Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/144214
Resumo: O objetivo desta dissertação é relatar o desenvolvimento de um método de ensino de Cinemática para o Ensino Médio. Tal método foi baseado no uso de vários meios como: aulas expositivas, simuladores, robótica educacional, experimentos, leituras e jogos visando, além de desenvolver habilidades e competências destacadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contemplar os diversos Estilos de Aprendizagem. Semanalmente os alunos do primeiro ano do Ensino Médio participavam de um ciclo de atividades, gerenciadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), após uma aula expositiva de 100 minutos. As aulas expositivas aconteceram, necessariamente, dentro do ambiente escolar, porém, as atividades foram realizadas presencialmente e/ou a distância. As atividades que foram realizadas no ambiente escolar contaram com o apoio de uma sala denominada sala Multimeios, com recursos tecnológicos e didáticos, para que os alunos pudessem desenvolver suas atividades individualmente ou em grupos. No AVA os alunos tiveram acesso ás propostas das atividades, exercícios, notas, vídeo-aulas e outros recursos comuns à Educação a Distância (EaD) tais como Fórum, Glossário, Livro Digital, Tarefa e outros. A avaliação do método indicou seu potencial e a necessidade de se desenvolver materiais para outros tópicos da física. Tal avaliação foi feita por meio de pré-testes, pós-testes e um questionário que coletaram informações sobre a reação e a aprendizagem dos alunos. Gerou-se então, um curso de Cinemática para o Ensino Médio com alguns diferenciais: aprendizagem ativa, personalização do ensino e maior aproveitamento do conteúdo apresentado. Este curso foi disponibilizado na internet através do AVA e um link para baixar os arquivos do Google Docs.
id UNSP_50546c4f79d51a89c63cc83d722bde75
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/144214
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médioMethod physics educational multimedia: teaching hybrid middle education first yearEnsino de físicaEnsino híbridoEducação ativaPhysics teachingHybrid learningActive educationO objetivo desta dissertação é relatar o desenvolvimento de um método de ensino de Cinemática para o Ensino Médio. Tal método foi baseado no uso de vários meios como: aulas expositivas, simuladores, robótica educacional, experimentos, leituras e jogos visando, além de desenvolver habilidades e competências destacadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contemplar os diversos Estilos de Aprendizagem. Semanalmente os alunos do primeiro ano do Ensino Médio participavam de um ciclo de atividades, gerenciadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), após uma aula expositiva de 100 minutos. As aulas expositivas aconteceram, necessariamente, dentro do ambiente escolar, porém, as atividades foram realizadas presencialmente e/ou a distância. As atividades que foram realizadas no ambiente escolar contaram com o apoio de uma sala denominada sala Multimeios, com recursos tecnológicos e didáticos, para que os alunos pudessem desenvolver suas atividades individualmente ou em grupos. No AVA os alunos tiveram acesso ás propostas das atividades, exercícios, notas, vídeo-aulas e outros recursos comuns à Educação a Distância (EaD) tais como Fórum, Glossário, Livro Digital, Tarefa e outros. A avaliação do método indicou seu potencial e a necessidade de se desenvolver materiais para outros tópicos da física. Tal avaliação foi feita por meio de pré-testes, pós-testes e um questionário que coletaram informações sobre a reação e a aprendizagem dos alunos. Gerou-se então, um curso de Cinemática para o Ensino Médio com alguns diferenciais: aprendizagem ativa, personalização do ensino e maior aproveitamento do conteúdo apresentado. Este curso foi disponibilizado na internet através do AVA e um link para baixar os arquivos do Google Docs.The aim of this work is to report the development of a Kinematics teaching method for high school. This method was based on the use of diverse approaches such as lectures, simulations, educational robotics, experiments, readings and games, in order to help students to develop skills and competencies required in the National Secondary Education Examination (ENEM), and to address the different learning styles. Every week, after a lecture of 100 minutes, the first-year students undertook activities proposed in the Virtual Learning Environment (VLE). The lectures took place necessarily in the school environment, while the activities were conducted in person and / or online. The activities that were carried out in the school environment had the support of a Multimedia room with technological and educational resources so that students could perform their activities individually or in groups. Using VLE, students had access to the proposals of activities, exercises, their grades, video lessons and other resources commonly available for Distance Education such as Forum, Glossary, Digital Book, Assignments. The evaluation of the method indicated is potential and the need to develop materials for other Physics topics. This assessment was carried out through pre-tests, post-tests and a questionnaire that collected information about student learning and reactions. Then, it was developed, a high school Kinematics Course with some new features: active learning, personalized education and technology enhanced learning. This course was made available on the institutional VLE and a link to Google Docs files.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]2016-09-27T20:37:43Z2016-09-27T20:37:43Z2016-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14421400087309233283010001P51543738193935256porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-17T06:16:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/144214Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-17T06:16:56Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
Method physics educational multimedia: teaching hybrid middle education first year
title Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
spellingShingle Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]
Ensino de física
Ensino híbrido
Educação ativa
Physics teaching
Hybrid learning
Active education
title_short Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
title_full Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
title_fullStr Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
title_full_unstemmed Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
title_sort Método multimeios de ensino de física: o ensino híbrido no primeiro ano do ensino médio
author Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]
author_facet Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araya, Ana Maria Osorio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Molina, Newton Flávio Corrêa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Ensino híbrido
Educação ativa
Physics teaching
Hybrid learning
Active education
topic Ensino de física
Ensino híbrido
Educação ativa
Physics teaching
Hybrid learning
Active education
description O objetivo desta dissertação é relatar o desenvolvimento de um método de ensino de Cinemática para o Ensino Médio. Tal método foi baseado no uso de vários meios como: aulas expositivas, simuladores, robótica educacional, experimentos, leituras e jogos visando, além de desenvolver habilidades e competências destacadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), contemplar os diversos Estilos de Aprendizagem. Semanalmente os alunos do primeiro ano do Ensino Médio participavam de um ciclo de atividades, gerenciadas por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), após uma aula expositiva de 100 minutos. As aulas expositivas aconteceram, necessariamente, dentro do ambiente escolar, porém, as atividades foram realizadas presencialmente e/ou a distância. As atividades que foram realizadas no ambiente escolar contaram com o apoio de uma sala denominada sala Multimeios, com recursos tecnológicos e didáticos, para que os alunos pudessem desenvolver suas atividades individualmente ou em grupos. No AVA os alunos tiveram acesso ás propostas das atividades, exercícios, notas, vídeo-aulas e outros recursos comuns à Educação a Distância (EaD) tais como Fórum, Glossário, Livro Digital, Tarefa e outros. A avaliação do método indicou seu potencial e a necessidade de se desenvolver materiais para outros tópicos da física. Tal avaliação foi feita por meio de pré-testes, pós-testes e um questionário que coletaram informações sobre a reação e a aprendizagem dos alunos. Gerou-se então, um curso de Cinemática para o Ensino Médio com alguns diferenciais: aprendizagem ativa, personalização do ensino e maior aproveitamento do conteúdo apresentado. Este curso foi disponibilizado na internet através do AVA e um link para baixar os arquivos do Google Docs.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-27T20:37:43Z
2016-09-27T20:37:43Z
2016-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/144214
000873092
33283010001P5
1543738193935256
url http://hdl.handle.net/11449/144214
identifier_str_mv 000873092
33283010001P5
1543738193935256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791069843226624