola democrática talvez seja um desafio possível de ser superado com o compromisso político e com a compreensão da multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Como uma nova proposta é aceita pelos alunos/adolescentes? A proposta inovadora das Diretrizes Curriculares Nacionais está correspondendo às expectativas do aluno de 8ª série? Pretende-se aprofundar este tema sem a pretensão de esgotá-lo, mas buscar um diálogo do ponto de vista dos adolescentes.
id UNSP_4ebf618571167d4ba780409321bd8999
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96332
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PRAprendizagem - Ensino fundamentalEducação do adolescenteEducação escolarAfetividadeLearningAdolescentEffectivity in the schoolAs expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescentes da 8ª série do município de Palotina-PR é um texto que propõe uma reflexão/análise sobre o adolescente no interior da escola. Este estudo objetiva apresentar o que os jovens estudantes de 8ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de Palotina esperam da escola, o que sugerem ser importante estudar, como estes jovens percebem o processo socioeducativo, ou seja, as relações afetivas entre si e com os demais sujeitos do processo ensino/aprendizagem na escola. Educadores modernos defendem a afetividade que se manifesta na relação professor/aluno como constituinte inseparável do processo de construção do conhecimento. Os estudos mais recentes apontam qualidade da interação pedagógica responsável para dar um sentido afetivo para o objeto de conhecimento. A construção de uma escola democrática talvez seja um desafio possível de ser superado com o compromisso político e com a compreensão da multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Como uma nova proposta é aceita pelos alunos/adolescentes? A proposta inovadora das Diretrizes Curriculares Nacionais está correspondendo às expectativas do aluno de 8ª série? Pretende-se aprofundar este tema sem a pretensão de esgotá-lo, mas buscar um diálogo do ponto de vista dos adolescentes.The expectations of teach-learning of the adolescents of 8ª series of the city of Palotina-PR is a text that considers a reflection/analysis on the adolescent in the interior of the school. This objective study to present what the young students of 8ª series of basic education, of public and particular schools of Palotina wait of the school, what they suggest to be important to study, as these young perceives the socioeducativo process, that is, the affective relations between itself and with the too much citizens of the process education/learning in the school. Modern educators defend the affectivity that if manifest in the relation professor/non-separable pupil as constituent of the process of construction of the knowledge. The studies most recent point quality of the responsible pedagogical interaction to give an affective direction with respect to the knowledge object. The construction of a democratic school perhaps either a possible challenge of being surpassed with the commitment politician and the understanding of the multidimensionalidade of the process education/learning. How new a proposal is accepted for the adolescent pupils/? The proposal innovative of the National Curricular Lines of direction is corresponding to the expectations of the pupil of 8ª series? It is intended to deepen this subject without the pretension to deplete it, but to search a dialogue of the point of view of the adolescents.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brandão, Carlos Fonseca [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]2014-06-11T19:28:17Z2014-06-11T19:28:17Z2009-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis97 f. : il. color.application/pdfGONÇALVES, Hellen Cristina. As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.http://hdl.handle.net/11449/96332000598627goncalves_hc_me_mar.pdf33004110040P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-31T06:12:33Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96332Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-31T06:12:33Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
title As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
spellingShingle As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]
Aprendizagem - Ensino fundamental
Educação do adolescente
Educação escolar
Afetividade
Learning
Adolescent
Effectivity in the school
title_short As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
title_full As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
title_fullStr As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
title_full_unstemmed As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
title_sort As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR
author Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]
author_facet Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brandão, Carlos Fonseca [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Hellen Cristina [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem - Ensino fundamental
Educação do adolescente
Educação escolar
Afetividade
Learning
Adolescent
Effectivity in the school
topic Aprendizagem - Ensino fundamental
Educação do adolescente
Educação escolar
Afetividade
Learning
Adolescent
Effectivity in the school
description As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescentes da 8ª série do município de Palotina-PR é um texto que propõe uma reflexão/análise sobre o adolescente no interior da escola. Este estudo objetiva apresentar o que os jovens estudantes de 8ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares de Palotina esperam da escola, o que sugerem ser importante estudar, como estes jovens percebem o processo socioeducativo, ou seja, as relações afetivas entre si e com os demais sujeitos do processo ensino/aprendizagem na escola. Educadores modernos defendem a afetividade que se manifesta na relação professor/aluno como constituinte inseparável do processo de construção do conhecimento. Os estudos mais recentes apontam qualidade da interação pedagógica responsável para dar um sentido afetivo para o objeto de conhecimento. A construção de uma escola democrática talvez seja um desafio possível de ser superado com o compromisso político e com a compreensão da multidimensionalidade do processo ensino/aprendizagem. Como uma nova proposta é aceita pelos alunos/adolescentes? A proposta inovadora das Diretrizes Curriculares Nacionais está correspondendo às expectativas do aluno de 8ª série? Pretende-se aprofundar este tema sem a pretensão de esgotá-lo, mas buscar um diálogo do ponto de vista dos adolescentes.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
2014-06-11T19:28:17Z
2014-06-11T19:28:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Hellen Cristina. As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/96332
000598627
goncalves_hc_me_mar.pdf
33004110040P5
identifier_str_mv GONÇALVES, Hellen Cristina. As expectativas de ensino-aprendizagem dos adolescente4s da 8ª série do município de Palotina-PR. 2009. 97 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2009.
000598627
goncalves_hc_me_mar.pdf
33004110040P5
url http://hdl.handle.net/11449/96332
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 97 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790832667918336