Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Pansera, Fernanda Cristina
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/192183
Resumo: O Ensino de Ciências tem passado por renovações ao longo de sua existência, uma delas, é a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ela surgiu mundialmente na década de 1970, fortemente influenciada por movimentos sociais que questionavam, desde dos anos de 1950, a participação da comunidade no desenvolvimento científico e tecnológico. Essa perspectiva tem influenciado diversas mudanças curriculares desde a década de 1980. Estudos apontam que uma possibilidade para o desenvolvimento dos pressupostos CTS/CTSA no Ensino de Ciências é a abordagem de questões sociocientíficas (QSC). Adotamos nesta pesquisa, a compreensão de Ratcliffe e Grace (2003) sobre o trabalho com as QSC. De acordo com esses autores, a abordagem das QSC revela as implicações científicas, tecnológicas, sociais, ambientais e de sustentabilidade, de natureza da ciência, de divulgação da ciência e de aspectos éticos e morais, além de contextos da vida dos sujeitos. Nesta pesquisa, investigamos, através de um estudo de caso, os fazeres de um professor na preparação de futuros professores para o trabalho com as QSC. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina de Instrumentação para Ensino de Física , componente curricular do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo, foram feitos registros em áudio de todas aulas da disciplina e das conversas estabelecidas entre o professor e a pesquisadora- que atuava como estagiária na turma. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram construídas categorias que nos permitiram discutir os fazeres evidenciados pelo professor para promover a formação de professores para o debate de questões sociocientíficas.
id UNSP_5af18a62804b2333a2346de7942a735d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/192183
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficasThe actions of a teacher in the preparation of graduates in Physics to work with socio scientific issuesQuestões sociocientíficasInstrumentação para o ensino de FísicaFazeres docentesSocio scientific issues (SSI)Instrumentation for the teaching of PhysicsTeaching practiceO Ensino de Ciências tem passado por renovações ao longo de sua existência, uma delas, é a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ela surgiu mundialmente na década de 1970, fortemente influenciada por movimentos sociais que questionavam, desde dos anos de 1950, a participação da comunidade no desenvolvimento científico e tecnológico. Essa perspectiva tem influenciado diversas mudanças curriculares desde a década de 1980. Estudos apontam que uma possibilidade para o desenvolvimento dos pressupostos CTS/CTSA no Ensino de Ciências é a abordagem de questões sociocientíficas (QSC). Adotamos nesta pesquisa, a compreensão de Ratcliffe e Grace (2003) sobre o trabalho com as QSC. De acordo com esses autores, a abordagem das QSC revela as implicações científicas, tecnológicas, sociais, ambientais e de sustentabilidade, de natureza da ciência, de divulgação da ciência e de aspectos éticos e morais, além de contextos da vida dos sujeitos. Nesta pesquisa, investigamos, através de um estudo de caso, os fazeres de um professor na preparação de futuros professores para o trabalho com as QSC. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina de Instrumentação para Ensino de Física , componente curricular do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo, foram feitos registros em áudio de todas aulas da disciplina e das conversas estabelecidas entre o professor e a pesquisadora- que atuava como estagiária na turma. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram construídas categorias que nos permitiram discutir os fazeres evidenciados pelo professor para promover a formação de professores para o debate de questões sociocientíficas.The Science Education has undergone renovations during its life history, especially from the Science, Technology and Society (SSI) perspective. The worldwide emergence of Science in the 1970s, strongly influenced by the social movements, which have questioned, since the 1950s, the modern society participation in the scientific and technological development. This perspective has affected various curricular changes since the 1980s. Studies indicate that a possibility for the development of STS/STSE assumptions in the Science Education in the socio-scientific issues (SSI) approach. In this research the comprehension of Ratcliffe and Grace (2003) about the work with the SSI is adopted. According to the authors, the SSI approach reveals scientific, technological, social, environment and sustainability, science nature, science disclosure and ethical and moral aspects implications, besides contexts of subjects’ lives. In this research, is investigated, through a case study, to make a teacher in the preparation of future teachers for work with SSI. Data collection took place during an Instrumentation for Physics Teaching course, a curricular component of the Physics Degree Course at a public university in the State of São Paulo; and the researcher who worked as an intern in the class. Through the content analysis methodology, the categories were built, which allow us to discuss evidenced by the teacher to promote the training of teachers for the debate over socio-scientific issues.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pansera, Fernanda Cristina2020-04-15T19:31:25Z2020-04-15T19:31:25Z2018-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19218300093004533004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-13T06:17:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192183Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-13T06:17:30Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
The actions of a teacher in the preparation of graduates in Physics to work with socio scientific issues
title Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
spellingShingle Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
Pansera, Fernanda Cristina
Questões sociocientíficas
Instrumentação para o ensino de Física
Fazeres docentes
Socio scientific issues (SSI)
Instrumentation for the teaching of Physics
Teaching practice
title_short Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
title_full Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
title_fullStr Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
title_full_unstemmed Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
title_sort Os fazeres de um professor na preparação de licenciandos em Física para o trabalho com as questões sociocientíficas
author Pansera, Fernanda Cristina
author_facet Pansera, Fernanda Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Lizete Maria Orquiza de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pansera, Fernanda Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Questões sociocientíficas
Instrumentação para o ensino de Física
Fazeres docentes
Socio scientific issues (SSI)
Instrumentation for the teaching of Physics
Teaching practice
topic Questões sociocientíficas
Instrumentação para o ensino de Física
Fazeres docentes
Socio scientific issues (SSI)
Instrumentation for the teaching of Physics
Teaching practice
description O Ensino de Ciências tem passado por renovações ao longo de sua existência, uma delas, é a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Ela surgiu mundialmente na década de 1970, fortemente influenciada por movimentos sociais que questionavam, desde dos anos de 1950, a participação da comunidade no desenvolvimento científico e tecnológico. Essa perspectiva tem influenciado diversas mudanças curriculares desde a década de 1980. Estudos apontam que uma possibilidade para o desenvolvimento dos pressupostos CTS/CTSA no Ensino de Ciências é a abordagem de questões sociocientíficas (QSC). Adotamos nesta pesquisa, a compreensão de Ratcliffe e Grace (2003) sobre o trabalho com as QSC. De acordo com esses autores, a abordagem das QSC revela as implicações científicas, tecnológicas, sociais, ambientais e de sustentabilidade, de natureza da ciência, de divulgação da ciência e de aspectos éticos e morais, além de contextos da vida dos sujeitos. Nesta pesquisa, investigamos, através de um estudo de caso, os fazeres de um professor na preparação de futuros professores para o trabalho com as QSC. A coleta de dados ocorreu durante a disciplina de Instrumentação para Ensino de Física , componente curricular do curso de Licenciatura em Física de uma universidade pública do Estado de São Paulo, foram feitos registros em áudio de todas aulas da disciplina e das conversas estabelecidas entre o professor e a pesquisadora- que atuava como estagiária na turma. Por meio da metodologia de análise de conteúdo foram construídas categorias que nos permitiram discutir os fazeres evidenciados pelo professor para promover a formação de professores para o debate de questões sociocientíficas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2020-04-15T19:31:25Z
2020-04-15T19:31:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/192183
000930045
33004056079P0
url http://hdl.handle.net/11449/192183
identifier_str_mv 000930045
33004056079P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797791050805280768