Aplicação de diferentes densidades durante o transporte de suínos até o frigorifico e seus efeitos no comportamento, bem-estar animal e qualidade da carcaça e da carne

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Urrea, Valentina Montoya
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/202797
Resumo: Objetivou-se avaliar o efeito de três densidades de carga no comportamento, fisiologia e qualidade da carcaça e da carne de suínos transportados desde a granja até o frigorífico. Um total de 1.936 suínos foram transportados em 8 viagens (8,4 ± 0,5 h) desde duas granjas para um abatedouro comercial, localizados no sul do Brasil. Três densidades de embarque foram utilizadas durante o transporte: 200 Kg / m² (D200), 235 Kg / m² (D235) e 270 Kg / m² (D270). Em cada viagem, 36 suínos castrados (118,9 ± 9,8 Kg) foram alocados aleatoriamente em cada uma dessas densidades. Os comportamentos dos suínos foram registrados em câmeras de vídeo durante o transporte e na primeira hora que os suínos permaneceram nas baias de espera do frigorífico. As amostras de sangue foram coletadas durante a sangria para determinar os níveis de creatina quinase (CK) e lactato (LAC). O peso da carcaça e o grau de lesões foram avaliados. A qualidade da carne foi determinada avaliando o pH, cor e a perda de água por gotejamento. Durante o transporte, a proporção de animais deitados foi maior (P <0,05) nos grupos D200 e D235 em relação ao D270, enquanto D200 não diferiu de D235 (P> 0,10). A proporção de animais sentados durante o transporte foi maior (P <0,01) no D270 em relação ao D200. No curral de espera, maior proporção de suínos do D200 e D235 ficaram em pé em comparação com D270 (P = 0,01) e a proporção de suínos deitados foi maior (P = 0,02) para D270 em comparação com D200 e D235. A frequência do comportamento de bebida foi maior (P <0,05) para o grupo D200 em comparação com D235 e D270. Os níveis de CK foram menores (P <0,05) em suínos transportados em D200 em comparação com D270. Um escore de lesão de carcaça mais alto (P = 0,06) foi encontrado em suínos D270 em comparação com D200 e D235. Os valores de pH1 tiveram a tendência a ser menores (P = 0,10) para suínos transportados em D270 em comparação com aqueles transportados em D200. A aplicação de menores densidades de embarque durante o transporte dos suínos sob condições tropicais, proporcionou aos animais espaço suficiente para descansarem, viajarem com mais conforto e chegarem menos cansados ao abatedouro
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Os comportamentos dos suínos foram registrados em câmeras de vídeo durante o transporte e na primeira hora que os suínos permaneceram nas baias de espera do frigorífico. As amostras de sangue foram coletadas durante a sangria para determinar os níveis de creatina quinase (CK) e lactato (LAC). O peso da carcaça e o grau de lesões foram avaliados. A qualidade da carne foi determinada avaliando o pH, cor e a perda de água por gotejamento. Durante o transporte, a proporção de animais deitados foi maior (P <0,05) nos grupos D200 e D235 em relação ao D270, enquanto D200 não diferiu de D235 (P> 0,10). A proporção de animais sentados durante o transporte foi maior (P <0,01) no D270 em relação ao D200. No curral de espera, maior proporção de suínos do D200 e D235 ficaram em pé em comparação com D270 (P = 0,01) e a proporção de suínos deitados foi maior (P = 0,02) para D270 em comparação com D200 e D235. A frequência do comportamento de bebida foi maior (P <0,05) para o grupo D200 em comparação com D235 e D270. Os níveis de CK foram menores (P <0,05) em suínos transportados em D200 em comparação com D270. Um escore de lesão de carcaça mais alto (P = 0,06) foi encontrado em suínos D270 em comparação com D200 e D235. Os valores de pH1 tiveram a tendência a ser menores (P = 0,10) para suínos transportados em D270 em comparação com aqueles transportados em D200. A aplicação de menores densidades de embarque durante o transporte dos suínos sob condições tropicais, proporcionou aos animais espaço suficiente para descansarem, viajarem com mais conforto e chegarem menos cansados ao abatedouroThe objective of this study was to evaluate the effect of three loading densities on animals behavioral and physiological response, and carcass and meat quality of pigs transported from the farm to the slaughter plant. A total of 1,936 pigs were transported in 8 trips (8.4 ± 0.5 h) from two farms to a commercial slaughter plant, located in southern Brazil. Three different loading densities were used during transport: 200 Kg/m² (D200), 235 Kg/m² (D235) and 270 Kg/m² (D270), and on each trip, 36 pigs (118.9±9.8 Kg) were randomly allocated into one of those densities. Behavioral recordings were made during transportation and the first lairage hour using video cameras. During bleeding, blood samples were collected to determine the levels of creatine kinase (CK) and lactate (LAC). Carcass weight and degree of lesions were assessed, and meat quality was determined by assessing pH, color, and drip loss. During transportation, the proportion of animals lying down was higher (P < 0.05) in D200 and D235 groups compared to D270, while D200 did not differ between D235 (P > 0.10). The proportion of sitting animals during transportation was higher (P < 0.01) in D270 compared to D200. In lairage, D200 and D235 pigs stood more compared to D270 (P = 0.01) and the proportion of lying pigs was higher (P = 0.02) for D270 compared to D200 and D235. The frequency of drinking bouts was higher (P < 0.05) for D200 group compared to D235 and D270. The levels of CK were lower (P < 0.05) in pigs transported at D200 compared to D270. A higher (P = 0.06) carcass lesion score was found in D270 pigs compared to D200 and D235. The pH1 values tended to be lower (P = 0.10) for pigs transported at D270 compared with pigs transported at D200. The application of lower loading densities during transport of pigs under tropical conditions allowed them enough space for resting, travel more comfortably and arrive less fatigued at the slaughter plant.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)134671/2018-0Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faucitano, LuigiCosta, Mateus José Rodrigues Paranhos da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Urrea, Valentina Montoya2021-02-25T22:41:55Z2021-02-25T22:41:55Z2020-12-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20279733004102002P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-04T06:07:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/202797Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-04T06:07:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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