Relações intergeracionais: ressonâncias do projeto Conviver é uma arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Fernandes Neto, Jaime
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/243486
Resumo: O processo de envelhecimento populacional traz à tona alguns desafios, dentre eles a importância e necessidade de abordar a temática do envelhecer nos mais diversos espaços sociais, inclusive para diferentes idades da vida. De acordo com diversos estudiosos (LOPES, 2008; FERRIGNO, 2010, dentre outros), acredita-se que os encontros intergeracionais contribuem para a construção de um suporte positivo, de quebra de estereótipos e preconceitos de uma geração sobre a outra e processos de coeducação intergeracional, dentre outros benefícios. Assim, o objetivo geral desse estudo buscou compreender os sentidos atribuídos por professoras e por estagiários do curso de Psicologia da UNESP Assis que ministraram uma disciplina eletiva chamada “Conviver é uma arte” acerca das relações intergeracionais entre adolescentes escolares e idosos institucionalizados. A referida disciplina foi ofertada em uma escola pública do interior paulista de 2016 a 2020, em conjunto com estagiários do curso de psicologia da UNESP de Assis e duas professoras da rede pública, de Artes e de Língua Portuguesa. Ao longo desses anos, foram realizados encontros de adolescentes do ensino fundamental II com idosos asilados, além de discussões transversais sobre envelhecimento. Como metodologia da presente pesquisa, adotou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e um questionário. Esses instrumentos foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2009), pois, este consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilita compreender as significações e produções de sentido existentes por trás das falas e das palavras. A partir dos instrumentos e do método de análise, chegou-se a quatro categorias: 1) antes da eletiva – escolha do estágio e criação da eletiva, 2) durante a eletiva - experiências e reflexões, 3) pós-eletiva – contribuições e 4) concepções de velhice. Os resultados apontam que: a) existe um interesse em estudar e conhecer a temática da intergeracionalidade; b) os participantes realizam um processo de reflexão individual ao sentirem que a eletiva contribui para que se tornem um ser-humano mais sensível às singularidades; c) há a criação de laços afetivos entre os estudantes e os idosos, despertando uma relação de amizade e atenção com o outro; d) há um desenvolvimento profissional para as professoras por ser a disciplina eletiva seu primeiro contato com tal temática e para os estagiários por ampliar seu futuro campo de trabalho e; e) o trabalho intergeracional corroborou nas atividades de escrita, sobre a vivência que os estudantes obtiveram junto aos idosos, principalmente por ser um momento de ouvir as histórias que eram compartilhadas. Por fim, a pesquisa aprofunda as discussões sobre relações intergeracionais e demonstra a importância de projetos como o desenvolvido na disciplina para a formação do profissional de psicologia e para os demais envolvidos.
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Assim, o objetivo geral desse estudo buscou compreender os sentidos atribuídos por professoras e por estagiários do curso de Psicologia da UNESP Assis que ministraram uma disciplina eletiva chamada “Conviver é uma arte” acerca das relações intergeracionais entre adolescentes escolares e idosos institucionalizados. A referida disciplina foi ofertada em uma escola pública do interior paulista de 2016 a 2020, em conjunto com estagiários do curso de psicologia da UNESP de Assis e duas professoras da rede pública, de Artes e de Língua Portuguesa. Ao longo desses anos, foram realizados encontros de adolescentes do ensino fundamental II com idosos asilados, além de discussões transversais sobre envelhecimento. Como metodologia da presente pesquisa, adotou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa e utilizou-se como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas e um questionário. Esses instrumentos foram analisados segundo o método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin (2009), pois, este consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que possibilita compreender as significações e produções de sentido existentes por trás das falas e das palavras. A partir dos instrumentos e do método de análise, chegou-se a quatro categorias: 1) antes da eletiva – escolha do estágio e criação da eletiva, 2) durante a eletiva - experiências e reflexões, 3) pós-eletiva – contribuições e 4) concepções de velhice. Os resultados apontam que: a) existe um interesse em estudar e conhecer a temática da intergeracionalidade; b) os participantes realizam um processo de reflexão individual ao sentirem que a eletiva contribui para que se tornem um ser-humano mais sensível às singularidades; c) há a criação de laços afetivos entre os estudantes e os idosos, despertando uma relação de amizade e atenção com o outro; d) há um desenvolvimento profissional para as professoras por ser a disciplina eletiva seu primeiro contato com tal temática e para os estagiários por ampliar seu futuro campo de trabalho e; e) o trabalho intergeracional corroborou nas atividades de escrita, sobre a vivência que os estudantes obtiveram junto aos idosos, principalmente por ser um momento de ouvir as histórias que eram compartilhadas. Por fim, a pesquisa aprofunda as discussões sobre relações intergeracionais e demonstra a importância de projetos como o desenvolvido na disciplina para a formação do profissional de psicologia e para os demais envolvidos.The process of demographic aging reveals some challenges, among which the importance and necessity to discuss the theme of aging in the many diverse social spaces, including for the different stages of life. According to many authors (LOPES, 2008; FERRIGNO, 2010, and others), it is believed that intergenerational contact contributes to the construction of a positive support, of breaking with stereotypes and prejudices between generations, and to intergenerational coeducation processes, among other benefits. As such, the general objective of this study aimed at comprehending the meanings that teachers and psychology interns from the Assis branch of São Paulo State University, who administered an elective course called “Conviver é uma arte”, attributed to the intergenerational relations between school teenagers and the institutionalized elderly. The course was given at a public school in the São Paulo countryside, between 2016 and 2020, by psychology interns together with two teachers, Art and Portuguese, from the public school. During these years, teenagers from ensino fundamental II met with institutionalized elders, besides the transversal discussions about aging. For the research’s methodology, the postulates of qualitative research were adopted, and semi-structured interviews and a questionnaire were used as instruments for the collection of data. These were analyzed in accordance with the Content Analysis method proposed by Bardin (2009), for it consists in a set of techniques and tools that enables the comprehension of the significations and productions of meaning laying behind sayings and words. Four categories came about from the instruments and method of analysis: 1) before the course – internship selection and creation of the course, 2) during the course - experiences and reflections, 3) post-course – contributions, and 4) conceptions of old age. The results indicate that: a) there is an interest in studying and getting to know the theme of intergenerationality; b) participants realize a process of individual reflection and they feel the course contributes to them becoming a human being more sensible to singularities; c) there is a creation of affective bonds between the students and elders, awakening a relation of friendship and care for each other; d) there is a professional development for the teachers, the course being their first contact with such themes, and for the interns, by widening their future field of work, and; e) the intergenerational work contributed to the writing activities about the experience the students had along the elders, chiefly by being a moment to listen to the shared stories. In conclusion, this research deepens the discussions about intergenerational relations, and displays the importance of projects like the one developed in the elective course for the formation of psychology professionals and to the others involved.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Correa, Mariele Rodrigues [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fernandes Neto, Jaime2023-05-18T19:06:08Z2023-05-18T19:06:08Z2023-03-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24348633004048021P6porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-10T06:12:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243486Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-10T06:12:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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