Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/204525
Resumo: Essa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades. Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas, atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório de informática.
id UNSP_5aee4e8936c51b47576b84ead72c1e0e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204525
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino FundamentalAn analysis of teaching practice with the Learning Object Repository in the early years of Elementary SchoolEducaçãoPolíticas PúblicasEnsino fundamentalObjetos de AprendizagemLearning ObjectsInformation and Communication TechnologiesLiteracy and literacyLearning Objects RepositoryPublic policyEssa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades. Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas, atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório de informática.This master's research aimed to investigate how an ROA (repository of learning object) can assist in teaching practices in the computer lab. For that, we raised the degree of knowledge that teachers have on the subject, the work dynamics used by them in the computer lab, how the planning process adopted by the teacher occurs, the demands and expectations of the teachers in relation to this resource, which its main difficulties in the execution of activities and how the ROAs can be developed in order to minimize these difficulties. We also seek to gather data that show how the organization of repositories of learning objects and the structure of OAs (learning objects), can contribute to the processes of literacy and literacy and the development of mathematical skills, related to the early years of elementary school. To do so, we selected the research-action methodology that allowed us, through the instruments of interview, interventions and observations, to verify the offer of initial and continuing training for teachers with a view to the pedagogical use of ICTs (information and communication technologies) and in a collaborative way with the group of collaborating teachers, we organized a repository of learning objects that was used during the development of this research. The organization of this repository allowed us to highlight the possible contributions of learning objects to the process of literacy and literacy and the development of mathematical skills, in relation to their structure, playfulness, interactivity, content and progression of the present activities. these resources in conjunction with the teacher's planning for the use of objects during the classes taught in the computer lab.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]2021-04-27T16:22:50Z2021-04-27T16:22:50Z2021-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/20452533004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-20T06:18:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204525Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-20T06:18:20Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
An analysis of teaching practice with the Learning Object Repository in the early years of Elementary School
title Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
Educação
Políticas Públicas
Ensino fundamental
Objetos de Aprendizagem
Learning Objects
Information and Communication Technologies
Literacy and literacy
Learning Objects Repository
Public policy
title_short Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Uma análise da prática docente com Repositório de Objeto de Aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
author_facet Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fiscarelli, Silvio Henrique [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Andressa Cristina Dadério de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas Públicas
Ensino fundamental
Objetos de Aprendizagem
Learning Objects
Information and Communication Technologies
Literacy and literacy
Learning Objects Repository
Public policy
topic Educação
Políticas Públicas
Ensino fundamental
Objetos de Aprendizagem
Learning Objects
Information and Communication Technologies
Literacy and literacy
Learning Objects Repository
Public policy
description Essa pesquisa de mestrado teve como objetivo a investigação de como um ROA (repositório de objeto de aprendizagem) pode auxiliar nas práticas docentes no laboratório de informática da unidade escolar. Para tanto, levantamos o grau de conhecimentos que os professores possuem sobre o tema, a dinâmica de trabalho utilizada por eles no laboratório de informática, como ocorre o processo de planejamento adotado pelo professor, as demandas e expectativas dos docentes em relação a esse recurso, quais as suas principais dificuldades na execução das atividades e como o ROA pode ser elaborado de forma a minimizar essas dificuldades. Buscamos também levantar dados que evidenciem como a organização dos repositórios de objetos de aprendizagem e a estrutura dos OAs (objetos de aprendizagem), podem contribuir nos processos de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades matemáticas, atinentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos a metodologia da pesquisa – ação que nos permitiu por meio dos instrumentos de entrevista, das intervenções e das observações, verificarmos a oferta das formações iniciais e continuadas para os professores com vistas ao uso pedagógico das TICs (tecnologias da informação e comunicação) e de forma colaborativa com o grupo de professores colaboradores, organizamos um repositório de objetos de aprendizagem que foi utilizado durante o desenvolvimento da presente pesquisa. A organização desse repositório, permitiu que evidenciássemos as possíveis contribuições dos objetos de aprendizagem para o processo de alfabetização e letramento e no desenvolvimento das habilidades de matemática, em relação a sua estrutura, a ludicidade, a interatividade, o conteúdo e a progressão das atividades presentes nestes recursos em conjunto com o planejamento do professor para o uso dos objetos durante as aulas ministradas no laboratório de informática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-27T16:22:50Z
2021-04-27T16:22:50Z
2021-02-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/204525
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/204525
identifier_str_mv 33004030079P2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791084029411328