Ativismo e engajamento cidadão nos meios digitais: um estudo comparativo do uso de mídias sociais por movimentos políticos da juventude brasileira
Ano de defesa: | 2018 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/153750 |
Resumo: | Analisou-se, nesta pesquisa, a comunicação em mídia digital de quatro movimentos sociais contemporâneos: Levante Popular da Juventude, Mídia Ninja, Movimento Brasil Livre e Movimento Contra Corrupção. Esses movimentos, integrados majoritariamente por jovens, abordam a temática política como conteúdo principal. Os dois primeiros se posicionam contrários ideologicamente aos dois últimos. O objetivo principal do trabalho foi examinar a utilização que esses movimentos fazem das mídias sociais na internet, com maior atenção ao Facebook, mas também a suas páginas oficiais. Para isso, fez-se o monitoramento dessas mídias durante três dias, por ocasião da votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi selecionada uma amostra de postagens mais relevantes para um exame quantitativo, sobre indicadores de interação e engajamento, e qualitativo, analisando-se os conteúdos verbais e visuais que representam os posicionamentos políticos desses movimentos. Buscou-se compreender, a partir desse estudo, como a comunicação desses movimentos políticos em mídias sociais influencia positiva ou negativamente a formação política da população brasileira com a qual interagem. Ao fim do trabalho, foram oferecidas algumas análises sobre a comunicação promovida por esses movimentos na internet e o que essas refletem, discutindo se há uma construção de polarização ideológica e antagonismos políticos ou se buscam uma formação de cultura política de base cidadã. |
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Ativismo e engajamento cidadão nos meios digitais: um estudo comparativo do uso de mídias sociais por movimentos políticos da juventude brasileiraActivism citizen and engagement in digital media: a comparative study of the use of social media by Brazilian youth political movementsMovimentos sociaisAnálise de conteúdoEngajamentoAntagonismo políticoCidadaniaSocial movementsContent AnalysisEngagementPolitical antagonismCitizenshipAnalisou-se, nesta pesquisa, a comunicação em mídia digital de quatro movimentos sociais contemporâneos: Levante Popular da Juventude, Mídia Ninja, Movimento Brasil Livre e Movimento Contra Corrupção. Esses movimentos, integrados majoritariamente por jovens, abordam a temática política como conteúdo principal. Os dois primeiros se posicionam contrários ideologicamente aos dois últimos. O objetivo principal do trabalho foi examinar a utilização que esses movimentos fazem das mídias sociais na internet, com maior atenção ao Facebook, mas também a suas páginas oficiais. Para isso, fez-se o monitoramento dessas mídias durante três dias, por ocasião da votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi selecionada uma amostra de postagens mais relevantes para um exame quantitativo, sobre indicadores de interação e engajamento, e qualitativo, analisando-se os conteúdos verbais e visuais que representam os posicionamentos políticos desses movimentos. Buscou-se compreender, a partir desse estudo, como a comunicação desses movimentos políticos em mídias sociais influencia positiva ou negativamente a formação política da população brasileira com a qual interagem. Ao fim do trabalho, foram oferecidas algumas análises sobre a comunicação promovida por esses movimentos na internet e o que essas refletem, discutindo se há uma construção de polarização ideológica e antagonismos políticos ou se buscam uma formação de cultura política de base cidadã.This research analyzed the communication based on digital media of four contemporary social movements: Levante Popular da Juventude (Popular Rising of the Youth), Mídia Ninja (Narrative Independent Journalism and Action), Movimento Brasil Livre (Free Brazil Movement) and Movimento Contra Corrupção (Movement Against Corruption). These movements mainly consisted of young people approach the political theme as the main content. The first two are ideologically opposed to the last two. The main purpose of this work was to examine how the movements studied use social media in the internet, giving more attention to Facebook, but also considering its official pages. For this, on the occasion of the impeachment process of the former president Dilma Rousseff these media were monitored during three days. A sample of more relevant postings for a quantitative exam about indicators of interaction and engagement and also qualitative to analyze the verbal and visual contents which represent the political positions of these movements was selected. From this study, we aimed to understand how the communication of these political movements in social media influences positively or negatively the political education of the Brazilian population with which they interact. Therefore, at the end of the work, some analyzes of the communication promoted by these movements on the Internet and what they reflect were offered, discussing whether there is a construction of ideological polarization and political antagonisms or if they seek a formation of political culture based on citizenship.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]Xavier, Juarez Tadeu de Paula [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perin, Laiara2018-04-26T13:09:41Z2018-04-26T13:09:41Z2018-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15375000090076933004056088P9porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-09T06:09:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/153750Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-09T06:09:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Analisou-se, nesta pesquisa, a comunicação em mídia digital de quatro movimentos sociais contemporâneos: Levante Popular da Juventude, Mídia Ninja, Movimento Brasil Livre e Movimento Contra Corrupção. Esses movimentos, integrados majoritariamente por jovens, abordam a temática política como conteúdo principal. Os dois primeiros se posicionam contrários ideologicamente aos dois últimos. O objetivo principal do trabalho foi examinar a utilização que esses movimentos fazem das mídias sociais na internet, com maior atenção ao Facebook, mas também a suas páginas oficiais. Para isso, fez-se o monitoramento dessas mídias durante três dias, por ocasião da votação do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi selecionada uma amostra de postagens mais relevantes para um exame quantitativo, sobre indicadores de interação e engajamento, e qualitativo, analisando-se os conteúdos verbais e visuais que representam os posicionamentos políticos desses movimentos. Buscou-se compreender, a partir desse estudo, como a comunicação desses movimentos políticos em mídias sociais influencia positiva ou negativamente a formação política da população brasileira com a qual interagem. Ao fim do trabalho, foram oferecidas algumas análises sobre a comunicação promovida por esses movimentos na internet e o que essas refletem, discutindo se há uma construção de polarização ideológica e antagonismos políticos ou se buscam uma formação de cultura política de base cidadã. |
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